[Resolvido] Qual usar? Builder vs SDK

Bom dia pessoal, tudo bem?
Recentemente acompanhei a palestra/webinar do @rafaelpa que o mesmo postou no grupo do facebook, (link caso queiram ver http://www.cloudweekend.com.br/palestra/?titulo=criando-bots-com-blip ) e ao fim do vídeo fiquei com essa dúvida em minha cabeça e gostaria de abrir essa discussão com vocês.

Atualmente tenho um bot ja funcionando pelo blip, com aproximadamente 1000 acessos diários, um número relativamente alto até, totalmente construído pelo SDK, todavia, cheguei a um ponto que a evolução está muito lenta, não sei se pela minha inexperiência com essa área ou pela dificuldade em criar algumas funções que seriam muito simples via builder e então, surge essa indagação, qual devo usar, sdk ou builder?

Entendo que o SDK abre um leque e possibilita uma flexibilidade imensa e também sei que pelo SDK eu consigo realizar tudo que faço pelo builder, todavia, qual seria mais trivial?

Na minha pouca experiência com o blip, estou começando a achar que talvez compense a migração do meu bot para o Builder, realizo algumas operações um pouco mais complexas como geração de boletos, consulta do cadastro do meu cliente a partir do CPF digitado no bot, todavia, penso que talvez seja muito mais simples a criação de um serviço http que retorno esses dados para o meu bot por meio do builder do que realizar todas as operações por meio do SDK. No fim a minha avaliação levantou os seguintes pontos:

1 - Gasto um tempo mais alto na organização dos meus fluxos por meio do SDK, tarefa simplória no Builder.

2 - Integração com alguns serviços muito mais simples utilizando o Builder (Meu bot utiliza o blip desk, gastei um bom tempo para conseguir realizar essa integração, precisei até da ajuda do @rafaelpa para conseguir realizá-la)

Devido a esses pontos e uma possibilidade de crescimento muito mais simples e ordenada, cogitei essa ideia, porém, gostaria de abrir com vocês essa discussão, qual vocês usam e porque?

Olá @Victor_Hugo_Goncalve,

excelente discussão. Muito obrigado por compartilhar com a gente seus insights e desafios.
Você levantou um ponto bem relevante. Essa escolha deve levar em consideração vários aspectos:

1. Agilidade em realizar alterações
  2. Facilidade em organizar as coisas
  3. Tamanho/complexidade do bot
  4. Tipos de integrações necessárias para criar o bot
  5. Experiência (ou não) com programação
  6. Local de hospedagem da aplicação

Minha sugestão é que você faça um teste (piloto) no builder e analise os prós e contras das duas opções.
Sou muito fã do Builder, mas como qualquer coisa na vida ele também possui alguns pontos negativos.

O que posso lhe assegurar é que ele é estável e muito flexível.

Exatamente @rafaelpa, concordo com os pontos levantados, entendo que o builder tem suas limitações e o SDK na teoria, não há limitações, todadia, há uma trivialidade, uma complexidade por trás de algumas ações que podem ser bem mais simples pelo Builder.

Já estou seguindo a sugestão, assim que vi o vídeo comecei a fazer um bot a respeito das eleições desse ano, até então estou bastante satisfeito com a resposta do builder. O importante é compartilhar as experiências, tanto para melhoria do builder quanto para ajudar os que se aventuram pelo SDK. :grinning:

1 Curtida

Bom dia, qual seu e-mail preciso falar com você.

@Alessandro_Lima comigo? victoorgc@gmail.com