💡 Todo chatbot tem um endereço de email, mas como usá-lo?

Olá blippers!

Vocês sabiam que todo chatbot tem um endereço de email e que seus usuários podem interagir através desse endereço?

  • Se sim, compartilhem conosco por que e como o usam, por gentileza.

  • Se nĂŁo, pra encontrá-lo, selecionem o Chatbot > Canais > Email:

A regra Ă© simples: o email do seu chatbot Ă© formado pelo padrĂŁo nome do chatbot + @blip.bot

E o mesmo pode ser compartilhado normalmente nas páginas de contato da empresa, em perfis de redes sociais, em aplicativos, em impressos etc.

Quando um usuário enviar um email para o endereço, a conversa não acontecerá dentro do fluxo, mas o contato será contabilizado nos relatórios (em Análise) e será registrado no chatbot (em Contatos e em Log).

Dessa maneira, vocês poderão aproveitar tais informações em ações futuras.

Obs.: o canal de conversa Email Ă© conectado por default (ou predefinido) e nĂŁo pode ser desconectado.

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Dessa eu nĂŁo sabia. :thinking: Obrigada por compartilhar, Rafa!

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Alguém trabalhou ontem! haha!
Fiquei curioso Rafa, vocĂŞ disse:

Mas eu fiz um teste uma vez e conversei com meu bot via email. A experiência foi péssima e morosa (meu fluxo não está adpatado à isso), mas eu consegui conversar em partes do meu fluxo.

Então, o que você quis dizer exatamente nessa frase que citei? Acho que me confundi…

Ahh e pra contribuir, seria lindo se eu pudesse usar meu próprio endereço de e-mail…
E pra quem deseja usar o canal de e-mail também, eu recomendo fortemente fazer uma condição de saída no seu bloco de início, seguindo este exemplo:
image

Para direcionar o seu cliente Ă  um fluxo exclusivo de e-mail.

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Oi @GabrielPetrone!

O pedido pra customização do endereço de email é algo que temos acompanhado, mas ainda não priorizamos.

Vou deixar aqui a ideia incluída no Blip Ideas pra angariarmos mais votos e mudarmos essa cenário :sunglasses:

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Trabalhei no Carnaval e depois nunca mais fui vista :sweat_smile:
Mas voltei!

Eu quis dizer que a conversa não acontece dentro da visão do chatbot e da mesma maneira (com carrosel ou botões, por exemplo), mas o questionamento é bom e eu consegui ver a dualidade na instrução.

Por isso, simulei uma conversa com o Contato Inteligente da Take Blip por email.

Algumas informações importantes:

  • Entrei em contato com o chatbot integrado ao WhatsApp;
  • O fluxo foi desenvolvido pra aproveitar as funcionalidades oferecidas pelo WhatsApp, entĂŁo Ă© notável “a pĂ©ssima experiĂŞncia” tambĂ©m.

Exemplo:

Por email
Ao encontrar o endereço de email, entrei em contato como faria no WhatsApp, com um “Oi”

E logo em seguida, recebi quatro emails, que correspondem Ă s prĂłximas etapas do fluxo

No entanto, na parte que corresponde aos botões de quick-reply, como deve ser quando o contato acontecer direto no WhatsApp, o chatbot já retorna com “Hum… Não entendi…”

whatsapp-chatbot-1

Ou seja, não é nem um pouco prático usar o canal de conversa Email pra atendimento se não tivermos um fluxo preparado especificamente pra esse canal, já que o contato não seguirá o fluxo exatamente da maneira que foi desenvolvido na plataforma.

VocĂŞs acham que devemos criar um tĂłpico detalhado sobre fluxos de conversa com foco em email?

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oi @Rafaela,
eu entendo que seria de ótima ajuda, estamos sempre estudando e trocando informações para extrair o máximo de valor da ferramenta. Minha dúvida seria sobre insights relacionado ao email, cenários de uso, aplicabilidade, e tals.

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Estou aprofundando um pouco mais no caso do bot para email onde quero direcionar as respostas de um formulário do meu site para o fluxo do bot, pra gerar um registro de atendimento via desk. Nesses testes percebi que o blip lê apenas a primeira linha do e-mail, ou seja, se eu mandar um email escrito:

Oi,
como vai vocĂŞ?

Só vai chegar “Oi” pro blip.

Portanto se alguém for implementar algo com email, é necessário passar toda informação em uma única linha.

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Anotado @costa! Valeu!

Que massa @GabrielPetrone! Me recuso a escrever esse novo tĂłpico sozinha haha
Acionei a squad responsável por esse canal pra confirmar e compartilho assim que retornarem pra gente falar mais sobre o Email.

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@Rafaela, tudo bem? Uma dúvida: seria possível utilizar a propriedade replyTo do e-mail? Temos um formulário de contato no nosso WordPress e quem realiza o envio do e-mail é o nosso SMTP (um domínio @gmail nosso). Nesse caso o blip acaba respondendo pro nosso email @gmail e não pro usuário. Tentamos utilizar a propriedade reply to do e-mail, mas ainda assim o blip continua respondendo pro nosso gmail. Você saberia alguma maneira de resolver essa questão, por favor? Obrigado!

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Renato, boa noite. Infelizmente não existe essa opção de “reply-To”. Isso foi discussão em um outro tópico e inclusive tentei fazer alguns testes, mas sem chance. A falta do recurso foi confirmada pela equipe da Take.