Verificar se o cliente é novo ou não

Bom Dia, pessoal,

Como faço para identificar se o cliente é novo ou não através do seu número de What?

Olá @Aline_Stefanie_Dias , tudo bem?

Então, apenas pelo número do cliente, pode ser um pouco complicado. Você teria que ter uma base de dados e uma API para verificar se aquele número já está cadastrado por lá.

O que você pode fazer para facilitar é:

  • Se algum ponto do seu fluxo você salva alguma outra informação no Contato (e-mail, cidade, cpf), você pode chega no Ínicio do seu fluxo se essa info está salva (cliente antigo) ou não (cliente novo).
  • Se você não faz essa adição em momento algum, você pode passar a adicionar, nem que seja uma informação de que ele já é um cliente, usando o campo extras.

Deu pra entender? Qualquer coisa, pode falar.

2 Curtidas

Mas no caso, sobre o sistema aceitar contatos em duplicidade na base. Neste caso, os campos extras vão estar sempre em branco na reincidência do chamado, pelo mesmo contato, correto?

Depende do canal onde o seu Contato está. Canais como WhatsApp e Messenger, por exemplo, não geram contatos em duplicidade.

Canais como Blip Chat em ambiente não logado, geram sim. Neste caso, o campo extras estará em branco, sim. Nos demais, não.

Entendido. Obrigado Bruno. Precisava desta confirmação. Realmente, fazendo uns testes com um chatbot novo, notei isso, utilizando o chat blip. (Tentativa de usar um campo extra para gravar o ultimo atendente e depois redireciona-lo ao mesmo atendente salvo, quando fizesse um novo contato). Então, pelo que entendi, se o contato for feito por Whatsapp, o sistema irá utilizar os campos do mesmo contato, já salvo na base, para efeito de consulta ou atualização. correto?