[Resolvido] Variavel num intervalo

Oi Pessoal,

Já vi como verificar se uma entrada de um usuário é um numero ou de um outro tipo de dados. Quanto a isso, ok.

Mas supondo ser um número como faço para restringir o valor? E pior, suponha que o valor máximo está definido numa outra variável digitada em conversas anteriores?

PS. Estou usando o Builder.

Obrigado, abs Luidi

Oi @Luidi_Fortunato como vai? :hugs:

Isso é bem simples de se fazer. Um exemplo seria você definir suas condições de saída baseadas no seu valor máximo (10, por exemplo), ou seja, caso o número informado pelo usuário seja maior que o máximo, ele é enviado para um novo bloco informando que o número é inválido e aí ele pede outro número. Ele fica nesse loop enquanto ele não digitar um valor válido. Vou te mostrar esse exemplo em imagens, para ficar mais fácil de você entender.

No caso de o valor máximo ser uma variável, você pode salvar a resposta do usuário em uma outra variável e fazer um script que verifica se uma é maior que a outra e salvar essa resposta em uma terceira variável e usá-la em sua condição de saída.

Lembrando que isso é apenas um exemplo e você vai precisar adaptar de acordo com as suas necessidades e plano de negócio. Se ainda tiver alguma dúvida, dá uma olhada nesse artigo e se precisar é só chamar! :wink:

Oi Bruno,

Boa dica… mas tentei implementar e não consegui. Veja como eu fiz:

Detalhe, essa variavel tem o valor correto, pois no texto escrito nesse bloco eu imprimi a variável para ter certeza. Só que ela veio via um response de um JSON. Então talvez o Blip esteja considerando ela como uma string e aí as comparações estejam dado erro.

O fato é que depois que eu digito, estou caindo no bloco de exceção.

Estranho não?

Obrigado, abs Luidi

Faça um script que faça a comparação e aí você consegue.

Oi,

Perfeito. Fiz com script e funcionou.

Bem poderoso esse recurso do script. Boa técnica essa de jogar para Script.

Abs Luidi

1 Curtida