💡 Tracking Automático e onde habita

Fala pessoal, como vocês estão?

A partir de hoje vou trazer para vocês, todas as terças-feiras, uma dica de uso do Blip para algum cenário. Quero ver vocês todos acompanhando, hem? :stuck_out_tongue_winking_eye:

A dica de hoje é sobre uma coisa bem legal, mas que muita gente não sabe que existe ou como funciona: Tracking Automático

Essa funcionalidade permite que vocês mapeiem de forma automática a locomoção dos usuários pelo seu fluxo, permitindo que vocês consigam identificar os blocos mais acessados e onde há abandono. Isso é muito importante para compreender o comportamento dos seus usuários e te permite evoluir seu contato inteligente baseado nisso. Bacana, né?

Ah legal, Bruno, mas como que eu faço isso?

Nas configurações do seu bot, basta ativar a funcionalidade. Depois é só criar um relatório persoalizado na área de Análises. A categoria, por padrão, é a flow.

Se vocês quiserem mais detalhes, é só acessar esse novo artigo na nossa Central de Ajuda:

https://help.blip.ai/hc/pt-br/articles/1500000241161-Como-ativar-o-tracking-automático

10 curtidas

Excelente dica! Já vi muitos blippers com essa dúvida.

Muito obrigada por compartilhar, Bruno :smiley:

3 curtidas

amei, toda terça ? vou por na agenda “toda terça vir encher o saco do Bruno”, cara show de bola, já usava mas muito legal a dica

6 curtidas

Se você não vier, @Pedro_Lucas, eu te cobro.

4 curtidas

vem tranquilo mano pode cobrar

3 curtidas

Bom dia blippers!

Aproveitando a dica do @BrunoC, vim dividir com vocês algumas ideias do que fazer com os insights gerados a partir dos dados coletados por essa funcionalidade:

• Na evolução do seu Contato Inteligente, você pode mudar os blocos do fluxo

Opa, segura as pontas aí. Não é pra sair mudando tudo nem tudo de uma vez.

Como profissional de Marketing e Comunicação, preciso dizer que testes são importantes, mas sempre amparados por uma hipótese. É de regra.

Nesse caso, você pode pegar um bloco com um número alto de saída de usuários [dado] e perguntar “É esperado que os meus usuários saiam nessa etapa?”, ou seja, você planejou o seu fluxo pra que nessa etapa a maior parte dos seus usuários tenham o problema que os fizeram entrar em contato ser resolvido [insight]?

Se a resposta for sim, ótimo. Busque por outro insight.
Se a resposta for não, então existe uma oportunidade pra teste bem aqui e a hipótese vai depender do que é esperado que os seus usuários façam.

Por exemplo, se for o preenchimento de um formulário [hipótese], considere tirar ou trocar um campo [teste]. Ou se for a resposta à uma pergunta aberta [hipótese], considere fazê-la de outra forma ou colocá-la depois de uma outra etapa [teste].

• No relacionamento com os seus usuários, você pode engajá-los fora do fluxo

Aqui a regra do teste precedido e suportado pela hipótese permanece, taokay?
O pulo do gato está no meio.

Vamos levar em conta o mesmo dado e o mesmo insight.

Se você utiliza uma ferramenta de CRM, considere buscar por atributos [hipótese] que podem guiar a oferta de um contato direto ou de um produto [teste]. Ou se você utiliza uma ferramenta de disparo de emails, considere enviar um email aos usuários [hipótese] pra avaliação do atendimento ou até mesmo perguntando se tiveram o seu problema resolvido [teste].

Importante: essas estratégias devem ser realizadas simultaneamente, mas faça ao passo que você conseguir acompanhar no curto prazo, pra verificar se estão gerando resultados¹ piores (sim, pode acontecer), iguais ou melhores aos que tinha antes de qualquer mudança.

¹ o completamento do fluxo e o engajamento constante fora, mas a partir do chatbot

É isso.

Ah, pr’aqueles que chegaram até aqui, tenho uma novidade massa demais pra compartilhar: em breve, vocês poderão analisar a jornada dos seus contatos através de uma nova funcionalidade dentro do módulo de Análise do chatbot.

Então aproveitem pra ativar o Tracking Automático, porque assim que for liberada, vocês poderão usá-la com os dados já registrados :wink:

Me empolguei e fiz textão (já adianto que será comum) :joy:

Mas e aí, planejar e executar estratégias como essas faz parte do dia a dia de vocês?

8 curtidas

Uau @CommunityTeam, ótimas dicas !!!
Eu considero muito importante o olhar estratégico na construção do chatbot. Isso garante que vamos ter uma solução mais robusta tecnicamente e que também consegue evoluir estrategicamente. :robot: :rocket:

2 curtidas

Amei o conteúdo, @CommunityTeam! :heart:
Ansiosah especialmente para essa parte aqui:

5 curtidas

Eu AMO um spoiler

@GabrielPetrone corre aqui que eu sei que você também curte um spoilerzinho :stuck_out_tongue_winking_eye:

4 curtidas

EU QUERO É DATA!! HAHAHA
To esperando isso desde o Bots4U!
image

Mas pelo que entendi então, é preciso estar com o Tracking Automático pra funcionar né? :thinking: preciso arrumar isso ainda, tenho um ótimo motivo agora! haha

2 curtidas

Tá certíssimo e assim que eu conseguir, volto com data e hora @GabrielPetrone!

Isso mesmo. Pra você conseguir usar a Jornada de Contatos, o Tracking Automático precisará estar ativado. Você pode fazer depois, mas quanto antes, melhor :wink:

2 curtidas

eu tenho que me atentar mais as coisas que rolam depois que eu comento

3 curtidas

Pessoal, a Jornada dos contatos está liberada!

Pra não perder o costume, tenho um novo spoiler:
Vai ter AMA com os responsáveis pelo desenvolvimento dessa nova funcionalidade, então aproveitem pra explorá-la já e preparar perguntas :blush:

4 curtidas

Pessoal, qual o período máximo de consulta da jornada dos contatos atualmente?

Só consigo semana a semana e até 30 dias no máximo, é isso mesmo Comuna?