Respondido

Trocar de Bloco do Fluxo e Notificação direta para Usuario que não entrou em contato com o BOT


Bom dia Prezados,


Estou com a seguinte duvida como faço para iniciar o novo bloco sem que o usuário interaja para que o novo fluxo funcione?


Exemplo:


Mandei uma notificação via HTTP e em seguida já troco de fluxo. porém para o fluxo novo iniciar se faz necessário interação do usuário ai o BOT inicia o fluxo. Como iniciar sem ter essa interação.


E para pessoas que não entraram em contato com o BOT se eu mandar uma mensagem ela não recebe a não que já tenha entrado em contato conosco alguma vez. Eu já li sobre o papo do “Opt In” porém não entendi como funciona. Notificações deveriam enviar normalmente.

icon

Melhor resposta por Bruno 14 May 2020, 19:00

Veja o original

14 comentários

Reputação 7

Olá, @Michael_Maximino_de como vai?



Crie um bloco novo, antes do primeiro bloco do seu fluxo e deixe ele sem enviar mensagens ou aguardar resposta do usuário (delete o bloquinho azul de entrada de usuário). Envie o usuário para este bloco e ele irá enviar o usuário automaticamente para o bloco que envia mensagens, fazendo com que o bot envie a mensagem sem esperar a resposta do usuário.



O Opt-in neste caso não influencia nisto. O processo de Opt-in é uma boa prática solicitada pelo WhatsApp onde você precisa informar ao seu cliente, de forma clara e específica, de que ele irá receber mensagens da sua empresa via WhatsApp. Ele precisa estar de acordo, ou seja, ele precisa te informar de que ele aceita sim receber essas mensagens, caso contrário, isso pode ser considerado SPAM e você ter sua conta bloqueada.


Dá uma olhadinha neste artigo do Blog da Take sobre o assunto, pode ser útil:




Sobre enviar notificação para contatos que nunca fizeram contato com o bot: Existe um processo que precisa ser feito antes de enviar uma notificação, você está seguindo ele corretamente? Se sim, sugiro que procure o seu suporte para eles conseguirem te orientar de formar mais direta.


https://docs.blip.ai/#sending-a-notification



  1. Você precisa do Opt-in

  2. Você precisa verificar o número e obter o AlternativeAccount

  3. Criar um Message Template e ter ele aprovado pelo WhatsApp

  4. Você envia a notificação para este AlternativeAccount (adquirido na etapa 2).

Perfeito.


Irei fazer esse ajuste no meu FLUXO.


Sobre o outro caso não dá certo. Mandei uma notificação para um numero que nunca entrou em contato com a empresa e simplesmente a mensagem não chegou. Ai em seguida salvei o numero do whatsapp mandei um msg aleatoria só pro bot falar e depois mandei uma nova requisição e deu certo.


Então o papo de não influencia com certeza influencia rs


Att…


Mike

Reputação 7

Isso não tem nada relacionado ao Opt-in 😀

O usuário ser um contato do seu bot não quer dizer que ele passou pelo processo de Opt-in.



Uma dúvida: Você tem saldo de notificações? Por onde você está enviando essa notificação para o usuário?



Depois me conta se deu certo

Bruno,


Realizei o ajuste no fluxo e mesmo assim não vem a resposta automática enquanto o usuario não interagir.


Reputação 7

Remova essa condição de “resposta não existe”. Ela existe, porém está vindo de um bloco anterior.

Bruno,


realizei o ajuste e mesmo assim ficou aguardando a minha integração.


segue o fluxo ajustado.


Reputação 7

@Michael_Maximino_de


Você precisa ter tido uma interação do usuário antes de mudar ele de bloco pra funcionar desta forma.


Te apresento duas alternativas:



  1. Modifique o seu Message Template para que juntamente ao documento enviado, já envie a mensagem pedindo a resposta do usuário.

  2. Force o envio de uma mensagem em nome do Bot através da API


@BrunoC


Eu fiz o teste com a segunda a opção e não deu certo.


Enviei o Json forçando a interação e não aconteceu nada.


Segue o JSON e o Print do WhatsApp.


https://http.msging.net/messages


{
"id": "{{$guid}}",
"to": "[email protected]",
"type": "text/plain",
"content": "Hello, how can I help you?"
}

Reputação 7

@Michael_Maximino_de


Estava pensando aqui e uma coisa não faz muito sentido. Como você está enviando uma notificação ativa (após a janela de 24h desde o último contato do usuário), toda mensagem que você enviar pra ele antes de ele responder, deverá ser enviado como notificação. Ou seja, você terá que criar um outro Message Template, aprovar e enviar contendo o texto “Oi, conforme conversamos, segue o seu orçamento… 1. aprovar”.


Como você está querendo que o usuário não precise responder, a janela de 24h não é quebrada.

@BrunoC,


Dessa forma o sistema já envia eu tinha feito os testes.


Só que queríamos que após a troca do fluxo o sistema já começasse a interação, sem a necessidade do usuário falar alguma coisa para que bot entrasse em ação no novo bloco do fluxo.


Entendeu?


Att.

Reputação 7

Você testou mesmo após o usuário ficar 24h sem falar com o bot? Este é o ponto.



Entendi sim. A solução foi essa que te passei mesmo. Como já havia te pedido em um post anterior e acredito que você já o fez, abra um chamado para o seu suporte para que eles consigam identifcar a causa de não estar funcionando.

@BrunoC,


Poderia me dizer como eu passo uma variável com conteúdo para que depois o BOT consiga enxergar ?


Via Json/HTTP


Exemplo:


{

“CNPJCPFCLI”:“12345678963”

}

Reputação 7

Claro!



  • Através da extensão Bucket da nossa API

  • Através da extesnão de Contacts da nossa API, e aí pode ser tanto adicionando um comentário ou adicionar nos extras do contato.

Putz cara,


Não seria necessariamente isso.


Eu procurei no forum e seria mais ou menos isso.




Att.

Comente