[Resolvido] Não consigo enviar notificações

Boa tarde!

Não estamos conseguindo enviar notificações via whatsapp.
Já temos templates aprovados e saldo em nossa conta.

Os envios chegam no log do blip mas não chegam no whatsapp do cliente:

Estamos fazendo os testes de envio pelo postman de duas formas, exemplo:

Quando enviamos pela opção Send a Message, a mensagem aparece no histórico de conversas no blip mas não é recebida no whatsapp do cliente, conforme print a seguir:

Quando enviamos pela opção Send a Notification, a mensagem aparece no histórico de conversas como não suportada e também não é recebida no whatsapp do cliente, conforme print a seguir:

Vcs podem nos ajudar?

@Smile_Saude

Você já abriu um chamado para o seu suporte? O WhatsApp fez algumas modificações no envio de mensagens e notificações e pode ser que isso esteja causando esses problemas. Poderia conferir, por favor?

Os parâmetros abaixo

"fallback_lg": "pt",
"fallback_lc": "BR",

devem ser substituídos por:

"language": { 
"policy": "deterministic", 
"code": "pt_BR" 
},

A nossa documentação será atualizada com essas novas informações em breve.

Não tinha aberto chamado porque não estava conseguindo acessar a página do suporte. Abri o fórum e só depois de alguns dias através de contato telefônico fui informada que a plataforma do suporte mudou. Obrigada pelo esclarecimento. Vamos verificar.

1 Curtida

Boa tarde @Bruno.

Sim, o suporte foi aberto e o mesmo foi respondido de forma similar ao que você indicou sobre estas algumas modificações que foram feitas no WhatsApp. Então através deste, venho esclarecer o passo a passo que estamos fazendo e os resultados que continuamos a obter sem sucesso. Gostaria que, de fato após esta mensagem nos deem uma solução efetiva, pois precisamos o quanto antes que isto seja solucionado… Vamos lá…

A principio te informo que estou utilizando o Postman na versão 7.21.1 para Linux, utilizando a distribuição Debian 10. Foi perguntado anteriormente qual tipo de requisição estamos utilizando, e fomos sempre enfático em informar que é a HTTP.

Até poucas semanas atrás, eu conseguia ter acesso a Collection da Blip do Postman no portal de vocês, agora ao tentar acessar, e informar que é pra versão Linux, causa este erro como pode vem no print abaixo:
Link: https://docs.blip.ai/#postman-collection (Run in Postman ).

Sendo assim, continuo a usar o Collection que havia conseguido baixar no site de vocês anteriormente (neste caso ainda esta sem a modificação supracitada pelo @Bruno ), que é este:
BLiP.postman_collection.json (258,0,KB)

Feita a importação do Blip Postman Collection para o Postman, vou em integrações, WhatsApp e insiro a Key do BOT nos nossos Headers. De acordo com informações anteriores, fazemos primeiramente a verificação com um número de telefone, neste caso fiz a verificação com o meu número particular de telefone, e o Postman me retorna o Status 200 OK, incluindo meu nome por exemplo como consta no print abaixo: (até aqui tudo bem)

Agora vamos a parte de enviar uma notificação ao mesmo número de telefone. No Blip Postman Collection que possuo, ainda não consta as modificações que aqui foram citadas, mas as modifiquei de forma manual como poderás ver no print logo abaixo (inclusive, utilizando o mesmo element_name e template que foi testado pelo pessoal do suporte, e nos retornaram informando que obtiveram êxito). Mas o retorno que tenho é o Status 202 Accepted. A notificação não chega ao número que estou tentando enviar, que é o mesmo que fiz a verificação anteriormente.

Faço uma observação em relação a tela anterior que, apesar de não chegar a notificação no número em questão, a mesma pode ser visualizada no LOG do BOT, como mostra imagem abaixo:

Sabendo-se destas informações, de todo passo a passo que estamos fazendo, e ainda sem êxito, eu vos pergunto: Estamos errando em alguma etapa? Se sim qual? Não há erros em nossas configurações? E porque não funciona chegando a notificação ao número que desejamos?!?!

Desde já sou muito grato por todo e qualquer apoio que possam nos oferecer!

Obrigado, vamos verificar. Antes era exibido o JSON e a pessoa copiava e colava. Agora colocamos um botão que direciona direto para o Postman.

Por favor, por questões de segurança nunca exponha o seu Namespace. Eu retirei ele da imagem :slight_smile:

@Smile_Saude aparentemente a única coisa que poderia estar causando esse problema é o fato de você estar enviando para o ID e não para o AlternativeAccount exibido quando você faz a verificação do número. Note que o AlternativeAccount tem um 9 a menos.

Tente enviar para o AlternativeAccount e veja se está funcionando. Se não, por favor me envie os Logs do BLiP incluindo as mensagens de notificação (clicando no ID da mensagem de LOG irão abrir outras mensagens).

Outra informação que gostaria é: Você está com o canal conectado no Router, correto? Está enviando a notificação em nome do Router ou do Subbot?

1 Curtida