Webhook após disparo de campanha/mensagem

Pessoal, tudo bem?

Fiz uma integração de envio de mensagem conforme o artigo Como habilitar o envio de notificações pelo WhatsApp – Take Blip | Help Center.

Tem funcionado perfeitamente para mim, agora gostaria de saber se é possível receber algum webhook para identificar se a mensagem que foi enviada, foi entregue ou lida pelo usuário.

Olá @Felipe_Zini tudo bem ?

Tem sim, basta colocar o webhook no seu bot router : https://help.blip.ai/hc/pt-br/articles/4474381206423-Enviando-dados-para-análise-através-de-Webhooks

Olá Rafael, tudo bem?

Entendido a forma de configuração, agora tenho dúvida referente a qual evento eu tenho que escutar, e como fazer o vinculo entre a mensagem enviada e o evento recebido.

Vi que um dos exemplos, tem um messageId, mas, ao fazer a chamada eu não vejo nenhum id de retorno.

Consegue me dar um exemplo mais prático?

@Felipe_Zini sim quando você faz o envio a mensagem vem com message template tipo assim :

Olá Rafael,

Você tem alguma documentação com os possíveis eventos?

Fiz o seguinte, configurei um webhook.site (para verificar os retornos)
Disparei uma mensagem via WhatsApp Broadcast para o meu celular

Meu interesse está em receber webhook dos seguintes eventos:

  • Entrega da mensagem
  • Leitura da mensagem (caso o usuário tenha isso habilitado)

O que identifiquei no webhook como sendo da minha mensagem:
{
“name”: “J. A.”,
“lastMessageDate”: “2022-09-12T20:01:23.770Z”,
“identity”: “[email protected]”,
“phoneNumber”: “+xxx”,
“extras”: {
“Documento”: “12.802xxx/0001-38”,
“Tipo Cliente”: “Cedente”,
“Atendimento”: “[email protected]”,
“Fila”: “Fila Cedente”,
“broadcastOrigem”: “cs_p_oi_mais_mensagem”,
“broadcastListId”: “WppBroadcastApi-2022-10-31T17:35:46.3850Z-e1e5721a”,
“brodcastFilename”: “Documento”,
“additionalProp1”: “teste”
},
“taxDocument”: “xxx/0001-38”
}

{
“type”: “application/json”,
“content”: {
“type”: “template”,
“template”: {
“namespace”: “122b69fa_8aa9_409f_b512_2170310b287c”,
“language”: {
“policy”: “deterministic”,
“code”: “pt_BR”
},
“name”: “cs_p_oi_mais_mensagem”,
“components”: [
{
“type”: “body”,
“parameters”: [
{
“text”: “teste”,
“type”: “text”
}
]
}
]
}
},
“id”: “e720bcf4-4fa4-4eea-a8e0-97a91a37b775”,
“from”: “[email protected]”,
“pp”: “WppBroadcastApi-2022-10-31T17:35:[email protected]/flipwhatsapp%40msging.net”,
“to”: “[email protected]”,
“metadata”: {
#scheduler.when”: “10/31/2022 20:35:47”,
“uber-trace-id”: “eb86a8450061921d%3Aeb86a8450061921d%3A0%3A1”,
#uniqueId”: “731eb9ee-b0b2-49f3-8aef-6a7cab65b199”,
“date_created”: “1667248552432”,
#message.replaceVariables”: “True”,
#messageKind”: “Active”,
#channel.preserveClaims”: “True”,
#envelope.storageDate”: “2022-10-31T20:36:01Z”
}
}

Olá @Felipe_Zini , tudo bem? Não existe documentação sobre essas entradas, o que as indica é a base do que é trafegado(enviado) por isso você consegue identificar o namespace o template que indica que isso foi um template e foi enviado. Acho que existe apenas o evento de envio e não existe o de consumo, pois quando o usuário responde ela é considerado dentro do webhook que a mesma foi consumida.