💡 Utilizando o agendador

1º Acesse seu Bot, clique em três pontos e selecione a opção Conteúdos:

2º Selecione o Template que irá utilizar para agendamento de mensagens:

3º Você utilizará Nome do modelo, namespace e deverá observar se seu template possui ou não parâmetros. Neste exemplo o template possui apenas um.

4º Caso queira você poderá fazer o teste no postman utilizando esta estrutura:

Para instalar o postman e a biblioteca Take Blip

{

“id”:"{{$guid}}",

to":"553199309232@wa.gw.msging.net”,

“type”:“application/json”,

“content”:{

“type”:“template”,

“template”:{

“namespace”:“whatsapp:hsm:messaging:blip”,

“name”:“ford_leads_follow_up_1”,

“language”:{

“code”:“pt_BR”,

“policy”:“deterministic”

},

“components”:[

{

“type”: “body”,

“parameters”: [

{

“type”: “text”,

“text”: “${contact.name}”

}

]

}

]

}

}

}

Exemplo de como deve ficar:

Você deverá receber esta mensagem:

4º Acesse seu Bot, clique em três pontos e selecione a opção Growth:

Selecione a opção “Agendar mensagem”:

Selecione a opção “Conteúdo dinâmico” - esta opção é utilizada para o envio de JSON:

5º Selecione o tipo application/json e copie apenas uma parte do código, mais especificamente a partir de “type”:

{

“type”:“template”,

“template”:{

“namespace”:“whatsapp:hsm:messaging:blip”,

“name”:“ford_leads_follow_up_1”,

“language”:{

“code”:“pt_BR”,

“policy”:“deterministic”

},

“components”:[

{

“type”: “body”,

“parameters”: [

{

“type”: “text”,

“text”: “${contact.name}”

}

]

}

]

}

}

  • Lembre-se de validar se a quantidade de chaves está correta:

Após a realização de todos os testes clique em continuar: na parte inferior da tela:

Escolha a lista de contatos e clique em continuar:

Selecione um tipo de mensagem (Assim como é feito no Broadcast) e clique em enviar:

6º Se todas as configurações foram realizadas corretamente este deverá ser o resultado:

7º Observe que agora ao invés de ${contact.name} a mensagem inseriu o nome do contato, essa variável foi obtida na biblioteca do Bot:

Há diversas outras variáveis que podem ser utilizadas durante o fluxo do seu Bot ou no envio de mensagens, desde que o formato seja utilizado corretamente. :laughing:

Fontes:

Doc.blip

Help.blip

Passo a passo disponível também clicando aqui

5 Curtidas

Fala Adriano, obrigado pelo conteúdo! Fiquei com dúvidas… rs

  • Neste caso eu só enviaria pro canal de whatsapp?
  • Como eu crio listas de contatos? Caso não queira enviar pra toda minha base
1 Curtida

tragando gênio para esse troféu, só coisa boa pela manhã

3 Curtidas

A dica de terça veio na quarta, mas veio bruta, @Pedro_Lucas_SAMCRO

2 Curtidas

uiuiui achei massa demais adorei

2 Curtidas

Você foi uma das minhas referências cara!

3 Curtidas

ala @GabrielPetrone referencia do forum seloko mlk voa kkkkk

2 Curtidas

hahaha ce é o bichão mesmo hein doido!
Parabéns, vc é referência para muitos, sem sombra de dúvidas! Eu digo isso porque pra mim você é também!

3 Curtidas

eu hein a referência é tu, eu sou referência em nada não kkk

Oi Gabriel, tudo bem?
O formato estruturado (JSON) mostrado por Adriano é somente para disparos para o canal Whatsapp. Se quiser enviar para outros canais pode enviar em vez de como “conteúdo dinâmico”, como conteúdo de “texto” simples.

As listas de contatos (distribuição) pode criá-las durante o fluxo com a Ação de Gerenciar listas de distribuição(bots simples). Pode criar listas também na API do Blip segundo as requisições:

https://docs.blip.ai/#create-a-list
https://docs.blip.ai/#add-a-member-to-list (um a um)

Ou de forma massiva:
{
“id”: “{{$guid}}”,
“to”: “postmaster@broadcast.msging.net”,
“method”:“set”,
“uri”:"/lists/SuaLista@broadcast.msging.net/recipients",
“type”: “application/vnd.lime.collection+json”,
“resource”: {
“itemType”:“application/vnd.lime.identity”,
“items”:
[
IdUsuario1@0mn.io”,
IdUsuario2@0mn.io”,
Idusuario3@0mn.io
]
}
}

Um abraço!

3 Curtidas

Dá uma olhada neste artigo do Help por favor Gabriel! Depois nos dê o retorno se serviu e se a documentação está clara por favor! Você pode enviar para diversos canais!
Do lado direito o agendador informa os canais que aceitam o conteúdo que você envia:

image

3 Curtidas

O link: :smiley:

Ação: Gerenciar listas de distribuição – Blip Help Center

3 Curtidas

Muito show!! Obrigado d+

3 Curtidas

Show, completasso pessoal, muito obrigado pelas respostas!

Até mesmo pra fecharmos o raciocínio, vejam se eu estou correto…
Na verdade o canal (se é whatsapp ou outro) quem vai decidir mesmo é o contato para qual estou enviando :wink: certo? Pois ali na hora de redigir a mensagem você só visualiza quais canais suportam aquele formato, mas vamos de exemplo:

  1. Eu crio uma mensagem com conteúdo de carrossel
  2. Meu contato está no canal do WhatsApp
  3. Ele não vai receber a mensagem porque não tem suporte à esse formato pra esse canal

Faz sentido?

4 Curtidas

Exatamente Gabriel! Por orientamos a utilização de textos para Bots que se comunicam e utilizam diversos canais.

2 Curtidas