Redirecionamento dinamico de acordo com o telefone


Li alguns tutoriais disponibilizados na documentação porém não encontrei nada. Gostaria de um direcionamento em como implementar encaminhamento automático de um início de conversa para uma determinada equipe de acordo com o telefone do cliente. Ao enviar uma mensagem específica, o cliente já deve ser redirecionado para uma equipe específica.


Posso através do servidor tagear de alguma forma aquele telefone ou então criar uma API que retorne qual a fila esse cliente deve ir.


Poderiam orientar quais os passos necessários?


Obrigado


6 comentários

Olá @Vitor_Zaninotto,


atualmente as regras de redirecionamento para o BLiP Desk levam em consideração os seguintes campos:



  • Mensagem

  • Nome

  • Email

  • Extras


No seu caso, basta salvar o telefone dos seus contatos em uma variável do campo Extras (por exemplo com o nome telefone) e depois utilizar o campo extras para definir sua regra de redirecionamento.


Para salvar o telefone do cliente no campo extras use uma ação de Definir Contato


Veja este exemplo:


Screen Shot 2018-10-02 at 11.21.01 AM

Obrigado pelo retorno, Rafael.


Entendi os passos. Porém no nosso caso a regra para definir qual a equipe correta a ser direcionada virá de um Endpoint no servidor. Não seria viável cadastrar cada número com a fila de destino, precisaria ser dinâmico com a definição da equipe em runtime.


Obrigado

@Vitor_Zaninotto,


ainda não é possível utilizar uma variável para definir a equipe (fila) de encaminhamento.

O que é possível fazer é criar uma regra “de/para” entre o valor retornado pela sua API e uma equipe pré-existente no BLiP.


Exemplo:


Tenho as seguintes equipes:



  • Alpha

  • Beta

  • Gama


Ao realizar uma requisição na API, para encontrar a equipe que deverá tratar o atendimento, recebo o valor “Equipe Beta”, e armazeno na variável equipe do campo Extras.


Dessa forma, caso exista uma regra de redirecionamento em seu bot, conforme a imagem abaixo, o cliente será enviado para a fila correta.



*Obs.: Nessa solução parto do princípio que você já pré-cadastrou uma regra por equipe.

Certo, para teste criei em Ações, uma saída com requisição HTTP para meu endpoint.


Aparentemente o endpoint não está enviando nenhuma informação. Do lado do servidor estou debugando e não é enviada nenhuma informação no Body da mensagem e nem via parâmetro. É necessário fazer alguma configuração para envio desses dados padrão?


Obrigado

Em outras palavras, como envio automaticamente o telefone do usuário para API?


@Vitor_Zaninotto, basicamente você precisa colocar todas as informações que deseja enviar à sua API no body da requisição (ou na URL, no caso de uma queryString ). Assim, será necessário utilizar as variáveis que você acumulou do usuário ao longo do fluxo. Vamos a um exemplo:


Imagine que meu fluxo possua 2 variáveis:



  • {{variavel1}}

  • {{variavel2}}


Veja como eu poderia enviar essas duas informações para minha API, através de uma requisição do tipo POST:



Dependendo do canal, você já possuirá algumas variáveis automaticamente. Se o canal que você está utilizando já captura o telefone do usuário (como SMS, Whatsapp por exemplo), é possível utilizar a variável de contato phoneNumber ( {{contact.phoneNumber}} ).

Comente