­čĺí Tipo de conte├║do no Blip: Conte├║do Din├ómico

Ei gente, voltei com mais uma ter├ža-feira de dicas (pode comemorar @Pedro_Lucas)

:point_right:t2: A dica de hoje ├ę muito valiosa para quem trabalha com mensagens que mudam em tempo de execu├ž├úo - se voc├¬ n├úo sabe o que ├ę isso, ├ę quando a mensagem ├ę definida ao vivo, ou seja, n├úo ├ę pr├ę-definida.

Um bom exemplo de uso para essa categoria de conte├║do ├ę quando ele ├ę preenchido com informa├ž├Áes vindas de uma requisi├ž├úo HTTP - como um rastreio de entrega, por exemplo :wink:

Beleza, Bruno, mas o que eu preciso pra usar conteúdos dinâmicos?

1. Conhecer as estruturas dos conte├║dos dispon├şveis no Blip (ou do canal que voc├¬ deseja enviar). Voc├¬ pode conferir essas estruturas clicando aqui. Eu volto a falar disso aqui j├í j├í, mas qualquer d├║vida, ├ę s├│ chamar a gente, combinado?

2. Criar um conte├║do do tipo din├ómico no Builder e prepar├í-lo para receber as informa├ž├Áes que voc├¬ deseja.

01

1. Preencher as informa├ž├Áes 1, 2 e 3 de acordo com a estrutura do conte├║do que voc├¬ deseja (aquelas que a gente viu no passo 1). Vou descrever aqui o que cada uma dela significa, ok?

• 1 - MIME Type: essa informa├ž├úo ├ę o que vai definir (e dizer pro Blip) sobre qual conte├║do estamos tratando. ├ë a maneira que temos de preparar o Blip para receber aquele tipo de informa├ž├Áes espec├şfica (um texto, uma imagem, um menu etc). Esses valores est├úo descritos na documenta├ž├úo do tipo de conte├║do que voc├¬ deseja, encontrados clicando aqui. Se voc├¬ deseja um Quick Reply, por exemplo, o MIME Type ser├í application/vnd.lime.select+json.

• 2 - Conte├║do da mensagem: O conte├║do da mensagem ├ę um JSON contendo as suas informa├ž├Áes que ser├úo exibidas para o usu├írio no bot. Esse JSON corresponde ao objeto content da estrutura do tipo de conte├║do escolhido e deve seguir o padr├úo. Voc├¬ pode salvar esse JSON em uma vari├ível e a utilizar neste campo. Por exemplo, caso o tipo de conte├║do desejado seja um Quick Reply, o JSON dever├í apresentar esse padr├úo:

• 3 - Metadados (opcional): Utilize este campo caso voc├¬ precise enviar algum tipo de informa├ž├úo extra (metadado) para o seu bot, mas que n├úo precisam ser exibidas para o usu├írio. Essas informa├ž├Áes s├úo passadas no formato Key: value

04

E a├ş, contem pra mim: Voc├¬s costumam usar esse tipo de conte├║do? Como? Que tal compartilhar com a gente com voc├¬ fez?

7 curtidas

AEEEE O CAMPEÃO VOLTOI, O CAMPEÃO VOLTOU
vou ler mais tarde

2 curtidas

Top demais @BrunoC, usei o conteúdo dinâmico em um case onde precisava obter a lista de protudos para simular um fluxo de compra dentro do chatbot.

1. o cliente escolhe a categoria de produtos que deseja visualizar;
  2. via chamada HTTP obtenho a lista filtrada destes produtos;
  3. exibo em um carrossel dos produtos obtidos da api, exibo: nome, valor, descri├ž├úo do produto e bot├Áes para saber mais, etc;
  4. ap├│s um ou mais produtos serem escolhidos, exibo os produtos do ÔÇťcarrinhoÔÇŁ informando o valor unit├írio e valor total da ÔÇťcompraÔÇŁ;

o canivete su├şco do buider, d├í pra fazer chover com o conte├║do din├ómico. rsrsrs :rocket: :rocket: :rocket:

4 curtidas

Sim! É uma maravilha pra esses casos :smiling_face_with_three_hearts:

Mas me conta: sua API j├í te retorna tudo tratado e formatado para o conte├║do ou voc├¬ faz isso programaticamente dentro do Blip atrav├ęs de scripts?

1 curtida

Eu criei esta POC - simulando a venda de produtos - no meio do ano passado e estou tratando os dados dentro do builder @BrunoC, a ideia era testar as minhas habilidades nos recursos do blip.

Na sequ├¬ncia criei algumas valida├ž├Áes de endere├žo e CEP para simular o cadastro e a ideia, em backlog, era simular a valida├ž├úo do status de entrega atrav├ęs do bot tamb├ęm, mas ai faltou tempo. rsrsrs :sweat_smile:

2 curtidas

eu tava essa semana mesmo pensando em como usar isso ai, vou usar no Hotel que eu presto servi├žo, pra retornar os quartos disponiveis

1 curtida

Sensacional, @costa! Mandou muito bem! :clap:t3:

Ah! T├┤ percebendo que voc├¬ t├í super contribuindo em v├írias discuss├Áes aqui no f├│rum, hein? T├┤ gostando de ver! :blush: Inclusive, queria te convidar para compartilhar com a gente um pouquinho sobre voc├¬ no t├│pico Conhe├ža a Comunidade Blipper! ­čą│

Te espero lá!

2 curtidas

Bom dia Costa, td bem?

Gostaria de conversar com você a respeito desse modelo de carrinho de compras para usarmos no whatsapp e pegar algumas dicas.

Estamos desenhando uma opera├ž├úo bem similar pra venda de nossos produtos.

1 curtida

@GRUPO_GN al├ęm do exemplo do @costa (que vai ser muito legal), temos um Template de Carrinho de compras, que tamb├ęm pode te ajudar te alguma forma.

Dá uma olhadinha: https://templates.blip.ai/cart

Inclusive, se precisar de algum outro modelo pra se basear: https://templates.blip.ai

2 curtidas