Respondido

Webhook após disparo de campanha/mensagem


Pessoal, tudo bem?


Fiz uma integração de envio de mensagem conforme o artigo Como habilitar o envio de notificações pelo WhatsApp – Take Blip | Help Center.


Tem funcionado perfeitamente para mim, agora gostaria de saber se é possível receber algum webhook para identificar se a mensagem que foi enviada, foi entregue ou lida pelo usuário.

icon

Melhor resposta por Rafael_Figueiredo 27 September 2022, 14:28

Veja o original

5 comentários

Reputação 7
Crachá +3

Olá @Felipe_Zini tudo bem ?


Tem sim, basta colocar o webhook no seu bot router : https://help.blip.ai/hc/pt-br/articles/4474381206423-Enviando-dados-para-análise-através-de-Webhooks

Olá Rafael, tudo bem?


Entendido a forma de configuração, agora tenho dúvida referente a qual evento eu tenho que escutar, e como fazer o vinculo entre a mensagem enviada e o evento recebido.


Vi que um dos exemplos, tem um messageId, mas, ao fazer a chamada eu não vejo nenhum id de retorno.


Consegue me dar um exemplo mais prático?

Reputação 7
Crachá +3

@Felipe_Zini sim quando você faz o envio a mensagem vem com message template tipo assim :

Olá Rafael,


Você tem alguma documentação com os possíveis eventos?


Fiz o seguinte, configurei um webhook.site (para verificar os retornos)

Disparei uma mensagem via WhatsApp Broadcast para o meu celular


Meu interesse está em receber webhook dos seguintes eventos:



  • Entrega da mensagem

  • Leitura da mensagem (caso o usuário tenha isso habilitado)


O que identifiquei no webhook como sendo da minha mensagem:

{

“name”: “J. A.”,

“lastMessageDate”: “2022-09-12T20:01:23.770Z”,

“identity”: “[email protected]”,

“phoneNumber”: “+xxx”,

“extras”: {

“Documento”: “12.802xxx/0001-38”,

“Tipo Cliente”: “Cedente”,

“Atendimento”: “[email protected]”,

“Fila”: “Fila Cedente”,

“broadcastOrigem”: “cs_p_oi_mais_mensagem”,

“broadcastListId”: “WppBroadcastApi-2022-10-31T17:35:46.3850Z-e1e5721a”,

“brodcastFilename”: “Documento”,

“additionalProp1”: “teste”

},

“taxDocument”: “xxx/0001-38”

}


{

“type”: “application/json”,

“content”: {

“type”: “template”,

“template”: {

“namespace”: “122b69fa_8aa9_409f_b512_2170310b287c”,

“language”: {

“policy”: “deterministic”,

“code”: “pt_BR”

},

“name”: “cs_p_oi_mais_mensagem”,

“components”: [

{

“type”: “body”,

“parameters”: [

{

“text”: “teste”,

“type”: “text”

}

]

}

]

}

},

“id”: “e720bcf4-4fa4-4eea-a8e0-97a91a37b775”,

“from”: “[email protected]”,

“pp”: “WppBroadcastApi-2022-10-31T17:35:[email protected]/flipwhatsapp%40msging.net”,

“to”: “[email protected]”,

“metadata”: {

#scheduler.when”: “10/31/2022 20:35:47”,

“uber-trace-id”: “eb86a8450061921d%3Aeb86a8450061921d%3A0%3A1”,

#uniqueId”: “731eb9ee-b0b2-49f3-8aef-6a7cab65b199”,

“date_created”: “1667248552432”,

#message.replaceVariables”: “True”,

#messageKind”: “Active”,

#channel.preserveClaims”: “True”,

#envelope.storageDate”: “2022-10-31T20:36:01Z”

}

}

Reputação 7
Crachá +3

Olá @Felipe_Zini , tudo bem? Não existe documentação sobre essas entradas, o que as indica é a base do que é trafegado(enviado) por isso você consegue identificar o namespace o template que indica que isso foi um template e foi enviado. Acho que existe apenas o evento de envio e não existe o de consumo, pois quando o usuário responde ela é considerado dentro do webhook que a mesma foi consumida.

Comente