Skip to main content

Você sabe o que é um Roteador?


Bruno

E aí comunidade mais incrível do Brasil, tudo bem com vocês?

Hoje eu vim trazer pra vocês uma dica muito valiosa e polêmica, talvez… me contem aí

o uso da arquitetura de roteadores :doggoinception:

@Bruno, que coisa é essa de roteador, router, subbot e esses trem que eu vejo vocês comentando por aqui?


Aqui no Blip nós temos a visão de Roteador (ou router), que funciona como um hub de chatbots - como um desses adaptadores de tomada que permitem ligar mais de um aparelho em um único terminal (eu aqui chamo de T, mas sei que também é conhecido como benjamim)

Você tem acesso a vários Chatbots independentes, mas que são conectados entre eles através de um ponto focal do Contato, que é o Roteador. Isso significa que seu cliente pode conversar e passar por n fluxos diferentes, interagindo com apenas um contato (um mesmo número no WhatsApp, por exemplo), de forma transparente e invisível pra ele.

A estrutura da hierarquia de um roteador é assim:

Sobre roteadores, posso dizer que:

  1. Bots adicionados a um roteador são chamados subbots ou serviços;
  2. Todos os serviços (subbots) podem transferir um usuário entre eles, em qualquer parte do fluxo, através da ação de Redirecionar a um serviço;
  3. Todo roteador precisa de um bot principal (main), que é o ponto de partida de todos os usuários;
  4. Um roteador pode estar conectado a vários canais e esses canais devem sempre ser usados como ponto de interação do cliente;
  5. Todo serviço (subbot) tem um nome e é esse nome que é usado para transferências entre eles;
  6. Por padrão, cada serviço (subbot) tem seus contatos e variáveis de contexto indepedentes, o que significa que eles não compartilham esse tipo de informação. Para ativar o compartilhamento, usamos a funcionalidade de Contexto do Roteador, que quando ativa, centraliza tudo no Roteador e tira dos serviços essa responsabilidade.

Beleza, @Bruno, mas como isso me ajuda na prática?

/> Suponha que você tenha um bot que pode atender 3 setores diferentes de uma mesma empresa, e que isso precisa estar em um único canal de atendimento. Já pensou no quão grande e complexo esse fluxo pode ficar? Eu consigo prever aí uns bons 1000 blocos, a literalmente perder de vista hehe

Neste cenário você pode ter 3 serviços que tratam dos conteúdos de cada setor e um bot principal que pode mostrar os conteúdos disponíveis e redirecionar para os especialistas que farão o trabalho duro.

Assim você ainda vai conseguir manter o seu negócio funcionando, mas com um nível de complexidade de manutenção infinitamente menor. E as oportunidades e usos são muitos, também, esse é só um exemplo!


Se vocês vierem aqui e me contarem o que vocês acham, eu prometo que volto essa semana ainda trazendo algumas boas práticas que a gente usa aqui na Take para Roteadores. Então fica esperto e me ajuda a fazer esse post virar um sucesso :watching:

E se vocês quiserem, a gente pode fazer um AMA só sobre Roteadores, que tal? Bora marcar a @Bia e subir a Hashtag #routerNoAMA 😂

vinicius_alves

Sensacional!
Suponhamos que eu queira interagir com três tipos diferentes de nicho de mercado, por exemplo num bot que atenda empresas de cosméticos, no outro segmento PetVet e num terceiro a indústria farmacêutica. Eu poderia criar diferentes bots para um mesmo canal, correto?
Isso é fantástico.


Bruno
  • Specialist
  • 23 de junho de 2021

Exatamente isso @vinicius_alves. A única coisa que o cliente vai ver (e precisar fazer) é uma opção para informar para qual ele gostaria de ir.

E digo mais, podemos abstrair o uso de roteadores até para Chatbots de um único nicho, para aplicar os conceitos de Single Responsability e manter os fluxos mais organizados e de fácil manutenção, por exemplo!


vinicius_alves

Sim, existem infinitas possibilidades. Estou muio otimista com o Blip.


Bruno
  • Specialist
  • 23 de junho de 2021

Cola com a gente então que é sucesso kkkkk :thuglifeblip:


vinicius_alves

kkkkkk Vou Blipar vários clientes 😂


Bia
  • Inspiring
  • 23 de junho de 2021

EU TODA! Desde aqui já agradecendo por esse post que, para mim, já é um sucesso! 😍

@BrunoC, amei demais o conteúdo! Super esclarecedor e ainda chocada que alguém chama T de Benjamin? Oi??? hahahaha


Bia
  • Inspiring
  • 23 de junho de 2021

Eba! Gosto assim, hein? Espalhando a palavra do Blip por aí! 🧐


vinicius_alves

hahaha, com certeza, Bia!


Bruno
  • Specialist
  • 23 de junho de 2021

Mas não é? Sempre ouvi muita gente chamando de Benjamim, então preferi não ignorar o fato 😂


GabrielPetrone
Blipper
Forum|alt.badge.img+1

Como você não é natural de Minas, vou te contar como que esse trem aí chama aqui pros nossos lados:
image


Amo quando falamos de Roteadores, tenho uns tópicos criados sobre Routers, por que de fato é um assunto muito polêmico!! #routerNoAMA

Uma coisa que eu descobri recentemente é que através desse trem, é possível que a gente tenha dois (ou mais) números de whatsapp pra uma única estrutura. Exemplo, se eu quiser ter um whatsapp com o DDD 31 e um com o DDD 11, é só eu configurar esse trem pra funcionar nesses dois números e utilizar os mesmos trenzinhos. Certo?


Bruno
  • Specialist
  • 23 de junho de 2021

Defina “para uma única estrutura” hehehe

Um roteador continua aceitando apenas a conexão com 1 único canal (até onde estou sabendo), mas que é possível até é, mass…

^Eu conto para vocês se é ou não de bom bom, se vocês quiserem. Mas eu queria ouvir a opinião de vocês primeiro kkkk


GabrielPetrone
Blipper
Forum|alt.badge.img+1

haha!

É que na verdade é uma dúvida mesmo, peguei uma conversa paralela por aí… mas vamos lá, o que que eu entendi. Acho que é melhor eu desenhar o que eu tinha entendido:


Na minha opinião, eu achei bobeira isso… apesar de ter ficado curioso. Bom, por se tratar de um canal como o whatsapp, eu acho que é indiferente pro meu cliente final se o número é DDD 31 ou 11. Se fosse por ligação, aí seria outra história, né?

Então acho que não é de bom tom… é de mau tom (hahaha). Eu como cliente ficaria até confuso de em qual número chamar.


Bruno
  • Specialist
  • 23 de junho de 2021

Hehehe por isso eu pedi pra você definir uma única estrutura, pq na verdade é mais de uma, com um ponto em comum hehe

Mas sim, dá pra fazer dessa forma aí. Você estragou meus spoilers.

Depende, né? E se o seu cliente já está acostumado a entrar em contato com um canal específico? Talvez seja pior você ter que redirecionar ele pra outro. Talvez a empresa tem alguma regra que a “obrigue” a ter um canal por estado, ou por região.

No final das contas, eles caem no mesmo lugar.

E aí eu trago outro questionamento: nessa estrutura múltipla, como fica o gerenciamento dos dados e dos contatos?


GabrielPetrone
Blipper
Forum|alt.badge.img+1

:thuglifeblip:

Boa!! De fato, são casos e casos e pode acontecer todas essas situações!

Essa eu passo! Mas acho que pra centralizar seria necessário utilizar alguma ferramenta externa (HubSpot ou RD Station por exemplo). A não ser que você faça todo o processo manual de inserção e atualização de contatos via API para um Router específico. Mas nem sei se essa segunda opção seria possível. Me diz aí? pls


Rosiane_Nunes
Blipper

Nossa ficou incrível! o seu ta super detalhado, amei!


Bruno
  • Specialist
  • 29 de junho de 2021

Eu e você fizemos um bom trabalho @Rosiane_Nunes

Pessoal, pra quem quiser, olha só essa outra visão sobre Router. Vocês precisam ver:


eu entendi o que são, gostaria de ver um tutorial com demonstração de como usar.


  • New Member
  • 4 de fevereiro de 2022

E aí eu trago outro questionamento: nessa estrutura múltipla, como fica o gerenciamento dos dados e dos contatos?

E qual é a resposta? hahaha


Arthur_Batista
Blipper

Os dados ficarão alocados no roteador onde teve a interação. Ou seja, caso um cliente entre em contato nos 2 números, ele terá dados distintos em ambos roteadores, sendo 1 contato em cada bot. Teria jeito de compartilhar os valores de variáveis via commands para tentar melhorar a experiência do usuário.


Bia
  • Inspiring
  • 7 de março de 2022

@Guilherme_ribeiro_ca teremos um AMA no dia 31 de março, quinta, às 15h. Será bem mão na massa e o assunto são Roteadores. Espero você lá! :curiousblip:

O link para acessar é: Como usar Roteadores no Blip: um guia para iniciantes | AMA #54 - YouTube


Comente


Cookie Policy

We use cookies to enhance and personalize your experience. If you accept you agree to our full cookie policy. Learn more about our cookies.

 
Definições de cookies