Como utilizar o endereço de e-mail do seu Contato Inteligente


Reputação 7

Olá blippers!


Vocês sabiam que todo chatbot tem um endereço de email e que seus usuários podem interagir através desse endereço?




  • Se sim, compartilhem conosco por que e como o usam, por gentileza.




  • Se não, pra encontrá-lo, selecionem o Chatbot > Canais > Email:




chatbot-email-padrao-blip


A regra é simples: o email do seu chatbot é formado pelo padrão nome do chatbot + @blip.bot


E o mesmo pode ser compartilhado normalmente nas páginas de contato da empresa, em perfis de redes sociais, em aplicativos, em impressos etc.


Quando um usuário enviar um email para o endereço, a conversa não acontecerá dentro do fluxo, mas o contato será contabilizado nos relatórios (em Análise) e será registrado no chatbot (em Contatos e em Log).


Dessa maneira, vocês poderão aproveitar tais informações em ações futuras.


Obs.: o canal de conversa Email é conectado por default (ou predefinido) e não pode ser desconectado.


13 comentários

Reputação 7

Dessa eu não sabia. 🤔 Obrigada por compartilhar, Rafa!

Reputação 7
Crachá +1

Alguém trabalhou ontem! haha!

Fiquei curioso Rafa, você disse:



Mas eu fiz um teste uma vez e conversei com meu bot via email. A experiência foi péssima e morosa (meu fluxo não está adpatado à isso), mas eu consegui conversar em partes do meu fluxo.


Então, o que você quis dizer exatamente nessa frase que citei? Acho que me confundi…

Reputação 7
Crachá +1

Ahh e pra contribuir, seria lindo se eu pudesse usar meu próprio endereço de e-mail…

E pra quem deseja usar o canal de e-mail também, eu recomendo fortemente fazer uma condição de saída no seu bloco de início, seguindo este exemplo:

image


Para direcionar o seu cliente à um fluxo exclusivo de e-mail.

Reputação 7

Oi @GabrielPetrone!


O pedido pra customização do endereço de email é algo que temos acompanhado, mas ainda não priorizamos.


Vou deixar aqui a ideia incluída no Blip Ideas pra angariarmos mais votos e mudarmos essa cenário 😎

Reputação 7

Trabalhei no Carnaval e depois nunca mais fui vista 😅

Mas voltei!


Eu quis dizer que a conversa não acontece dentro da visão do chatbot e da mesma maneira (com carrosel ou botões, por exemplo), mas o questionamento é bom e eu consegui ver a dualidade na instrução.


Por isso, simulei uma conversa com o Contato Inteligente da Take Blip por email.


Algumas informações importantes:



  • Entrei em contato com o chatbot integrado ao WhatsApp;

  • O fluxo foi desenvolvido pra aproveitar as funcionalidades oferecidas pelo WhatsApp, então é notável “a péssima experiência” também.


Exemplo:


Por email

Ao encontrar o endereço de email, entrei em contato como faria no WhatsApp, com um “Oi”



E logo em seguida, recebi quatro emails, que correspondem às próximas etapas do fluxo



No entanto, na parte que corresponde aos botões de quick-reply, como deve ser quando o contato acontecer direto no WhatsApp, o chatbot já retorna com “Hum… Não entendi…”


whatsapp-chatbot-1


Ou seja, não é nem um pouco prático usar o canal de conversa Email pra atendimento se não tivermos um fluxo preparado especificamente pra esse canal, já que o contato não seguirá o fluxo exatamente da maneira que foi desenvolvido na plataforma.


Vocês acham que devemos criar um tópico detalhado sobre fluxos de conversa com foco em email?

oi @CommunityTeam,

eu entendo que seria de ótima ajuda, estamos sempre estudando e trocando informações para extrair o máximo de valor da ferramenta. Minha dúvida seria sobre insights relacionado ao email, cenários de uso, aplicabilidade, e tals.


Reputação 7
Crachá +1

Estou aprofundando um pouco mais no caso do bot para email onde quero direcionar as respostas de um formulário do meu site para o fluxo do bot, pra gerar um registro de atendimento via desk. Nesses testes percebi que o blip lê apenas a primeira linha do e-mail, ou seja, se eu mandar um email escrito:



Oi,

como vai você?



Só vai chegar “Oi” pro blip.


Portanto se alguém for implementar algo com email, é necessário passar toda informação em uma única linha.

Reputação 7

Anotado @costa! Valeu!


Que massa @GabrielPetrone! Me recuso a escrever esse novo tópico sozinha haha

Acionei a squad responsável por esse canal pra confirmar e compartilho assim que retornarem pra gente falar mais sobre o Email.

@CommunityTeam, tudo bem? Uma dúvida: seria possível utilizar a propriedade replyTo do e-mail? Temos um formulário de contato no nosso WordPress e quem realiza o envio do e-mail é o nosso SMTP (um domínio @gmail nosso). Nesse caso o blip acaba respondendo pro nosso email @gmail e não pro usuário. Tentamos utilizar a propriedade reply to do e-mail, mas ainda assim o blip continua respondendo pro nosso gmail. Você saberia alguma maneira de resolver essa questão, por favor? Obrigado!

Reputação 7
Crachá +1

Renato, boa noite. Infelizmente não existe essa opção de “reply-To”. Isso foi discussão em um outro tópico e inclusive tentei fazer alguns testes, mas sem chance. A falta do recurso foi confirmada pela equipe da Take.

Só pra atuializar aqui, ainda não dá pra personalizar o email do bot?

Reputação 4
Crachá

Temos um cliente pedindo email personalizado, sabem se já foi implementado?

Reputação 7

Ainda não é possível personalizar o e-mail do bot, somente com o e-mail padrão.

Comente