[Resolvido] Ler e editar um Recurso no fluxo através do Builder

Como referenciamos um Recurso no fluxo?
Como editamos o valor deste Recurso durante o fluxo?

Olá @Jhoni_Desb,

para buscar um recurso no Builder basta usar uma ação de Processar Comando.
Para saber as configurações necessárias para montar o comando, veja o link abaixo:

https://docs.blip.ai/#get-a-specific-resource

Para adicionar/editar o recurso em tempo de execução veja o link abaixo:

https://docs.blip.ai/#add-a-strong-text-plain-strong-resource

Obs.: Qual o motivo de você querer utilizar os recursos com o Builder? Pergunto isso porque os blocos do Builder já funcionam como organizadores de recursos, através da aba conteúdo.

Por que eu quero armazenar o refresh_token do meu acess_token que uso pra negociar a autenticação OAuth com as APIs do Google.

Como o fluxo é efêmero, não adianta armazenar nada nele pois serão dados específicos de cada usuário-conversa.

Sem falar que se eu tiver que solicitar um novo token para cada conversa de usuário, estarei ferindo as boas práticas e estourando o limite de pedidos da API.

Usando recursos (que ficam no servidor) eu faço bom uso de um informação única para todas as conversas! É pra isso que ele foi feito, não?

Sugiro apenas que permitam usar com mais facilidade no Builder, a exemplo das variáveis!

Algum motivo em não utilizar variáveis para armazenar esses valores? Além de mais simples, essa solução não tem nenhuma diferença em relação a utilizar recursos.

As variáveis não são exclusivas de cada fluxo de conversa?
Se em uma conversa eu escrever “A” na variável X, a outra conversa, com outro usuário vai ler “A” também da variável X?
Não parece fazer sentido, pois seria uma enorme confusão ter mais de uma conversa ativa!
Se variável é igual recurso, por que inventaram os recursos?

@Jhoni_Desb,

as variáveis tem escopo de usuário. Ou seja, se o bot salvar uma variável X com o valor “A” para um usuário esse valor não gera nenhuma interferência com outro usuário.

Criamos os recursos bem antes do Builder existir. Esta feature faz sentido para bots criados via SDK ou API HTTP. :wink:

Então @rafaelpa, o token é comum para meu bot!
Qualquer usuário que se conectar vai usar o mesmo recurso de autenticação com a API.
Como já mencionei, não faz sentido cada usuário ter um, sem falar que o token vence.

Sobre os Recursos, parece fazer bastante sentido pra quem usa o Builder mais do que pra quem usa SDK e já vai ter um servidor de aplicação e dados a disposição.

@Jhoni_Desb,

se a variável é comum a todos os usuários então sugiro que você utilize uma variável global (variáveis de configuração). Ela foi feita exatamente pra isso.

Para criá-la basta acessar as configurações do Builder e clicar em Variáveis de Configurações

Para usar a variável use o padrão {{config.nomeVariavel}}

*Obs.: Essa variável é somente leitura, então se precisar alterar o valor será necessário utilizar outra abordagem :wink:

Exatamente, é disso que estou falando.
Eu renovo o token sempre que ele vence.
O valor da variável vai precisar ser atualizado com frequência.

Entende minha necessidade agora?

2 Curtidas