Saiba escolher seu tipo de bot antes de começar! Bot ou Router? Eis a questão...

Qual é a melhor forma de construir o bot? Através de um único bot ou através de Router+Subbots?

A dica que vou passar é para responder essa pergunta, e vai por mim, eu gostaria de ter recebido essa dica antes de começar, pois na minha jornada com o BLiP, eu e minha equipe construímos o nosso bot inteiro dentro de um único bot, aí percebemos que seria melhor criar em cima de um router e construímos tudo novamente em vários subbots. Pra piorar (ou melhorar), recentemente percebi que fizemos além do que deveríamos dentro dos subbots e que poderia ter sido facilitado com apenas mais um subbot. Enfim, a história é essa mas “nobody yes door”.
Vamos ao que interessa:

Antes de começarmos, entenda que isso é meu ponto de vista em cima do que já vivenciei por essas redondezas e espero fortemente que meus colegas blippers também contribuam com seus pontos de vistas por aqui!

Quando criar um único Bot?
Se o uso do seu bot for para uma única função - por exemplo: direcionar para uma equipe de atendimento do setor de suporte de sua empresa; você pode ir tranquilamente pra um único bot.
Considere os seguintes pontos na hora de escolher Bot:

• Uma única equipe de atendimento (ou nenhuma)
  • Fluxo específico para um único assunto

Simples assim :wink:

Quando criar um Router com Subbots?
Se o seu bot vai ter um menu onde o cliente vai poder escolher com qual setor deseja conversar, se todos ou alguns setores estarão disponiveis para atendimento no Desk, se você vai ter um fluxo diferente entre os canais de contato do cliente, então vá de Router.
Considere os seguintes pontos na hora de escolher Router:

• Multiplas equipes de atendimento
  • Fluxo diferente por canais de contato

Ainda sobre Router, a dica mais valiosa que eu recebi recentemente foi: segmente ao máximo o seus fluxos entre subbots. Por exemplo, imagine pelo menos 3 camadas:
1 - Início do contato do cliente (vai ter o menu para ele escolher pra onde vai)
2 - Fluxos referente ao menu escolhido por este cliente
3 - Fim do atendimento do cliente (após falar com o setor, faça uma pesquisa de satisfação e se despeça do cliente por aqui)

Agora é só começar a sua jornada e não deixe de usar o Help Center, lá tem conteúdo pra se tornar o Mestre dos Bots! (principalmente o curso do mestre Rafael)

2 Curtidas

Sensacional, @GabrielPetrone! Muito obrigada por compartilhar uma dica dessas! :heart_eyes:

2 Curtidas