[Resolvido] Whatsapp Opt-in e Opt-out

Bom dia,

Gostaria de saber como realizo o opt-in, vou enviar o link de um formulário por SMS, o cliente irá digitar o número de telefone e dar o OK, a partir desse ponto, o que devo fazer? Preciso enviar a autorização do cliente para o WhatsApp ou BLiP?

No caso do Opt-out, como o cliente irá realizar essa operação?

Olá @Leandro_da_silva_sou,

você pode conseguir o opt-in do seu cliente através de duas formas basicamente:

  1. Através de um formulário, onde você diz explicitamente que enviará mensagens para o WhatsApp dele.
  2. Através de algum canal de mensageria, onde você solicita a autorização para enviar mensagens no WhatsApp do cliente.

Para obter mais detalhes sobre o WhatsApp veja os materias (gratuitos) abaixo:

Em relação ao opt-out ele poderá ocorrer de diversas formas:

  1. Através do próprio bot no WhatsApp
  2. Através de qualquer contato do cliente com sua empresa

É importante que você esteja preparado para entender o opt-out e parar de enviar notificações para esses clentes.

Mas uma dúvida que eu tenho é o que fazer com a resposta do cliente?

para onde mandar?
tenho que mandar a resposta para uma API do whatsapp ou do blip?
tenho que grava em um banco de dados internamente?

1 Curtida

@rafaelpa, tem algum retorno sobre o questionamento do @Joao_Antonio_Ferrei1?

É uma duvida minha também.

@Joao_Antonio_Ferrei1, @Trend_Consulting

O Opt-in é necessário e faz parte das políticas do WhatsApp. No entanto, é de sua responsabilidade gerenciar e manter a lista dos usuários.

Dá uma olhadinha nesse artigo no nosso Blog e veja se ele consegue sanar suas dúvidas:

@Bruno,

Fiquei com uma duvida ainda, no artigo diz que o controle de opt-in deve ser feito no porta Blip, como é enviado para o Blip esses dados?

** Através do Portal BLiP, será necessário fazer o controle dos usuários que já concederam o opt-in;**

opt-in

@Bruno e @rafaelpa, A solcitação do opt-in pode ser conforme imagem anexa?

@Bruno,

Fiquei com uma duvida ainda, no artigo diz que o controle de opt-in deve ser feito no porta Blip, como é enviado para o Blip esses dados?

** Através do Portal BLiP, será necessário fazer o controle dos usuários que já concederam o opt-in;**

Olá @Trend_Consulting,

não é necessário enviar nenhum dado para o BLiP em relação ao Opt-in. Você pode controlar tudo do seu lado.

Entretanto, também é possível cadastrar os usuários que já lhe concederam opt-in na plataforma. Caso seja interessante para a sua empresa, basta cadastrar os usuários como contato do seu bot e opcionalmente adicioná-los em listas de distribuição.

Veja nos links abaixo:

https://docs.blip.ai/#add-or-update-a-contact
https://docs.blip.ai/#create-a-list

@rafaelpa, boa tarde.

Quando envio uma mensagem ativa, eu recebo um e-mail de violação das policitas de mensagens ativas, como a TAKE sabe se tenho opt-in, senão enviou esse controle para a plataforma.

@Trend_Consulting

Se você recebeu a notificação de violação das políticas de mensagens ativas é porque provavelmente extrapolou a janela de 24h (provavelmente com atendimento humano, em um ticket que ficou aberto por mais do que 24h). Isso não tem nenhuma ligação com Opt-in.

Dê uma olhada nesse artigo para entender melhor sobre o caso: Política de Violação de Mensagens

Nesse tópico eu expliquei um pouco melhor sobre Opt-in e o processo e talvez isso possa te ajudar a entender melhor: