Whatsapp Opt-in e Opt-out


Bom dia,


Gostaria de saber como realizo o opt-in, vou enviar o link de um formulário por SMS, o cliente irá digitar o número de telefone e dar o OK, a partir desse ponto, o que devo fazer? Preciso enviar a autorização do cliente para o WhatsApp ou BLiP?


No caso do Opt-out, como o cliente irá realizar essa operação?


10 comentários

Olá @Leandro_da_silva_sou,


você pode conseguir o opt-in do seu cliente através de duas formas basicamente:



  1. Através de um formulário, onde você diz explicitamente que enviará mensagens para o WhatsApp dele.

  2. Através de algum canal de mensageria, onde você solicita a autorização para enviar mensagens no WhatsApp do cliente.


Para obter mais detalhes sobre o WhatsApp veja os materias (gratuitos) abaixo:



Em relação ao opt-out ele poderá ocorrer de diversas formas:



  1. Através do próprio bot no WhatsApp

  2. Através de qualquer contato do cliente com sua empresa


É importante que você esteja preparado para entender o opt-out e parar de enviar notificações para esses clentes.

Mas uma dúvida que eu tenho é o que fazer com a resposta do cliente?


para onde mandar?

tenho que mandar a resposta para uma API do whatsapp ou do blip?

tenho que grava em um banco de dados internamente?

@rafaelpa, tem algum retorno sobre o questionamento do @Joao_Antonio_Ferrei1?


É uma duvida minha também.

Reputação 7

@Joao_Antonio_Ferrei1, @Trend_Consulting


O Opt-in é necessário e faz parte das políticas do WhatsApp. No entanto, é de sua responsabilidade gerenciar e manter a lista dos usuários.


Dá uma olhadinha nesse artigo no nosso Blog e veja se ele consegue sanar suas dúvidas:

@BrunoC,


Fiquei com uma duvida ainda, no artigo diz que o controle de opt-in deve ser feito no porta Blip, como é enviado para o Blip esses dados?


** Através do Portal BLiP, será necessário fazer o controle dos usuários que já concederam o opt-in;**

opt-in


@BrunoC e @rafaelpa, A solcitação do opt-in pode ser conforme imagem anexa?

@BrunoC,


Fiquei com uma duvida ainda, no artigo diz que o controle de opt-in deve ser feito no porta Blip, como é enviado para o Blip esses dados?


** Através do Portal BLiP, será necessário fazer o controle dos usuários que já concederam o opt-in;**

Olá @Trend_Consulting,


não é necessário enviar nenhum dado para o BLiP em relação ao Opt-in. Você pode controlar tudo do seu lado.


Entretanto, também é possível cadastrar os usuários que já lhe concederam opt-in na plataforma. Caso seja interessante para a sua empresa, basta cadastrar os usuários como contato do seu bot e opcionalmente adicioná-los em listas de distribuição.


Veja nos links abaixo:


https://docs.blip.ai/#add-or-update-a-contact

https://docs.blip.ai/#create-a-list

@rafaelpa, boa tarde.


Quando envio uma mensagem ativa, eu recebo um e-mail de violação das policitas de mensagens ativas, como a TAKE sabe se tenho opt-in, senão enviou esse controle para a plataforma.

Reputação 7

@Trend_Consulting


Se você recebeu a notificação de violação das políticas de mensagens ativas é porque provavelmente extrapolou a janela de 24h (provavelmente com atendimento humano, em um ticket que ficou aberto por mais do que 24h). Isso não tem nenhuma ligação com Opt-in.


Dê uma olhada nesse artigo para entender melhor sobre o caso: Política de Violação de Mensagens


Nesse tópico eu expliquei um pouco melhor sobre Opt-in e o processo e talvez isso possa te ajudar a entender melhor:

Comente