Usando o Scheduler para realizar disparos ativos no WhatsApp

Continuando a discussão do Extensão Agendador em Roteador:

Olá.

Pela discussão no tópico acima, tive o entendimento que é possível utilizar o Scheduler para fazer o agendamento de um disparo ativo no WhatsApp. Sabem me dizer se isso é realmente possível?

Tecnicamente eu teria que passar na requisição do Scheduler uma mensagem do tipo “hsm” correto? Tentei fazer essa requisição aqui mas recebi a resposta “Unsupported resource type”. Por isso gostaria de saber se é mesmo possível fazer esse tipo de agendamento e se sim qual seria a forma correta de fazer a requisição.

Segue abaixo um exemplo do que tentei:
{
“id”: “9dd22120-1ba7-426f-8d19-4b147c4e4c2e”,
“to”: “postmaster@scheduler.msging.net”,
“method”: “set”,
“uri”: “/schedules”,
“type”: “application/vnd.iris.schedule+json”,
“resource”: {
“message”: {
“id”: “dffffd08-8e55-4d57-a7a6-7d73e89b8716”,
“to”: “3872424e-eb01-4732-bbf7-af130bdf7f9e@tunnel.msging.net”,
“type”:“hsm”,
“hsm”:{
“namespace”:“a89936b3-832c-4335-b7d1-b99526920fe6”,
“element_name”:“alert_update74”,
“language”:{
“policy”:“deterministic”,
“code”:“pt_BR”
},
“localizable_params”:[{“default”:“Fulano”}]
}
},
“when”: “2020-08-10T15:00:00.000Z”,
“name”: “Teste Ativo”
}

Sim, é possível e foi para isso que utilizei o Scheduler até o momento.

Não, se não me engano o “HSM” é o template de mensagem, mas você não precisa enviar como tipo HSM… você pode usar o tipo texto e digitar o conteúdo, simplesmente. Para usar o HSM você tem que ter o template aprovado, etc… o meu foi feito sem o HSM mas não sei detalhes pois eu contratei um parceiro para realizar o procedimento… vamos aguardar o apoio da comunidade para complementar e exemplificar essa questão.

Como você chegou até esse ponto, talvez é só mais um pouco de esforço e você mesmo descobrirá como fazer, a dica é que não é preciso o HSM :wink: e se tiver sucesso, nos informe como hein!?

Mas atente-se pois a janela de 24h continua valendo, sempre… acho que o template de mensagem aprovado permite responder fora da janela de 24h, ou seja, se não utilizar o HSM, tenha certeza de que a mensagem vai ser enviada nessa janela para casos de canal WhatsApp.

@GabrielPetrone muito obrigado pela ajuda.

Dentro do intervalo de 24h consegui fazer os agendamentos normalmente com texto simples. Estou querendo mesmo é fazer o envio após esse intervalo de 24h, por isso estou tentando fazer um novo ativo agendado.

O meu cenário é o seguinte. Se um cliente fala comigo por exemplo no sábado de manhã, quando não tenho ninguém disponível para atendê-lo, gostaria de deixar um ativo agendando para ele na segunda às 09h00.

A minha lógica no builder seria: se o cliente fala comigo fora do horário de atendimento e o intervalo para o próximo horário de atendimento é menor que 24h, faço o agendamento com uma mensagem simples. Caso o intervalo for maior que 24h, faço o agendamento de um ativo (hsm).

Top, é isso aí então.

Creio que só falta a aprovação dos templates, ou você já tem template aprovado ?

Ainda não sei uma maneira de fazer isso mas pensa, e se o seu cliente responder seu bot no domingo dizendo “Oi? Estou aguardando…” ? Daí você gastou uma mensagem ativa sem necessidade, não acha ?

Ainda não criei nenhum template para esse cenário, estou vendo se tecnicamente é possível primeiro.

Bom questionamento o seu sobre a mensagem no domingo, nesse caso o ideal seria cancelar o agendamento do ativo. Talvez tenha uma melhor forma de fazer o que estou querendo, usando outros recursos.