Testar o fluxo sem precisar publicar


Sugiro separar os ambientes em Dev/Homologação e Produção.

Hoje só é possível testar e debugar o bot se o fluxo for publicado.


Sugiro que estas opções sirvam para o fluxo atual salvo, não publicado.


Hoje precisamos impactar a produção toda vez que precisamos testar alguma coisa.


9 comentários

Reputação 7

Olá @ShotDesign como vai?


Nossa, seria bom né? Eu sei como é!


Como você acha que seria o ideal? Um local separado?

Nem precisa…

Hoje a maior dor é ter que publicar o fluxo pra testar alguma coisa em desenvolvimento, impactando assim os usuários e o fluxo que está funcionando.


Se o teste dentro do Builder respeitar o próprio fluxo recém alterado, já tá valendo.

Visto que tudo que é feito no Builder já salva automaticamente na nuvem, então o fluxo já está lá.


Claro, se existisse um ambiente homologação também, a gente poderia plugar uma conta teste de algum canal neste ambiente pra testar pelo canal também, pois testes somente pela web não nos trazem todas as certezas.


Assim, deixaríamos o ambiente de produção intacto, até que o de homologação e o de dev/testes aprovasse.


Nossa seria ótimo. Aqui onde trabalho sofremos com isso também, o que fizemos foi duplicar o fluxo em outro bot e utilizamos ele como “homologação”, o problema é que temos mais de 8 roteadores e 14 bots hahahahah


Seria legal se fosse parecido com o Google Play Console, por exemplo, lá ao publicar um aplicativo eu posso dizer qual trilha eu quero colocá-lo (Alpha, Beta ou Produção).

Pra mim isso é uma falha gritante e uma necessidade latente da plataforma, é muito frustrante pro desenvolvedor que usa o take blip não poder simplesmente testar suas alterações sem já publicar pra todos os usuários, e literalmente toda plataforma de builder de conversa tem essa possibilidade, menos o blip.

Reputação 7

Olá, Otacilio! Como vai? Espero que esteja tudo certo por aí! 🌊


Muito obrigada pelo seu feedback, é muito importante escutar as sugestões de quem usa a plataforma todos os dias.


Repassei a sua visão para o time responsável, e o que eles me contaram é que estamos em processo inicial para desenvolver a possibilidade de correr testes no Builder!


Pode deixar com a gente que por aqui no Fórum compartilhamos as próximas atualizações dessa possibilidade, ok? 😉


Muito obrigada, mais uma vez!

Reputação 7
Crachá +1

Passei por aqui só pra dizer que essa feature foi lançada recentemente!



Enjoy!

:partyblip:

Sugiro separar os ambientes em Dev/Homologação e Produção.

Hoje só é possível testar e debugar o bot se o fluxo for publicado.

 

Sugiro que estas opções sirvam para o fluxo atual salvo, não publicado.

 

 

Hoje precisamos impactar a produção toda vez que precisamos testar alguma coisa.

 

Olá Pessoal, alguém pode me ajudar a entender como eu faço isso?

 

Olá Pessoal, alguém pode me ajudar a entender e mostrar como eu faço isso?

Reputação 7
Crachá +3

Olá Pessoal, alguém pode me ajudar a entender e mostrar como eu faço isso?

Olá @Jovando tudo bem ? 

 

Como informado pelo pessoal acima você pode criar um bot de hmg com mesmo fluxo do de produção para não ter impacto no ambiente produtivo durante a criação ou se quiser pode fazer as alterações e testar direto no builder conforme : 

 

Comente