💡 Você sabe o que é um Roteador?

E aí comunidade mais incrível do Brasil, tudo bem com vocês?

Hoje eu vim trazer pra vocês uma dica muito valiosa e polêmica, talvez… me contem aí

o uso da arquitetura de roteadores :doggoinception:

@Bruno, que coisa é essa de roteador, router, subbot e esses trem que eu vejo vocês comentando por aqui?


Aqui no Blip nós temos a visão de Roteador (ou router), que funciona como um hub de chatbots - como um desses adaptadores de tomada que permitem ligar mais de um aparelho em um único terminal (eu aqui chamo de T, mas sei que também é conhecido como benjamim)

Você tem acesso a vários Chatbots independentes, mas que são conectados entre eles através de um ponto focal do Contato, que é o Roteador. Isso significa que seu cliente pode conversar e passar por n fluxos diferentes, interagindo com apenas um contato (um mesmo número no WhatsApp, por exemplo), de forma transparente e invisível pra ele.

A estrutura da hierarquia de um roteador é assim:

Sobre roteadores, posso dizer que:

  1. Bots adicionados a um roteador são chamados subbots ou serviços;
  2. Todos os serviços (subbots) podem transferir um usuário entre eles, em qualquer parte do fluxo, através da ação de Redirecionar a um serviço;
  3. Todo roteador precisa de um bot principal (main), que é o ponto de partida de todos os usuários;
  4. Um roteador pode estar conectado a vários canais e esses canais devem sempre ser usados como ponto de interação do cliente;
  5. Todo serviço (subbot) tem um nome e é esse nome que é usado para transferências entre eles;
  6. Por padrão, cada serviço (subbot) tem seus contatos e variáveis de contexto indepedentes, o que significa que eles não compartilham esse tipo de informação. Para ativar o compartilhamento, usamos a funcionalidade de Contexto do Roteador, que quando ativa, centraliza tudo no Roteador e tira dos serviços essa responsabilidade.

Beleza, @Bruno, mas como isso me ajuda na prática?

/> Suponha que você tenha um bot que pode atender 3 setores diferentes de uma mesma empresa, e que isso precisa estar em um único canal de atendimento. Já pensou no quão grande e complexo esse fluxo pode ficar? Eu consigo prever aí uns bons 1000 blocos, a literalmente perder de vista hehe

Neste cenário você pode ter 3 serviços que tratam dos conteúdos de cada setor e um bot principal que pode mostrar os conteúdos disponíveis e redirecionar para os especialistas que farão o trabalho duro.

Assim você ainda vai conseguir manter o seu negócio funcionando, mas com um nível de complexidade de manutenção infinitamente menor. E as oportunidades e usos são muitos, também, esse é só um exemplo!


Se vocês vierem aqui e me contarem o que vocês acham, eu prometo que volto essa semana ainda trazendo algumas boas práticas que a gente usa aqui na Take para Roteadores. Então fica esperto e me ajuda a fazer esse post virar um sucesso :watching:

E se vocês quiserem, a gente pode fazer um AMA só sobre Roteadores, que tal? Bora marcar a @Bia e subir a Hashtag #routerNoAMA :joy: :joy:

8 Curtidas

Sensacional!
Suponhamos que eu queira interagir com três tipos diferentes de nicho de mercado, por exemplo num bot que atenda empresas de cosméticos, no outro segmento PetVet e num terceiro a indústria farmacêutica. Eu poderia criar diferentes bots para um mesmo canal, correto?
Isso é fantástico.

4 Curtidas

Exatamente isso @vinicius_alves. A única coisa que o cliente vai ver (e precisar fazer) é uma opção para informar para qual ele gostaria de ir.

E digo mais, podemos abstrair o uso de roteadores até para Chatbots de um único nicho, para aplicar os conceitos de Single Responsability e manter os fluxos mais organizados e de fácil manutenção, por exemplo!

3 Curtidas

Sim, existem infinitas possibilidades. Estou muio otimista com o Blip.

3 Curtidas

Cola com a gente então que é sucesso kkkkk :thuglifeblip:

4 Curtidas

kkkkkk Vou Blipar vários clientes :joy:

4 Curtidas

EU TODA! Desde aqui já agradecendo por esse post que, para mim, já é um sucesso! :heart_eyes:

@Bruno, amei demais o conteúdo! Super esclarecedor e ainda chocada que alguém chama T de Benjamin? Oi??? hahahaha

3 Curtidas

Eba! Gosto assim, hein? Espalhando a palavra do Blip por aí! :face_with_monocle:

3 Curtidas

hahaha, com certeza, Bia!

3 Curtidas

Mas não é? Sempre ouvi muita gente chamando de Benjamim, então preferi não ignorar o fato :joy: :joy:

2 Curtidas

Como você não é natural de Minas, vou te contar como que esse trem aí chama aqui pros nossos lados:
image


Amo quando falamos de Roteadores, tenho uns tópicos criados sobre Routers, por que de fato é um assunto muito polêmico!! #routerNoAMA

Uma coisa que eu descobri recentemente é que através desse trem, é possível que a gente tenha dois (ou mais) números de whatsapp pra uma única estrutura. Exemplo, se eu quiser ter um whatsapp com o DDD 31 e um com o DDD 11, é só eu configurar esse trem pra funcionar nesses dois números e utilizar os mesmos trenzinhos. Certo?

1 Curtida

Defina “para uma única estrutura” hehehe

Um roteador continua aceitando apenas a conexão com 1 único canal (até onde estou sabendo), mas que é possível até é, mass…

^Eu conto para vocês se é ou não de bom bom, se vocês quiserem. Mas eu queria ouvir a opinião de vocês primeiro kkkk

2 Curtidas

haha!

É que na verdade é uma dúvida mesmo, peguei uma conversa paralela por aí… mas vamos lá, o que que eu entendi. Acho que é melhor eu desenhar o que eu tinha entendido:


Na minha opinião, eu achei bobeira isso… apesar de ter ficado curioso. Bom, por se tratar de um canal como o whatsapp, eu acho que é indiferente pro meu cliente final se o número é DDD 31 ou 11. Se fosse por ligação, aí seria outra história, né?

Então acho que não é de bom tom… é de mau tom (hahaha). Eu como cliente ficaria até confuso de em qual número chamar.

1 Curtida

Hehehe por isso eu pedi pra você definir uma única estrutura, pq na verdade é mais de uma, com um ponto em comum hehe

Mas sim, dá pra fazer dessa forma aí. Você estragou meus spoilers.

Depende, né? E se o seu cliente já está acostumado a entrar em contato com um canal específico? Talvez seja pior você ter que redirecionar ele pra outro. Talvez a empresa tem alguma regra que a “obrigue” a ter um canal por estado, ou por região.

No final das contas, eles caem no mesmo lugar.

E aí eu trago outro questionamento: nessa estrutura múltipla, como fica o gerenciamento dos dados e dos contatos?

2 Curtidas

:thuglifeblip:

Boa!! De fato, são casos e casos e pode acontecer todas essas situações!

Essa eu passo! Mas acho que pra centralizar seria necessário utilizar alguma ferramenta externa (HubSpot ou RD Station por exemplo). A não ser que você faça todo o processo manual de inserção e atualização de contatos via API para um Router específico. Mas nem sei se essa segunda opção seria possível. Me diz aí? pls

1 Curtida

Nossa ficou incrível! o seu ta super detalhado, amei!

5 Curtidas

Eu e você fizemos um bom trabalho @Rosiane_Nunes_de_Oli

Pessoal, pra quem quiser, olha só essa outra visão sobre Router. Vocês precisam ver:

1 Curtida