Retornar para o Bloco que Disparou a Exceção


Reputação 2
  • Inspiring
  • 31 comentários

Faaaala pessoal tranqui? um Dúvida está me incomodando e não estou conseguindo resolver, acredito que seja um dificuldade/dúvida recorrente pra quem está iniciando no desenvolvimento de bots.


São duas dúvidas que se complementam:


Quero retornar para o bloco exato que disparou as exceções, por exemplo:


-O usuário cai digita um email sem o @ ele é redirecionado para o bloco de exceções,

como lá no bloco de exceções eu identifico que ele veio do bloco “5.0 Digite seu email” por exemplo?


-E como eu posso retornar para esse bloco que fica no meio do fluxo?


Recebi um documento que explicava algo parecido, mesmo assim ficou bem confuso ainda, queria ver com vcs como que resolveram essa questão, se tiver algum video explicando também… qualquer ajuda é bem-vinda. Valeuuu \o/


2 comentários

Reputação 5
Crachá +1

Ei, @devs tudo bem?


Acho que sei como lhe ajudar nessa dúvida.


1 - Como saber que bloco o usuário veio?

Existe uma variável do sistema chamada {{state.previous.id}} ela consegue capturar o ID do bloco anterior. Segue imagem abaixo para encontrar ela na biblioteca de variávies.

image


2 - Como retorno para o bloco que disparou para as exceções?

Vamos usar um método de checagem de variável para direcionar para um bloco específico pela saída padrão do bloco “Erro padrão”


Primeiro vamos salvar de onde o usuário está vindo quando ele entra nas exceções, gravamos o ID do bloco anterior

Bloco Exceções > Ações de entrada > Definir variável

Segue imagem abaixo

Nome da var: blocoAnterior

Valor: {{state.previous.id}}



Feito isso, vamos para o bloco “Erro padrão” > Condições de saída > Saída padrão > Escolhe a opção “Variável do bloco anterior” e preenche abaixo com a variável {{blocoAnterior}}

é entre chaves mesmo



Segue resultado abaixo

image

Reputação 2

Fala @Marcos_Rodrigues tranquilo? Tem um pequeno detalhe, minhas exceções são tratadas em outro bot, então no caso eu tenho que receber essa exceção lá, identificar de que bloco veio para ter uma mensagem especifica para isso e depois retornar para o bloco no outro bot que disparou a mensagem.

Comente