[Resolvido] Pegando key em conteúdo dinâmico

Bom dia pessoal,
estou enfrentando um problema referente as keys do conteúdo dinâmico, preciso que o usuário veja o text, porém que a resposta salva pelo bot, seja a key, porém, ao salvar o reply do menu, a variável recebe o text e não a key, diferente do payload do select. Exemplo:
image

Nesse caso, ao escolher a opção “A vista” no select, o bot armazenará na variável retorno o valor 1

O meu conteúdo dinâmico está da seguinte forma:

{“PropostasAPI”:[{“text”:"01 Parcela de R$ 3916,78. Desconto especial de

96,20%",“value”:{“key”:“XXXXXXXX”}},{“text”:"XX Parcelas de R$ XXXXX. Desconto especial de

95,38%",“value”:{“key”:“XXXXXXX”}},{“text”:"XX Parcelas de R$ XXXXX. Desconto especial de

95,35%",“value”:{“key”:“XXXXXXX”}},{“text”:"XX Parcelas de R$ XXXX. Desconto especial de

95,13%",“value”:{“key”:“XXXXXX”}},{“text”:“Nenhuma das propostas”}]}

o menu é mostrado, porém, ao salvar o retorno, a varíavel recebe o text e não a key.

Bom dia @Victor_Hugo_Goncalve, tudo bem?

Só pra ver se eu entendi direito: Você está fazendo um menu no seu bot e, de acordo com a opção selecionada salva em uma variável, chama uma API e cria um conteúdo dinâmico? Ou o menu já é feito através de conteúdo dinâmico?

Não, eu faço um menu por conteúdo dinâmico, nesse menu eu passo o seguinte conteúdo:
image

Onde o {{response@PropostasAPI}} é um json nesse formato:
{“PropostasAPI”:[{“text”:"01 Parcela de R$ 3916,78. Desconto especial de

96,20%",“value”:{“key”:“XXXXXXXX”}},{“text”:"XX Parcelas de R$ XXXXX. Desconto especial de

95,38%",“value”:{“key”:“XXXXXXX”}},{“text”:"XX Parcelas de R$ XXXXX. Desconto especial de

95,35%",“value”:{“key”:“XXXXXXX”}},{“text”:"XX Parcelas de R$ XXXX. Desconto especial de

95,13%",“value”:{“key”:“XXXXXX”}},{“text”:“Nenhuma das propostas”}]}

o menu aparece pro usuário que escolhe uma opção e eu salvo essa opção de escolha em uma variável, todavia, gostaria que fosse salvo a “key” e não o “text”, pois o que está acontecendo é que o text que está ficando na variável.

Faço uma operação semelhante com o set payload do select conforme informei no inicio, o cliente escolhe “A vista” mas o resultado salvo na variável é “1”

@Victor_Hugo_Goncalve agora sim entendi. Obrigado! :grin:

De acordo com nossa documentação, para que você faça um menu com esse tipo de conteúdo, ele precisa ser um documento, ou seja, precisa ter o tipo especificado. Você está simplesmente passando o componente value, assim ele retornará o campo text:

• If the option contains the field ‘value’, it should be returned
  • If not, the ‘order’ filled value should be returned, if present
  • If not, field ‘text’ should be returned

O correto é fazer dessa forma, por exemplo:

json%20conte%C3%BAdo%20dinamico%20menu

Deu certo !!! Muito obrigado