Testei o ChatGPT da OpenAI e o resultado me surpreendeu

Testei o ChatGPT da OpenAI e o resultado me surpreendeu
Reputação 5

Será que uma IA pode nos ajudar com o desenvolvimento Blip a fim de agilizar nossas entregas ou até mesmo melhorar nossos resultados quanto a assertividade das nossas lógicas?


Até então eu não tinha a resposta, mas testando o ChatGPT, eu comecei a arriscar um “Sim”!


Para quem não sabe, o ChatGPT é uma IA da OpenAI, empresa fundada por Sam Altman e Elon Musk, sem fins lucrativos e focada em Inteligência Artificial. Se quiser saber um pouco mais sobre o ChatGPT, vale a pena pesquisar para entender o que essa IA pode fazer por vc… Sim, vale MUITO a pena!


Então vamos lá! O que vou apresentar abaixo foi algo do meu dia a dia com o Blip, ou seja, minhas experiências, ok?! Se vc sabe mais sobre o assunto, talvez o post te ajude no aprimoramento das suas habilidades, mas se sabe pouco, talvez isso aqui possa te ajudar bastante! 😉


Eu tinha dois desafios para solucionar:


1. Extrair do response da API Get Last Messages o nome da campanha WhatsApp para fins de relatórios (contabilização dos usuários que interagiram com o message template, segmentando por telefone e por disparo/nome da campanha).


2. Editar e devolver num JSON o response da API Get Online Agents para saber os status (online/offline) das filas do Desk para facilitar a criação das condições de saídas pelos status das filas.


Para ambas as demandas, eu precisaria processar os responses com Java Script para obter um resultado aproximado do que eu necessitava. Como meu conhecimento em JS é bem “junin”, eu ficaria horas, talvez dias tentando fazer isso e foi aí que o TikTok (vídeo 1) me apresentou o ChatGPT (vídeo 2) e lá fui eu testar.


Para usar o ChatGPT e ter respostas assertivas, vc tbm precisa ser assertivo, investindo um tempo na elaboração da sua pergunta. Não é quantidade de texto ou excesso de explicações, é ser assertivo com as informações que a IA necessita.


Para obter a resposta “correta” do primeiro desafio, eu precisei escrever a pergunta 3x até entender como a coisa funcionava. Após vários testes do script que a IA me trouxe, percebi onde eu estava errando e, por fim, fiz a pergunta certa, como pode ser visto nas imagens a seguir.


A pergunta foi esta (cortou no print): “Como posso modificar o java script abaixo para extrair o valor da propriedade “#activecampaign.name” da variável “responseLastMessage”, onde o array “items” é dinâmico”?


Minha pergunta sobre o desafio 1:


Resposta com o script e explicação da IA sobre o desafio 1:


Relatório em homologação:


No segundo desafio, como eu já havia garimpado o fórum e obtido algumas informações extras (como a especificação “ECMA-262 5.1 Edition” aceita pelo Blip), precisei apenas de uma única pergunta para obter o JS que precisava, como pode ser visto na imagem abaixo:


Minha pergunta, resposta com script e explicação da IA sobre o desafio 2:


Meus testes validando o segundo script para obtenção dos status das filas num JSON:



Sucesso d+! 🥳


Depois disso executei vários testes no Blip, todos com sucesso e fiz a homologação para o relatório do cliente. Para as filas do Desk, a nova chamada será implementado num template customizado para atender clientes com atendimento carteirizado.


Minhas conclusões foram: animação, felicidade e uma realização pessoal quanto a entrega de resultados num curto espaço de tempo. Jamais imaginei que algo desse tipo, assim tão redondinho, pudesse um dia me impactar positivamente com desenvolvimento Blip.


Fica aí a dica para quem quiser testar!


Se puder contribuir para que este post chegue em mais Blip Devs que precisam conhecer essa ferramenta, curta, comente e compartilhe o print da sua pergunta e resposta no ChatGPT pra gente se divertir e entender as possibilidades. Vai que vc descobre algo que ninguém mais sabe! 😊


9 comentários


Gente, essa ferramenta é PERFEITA.

Queria muito usar como um NLP dentro do BliP, mas acho que não tem API.

Quando estava em Open Beta eu cheguei e a criar um Chatbot no Blip que usava a IA do OpenAI também. Ele se chamava Palestrinha… ele deve existir ainda, mas, eu não tenho mais acesso de edição nele.


Funcionava direitinho, mas as vezes ele demorava um pouco kkkkk Era bem divertido

Usou qual API?


Parece que não tem nada oficial, só forks.

Eu usei a própria API da OpenAI: OpenAI API


De modelo eu usei o text-davinci-001


Eu mandava a API mais ou menos assim:


curl https://api.openai.com/v1/completions \
-H "Content-Type: application/json" \
-H "Authorization: Bearer $OPENAI_API_KEY" \
-d '{
"model": "text-davinci-001",
"prompt": {userMessage},
"temperature": 0.4,
"max_tokens": 150,
"top_p": 1,
"frequency_penalty": 0,
"presence_penalty": 0
}’

Dá pra testar na área de playground deles:

Única questão que não tem como operacionalizar isso na BliP, tipo, posso talvez usar no bloco de exceção. O que tu acha, Bruno?

Reputação 5

@BrunoC , isso é muito interessante! 😁


Vc sabe dizer qual diferença entre usar o modelo “text-davinci-001” ou o modelo “code-davinci-002”?

Pelo que entendi, o segundo é mais voltado justamente para quem precisa de ajuda com Java Script, certo? Inclusive tem até o playground dele tbm e entende perfeitamente o português:



A chamada:


curl https://api.openai.com/v1/completions \
-H "Content-Type: application/json" \
-H "Authorization: Bearer $OPENAI_API_KEY" \
-d '{
"model": "code-davinci-002",
"prompt": "You: How do I combine arrays?",
"temperature": 0,
"max_tokens": 60,
"top_p": 1.0,
"frequency_penalty": 0.5,
"presence_penalty": 0.0,
"stop": ["You:"]
}'

Vou entender melhor o funcionamento!

Reputação 7
Crachá

O @Wesley.Oliveira testou, e agora você também pode. Saiba mais sobre a integração do Blip com o ChatGPT.


E o @William_Colen mandou bem demais e lançou um tutorial completo pra quem deseja integrar o Blip com o ChatGPT, confere lá 😉

Reputação 7
Crachá +1

@Bruno_Gabriel se liga na resposta acima!

Comente