Utilizando o agendador de mensagens ativas


Reputação 7

1º Acesse seu Bot, clique em três pontos e selecione a opção Conteúdos:



2º Selecione o Template que irá utilizar para agendamento de mensagens:



3º Você utilizará Nome do modelo, namespace e deverá observar se seu template possui ou não parâmetros. Neste exemplo o template possui apenas um.


4º Caso queira você poderá fazer o teste no postman utilizando esta estrutura:


Para instalar o postman e a biblioteca Take Blip


{


“id”:“{{$guid}}”,


to":"[email protected]”,


“type”:“application/json”,


“content”:{


“type”:“template”,


“template”:{


“namespace”:“whatsapp:hsm:messaging:blip”,


“name”:“ford_leads_follow_up_1”,


“language”:{


“code”:“pt_BR”,


“policy”:“deterministic”


},


“components”:[


{


“type”: “body”,


“parameters”: [


{


“type”: “text”,


“text”: “${contact.name}”


}


]


}


]


}


}


}


Exemplo de como deve ficar:



Você deverá receber esta mensagem:




4º Acesse seu Bot, clique em três pontos e selecione a opção Growth:



Selecione a opção “Agendar mensagem”:



Selecione a opção “Conteúdo dinâmico” - esta opção é utilizada para o envio de JSON:



5º Selecione o tipo application/json e copie apenas uma parte do código, mais especificamente a partir de “type”:


{


“type”:“template”,


“template”:{


“namespace”:“whatsapp:hsm:messaging:blip”,


“name”:“ford_leads_follow_up_1”,


“language”:{


“code”:“pt_BR”,


“policy”:“deterministic”


},


“components”:[


{


“type”: “body”,


“parameters”: [


{


“type”: “text”,


“text”: “${contact.name}”


}


]


}


]


}


}



  • Lembre-se de validar se a quantidade de chaves está correta:



Após a realização de todos os testes clique em continuar: na parte inferior da tela:




Escolha a lista de contatos e clique em continuar:




Selecione um tipo de mensagem (Assim como é feito no Broadcast) e clique em enviar:



6º Se todas as configurações foram realizadas corretamente este deverá ser o resultado:



7º Observe que agora ao invés de ${contact.name} a mensagem inseriu o nome do contato, essa variável foi obtida na biblioteca do Bot:




Há diversas outras variáveis que podem ser utilizadas durante o fluxo do seu Bot ou no envio de mensagens, desde que o formato seja utilizado corretamente. 😆​


Fontes:


Doc.blip


Help.blip


Passo a passo disponível também clicando aqui


14 comentários

Reputação 7
Crachá +1

Fala Adriano, obrigado pelo conteúdo! Fiquei com dúvidas… rs



  • Neste caso eu só enviaria pro canal de whatsapp?

  • Como eu crio listas de contatos? Caso não queira enviar pra toda minha base

Reputação 7
Crachá +2

tragando gênio para esse troféu, só coisa boa pela manhã

Reputação 7

A dica de terça veio na quarta, mas veio bruta, @Pedro_Lucas

Reputação 7
Crachá +2

uiuiui achei massa demais adorei

Reputação 7

Você foi uma das minhas referências cara!

Reputação 7
Crachá +2

ala @GabrielPetrone referencia do forum seloko mlk voa kkkkk

Reputação 7
Crachá +1

hahaha ce é o bichão mesmo hein doido!

Parabéns, vc é referência para muitos, sem sombra de dúvidas! Eu digo isso porque pra mim você é também!

Reputação 7
Crachá +2

eu hein a referência é tu, eu sou referência em nada não kkk

Oi Gabriel, tudo bem?

O formato estruturado (JSON) mostrado por Adriano é somente para disparos para o canal Whatsapp. Se quiser enviar para outros canais pode enviar em vez de como “conteúdo dinâmico”, como conteúdo de “texto” simples.


As listas de contatos (distribuição) pode criá-las durante o fluxo com a Ação de Gerenciar listas de distribuição(bots simples). Pode criar listas também na API do Blip segundo as requisições:


https://docs.blip.ai/#create-a-list

Blip Docs | API Reference (um a um)


Ou de forma massiva:

{

“id”: “{{$guid}}”,

“to”: “[email protected]”,

“method”:“set”,

“uri”:“/lists/[email protected]/recipients”,

“type”: “application/vnd.lime.collection+json”,

“resource”: {

“itemType”:“application/vnd.lime.identity”,

“items”:

[

[email protected]”,

[email protected]”,

[email protected]

]

}

}


Um abraço!

Reputação 7

Dá uma olhada neste artigo do Help por favor Gabriel! Depois nos dê o retorno se serviu e se a documentação está clara por favor! Você pode enviar para diversos canais!

Do lado direito o agendador informa os canais que aceitam o conteúdo que você envia:


image

Reputação 7

O link: 😃


Ação: Gerenciar listas de distribuição – Blip Help Center

Muito show!! Obrigado d+

Reputação 7
Crachá +1

Show, completasso pessoal, muito obrigado pelas respostas!


Até mesmo pra fecharmos o raciocínio, vejam se eu estou correto…

Na verdade o canal (se é whatsapp ou outro) quem vai decidir mesmo é o contato para qual estou enviando 😉 certo? Pois ali na hora de redigir a mensagem você só visualiza quais canais suportam aquele formato, mas vamos de exemplo:



  1. Eu crio uma mensagem com conteúdo de carrossel

  2. Meu contato está no canal do WhatsApp

  3. Ele não vai receber a mensagem porque não tem suporte à esse formato pra esse canal


Faz sentido?

Reputação 7

Exatamente Gabriel! Por orientamos a utilização de textos para Bots que se comunicam e utilizam diversos canais.

Comente