Validando retorno de API

Espero que todos estejam bem. Na verdade preciso de uma dica, preciso fazer uma validação vinda de uma API. Ex: imaginemos que a API para retornar os dados necessita de uma matrícula, caso passe essa matrícula errada para API retornará vazio, gostaria de validar isso se vazio vai para um bloco com uma mensagem de matrícula errada se positivo segue o fluxo. Preciso tratar isso via Js ou tem algum código tipo o status da requisiçãoHTTP que me retorne isso.

Fala Carlos,
Eu acredito que isso vai depender do seu retorno mesmo, pois por exemplo, na sua estrutura, vazio pode ser “” ou " " ou “null” ou “vazio” ou “nada”… Etc…

Eu acho que você vai entender melhor executando testes e partindo pra solução, basta você fazer um IF com um Script.

Exemplo, o corpo de resposta da sua API é definido pela variável response. Daí você Executa um Script passando a variável response como Entrada.

No corpo do Script vc pode fazer algo do tipo:
function run (response) { if (response == "" || response == " " || response == null || response == "vazio" || response == "nada" || response == undefined { return "ta vazio essa variável meu amigo"; else { return response; } }

Dessa forma você vai validar o retorno da API conforme precisa.

Ps: não se apegue muito ao código acima, estou no celular e pode conter erros, mas serve de base para você construir sua validação.

Acredito que podem haver outras formas, até mais simples como por exemplo após passar o retorno, ir para um bloco que simplesmente vai fazer uma condição de saída dizendo: SE variável response CONTÉM vazio ou null (etc…) DIRECIONAR PARA Novo bloco. Mas enfim, depende de como é o retorno “vazio” da sua variável e bom, quem sabe alguém tem outra sugestão.

Forte abs.

1 Curtida

Boa tarde Gabriel, então funcionou perfeitamente. A minha maior dúvida era como fazer esta iteração com os fluxos se fazia a verificação no bloco de boas vindas ou após digitara matrícula ele reenviasse para um segundo bloco o qual validasse. Mas deu certo com a idéia do exemplo que colocou acima. Muito obrigado.

1 Curtida

Excelente que deu certo, desculpe não ter entendido direito sua necessidade! haha

Eu apostaria nessa opção aqui, para usar o que meu amigo Bruno me ensinou recentemente de single-responsibility.

Aonde encontro informações aqui sobre. : single-responsibility . Muito obrigado.

1 Curtida

Não tem eu acho, foi um conceito que o Bruno me explicou esses dias. Mas segue um resumo:

O princípio de responsabilidade única é um princípio de programação de computador que afirma que cada módulo, classe ou função em um programa de computador deve ter responsabilidade sobre uma única parte da funcionalidade desse programa e deve encapsular essa parte. Wikipedia (inglês)

Daí basicamente é, cada bloco do seu fluxo executa uma única função. Ao invés de ter um bloco fazendo várias coisas. haha

1 Curtida

Entendi. Grato pelas dicas e dicas para padrões de desenvolvimento se assim posso chamar.

1 Curtida