Instrução de validação de variáveis


Pessoa, boa tarde!


Gostaria de saber como faço as validações das variáveis que o bot apresenta, por exemplo, meu bot pede o telefone do usuário, porém o usuário consegue escrever qualquer letra e o bot aceita e passa pro próximo BOX. Tem como eu validar o que o usuário respondeu, e caso não seja o esperado retorne uma mensagem para o usuário tentar novamente colocar o telefone?


3 comentários

@Joao_Victor_Ravazoll


Você pode validar um telefone por Expressão Regular. Caso a entrada de usuário não corresponda a expressão regular, você direciona ele pra um bloco de erro para fazer uma nova tentativa. Uma possível expressão para validar o telefone é: (\d{2})\d{4,5}-?\d{4}


Caso queira testar a expressão regular, eu utilizo o site https://regex101.com/

@Joao_Victor_Ravazoll

 

Você pode validar um telefone por Expressão Regular. Caso a entrada de usuário não corresponda a expressão regular, você direciona ele pra um bloco de erro para fazer uma nova tentativa. Uma possível expressão para validar o telefone é: (\d{2})\d{4,5}-?\d{4}

 

 

Caso queira testar a expressão regular, eu utilizo o site https://regex101.com/

 

Bom dia! O que eu devo colocar na instrução de validação? Poderia me ajudar?

Reputação 2
Crachá +1

Boa tarde, @AmandaGondim!

 

Venho com algumas sugestões para você.

 

Cenário 1: Preciso do número de telefone do usuário, porém não me preocupo com a formatação (se tem asterisco, hífen etc). 

Neste caso, utilize a expressão regular: ^\(?\d{2}\)?\s?9?\d{4}-?\d{4}$

Na instrução de validação, você pode colocar algo como: “Por favor, digite o seu número de telefone no formato a seguir: DD 99999-9999.

Cenário 2: Me preocupo com o formato do telefone do usuário (precisa ser em um formato específico para colocar no sistema). Neste caso, preciso saber exatamente qual é o tipo de telefone que você espera e aí também podemos tratar isso com script, sem que o usuário tenha que ficar digitando sem ponto ou traço (o script já tira pra você).

 

Cenário 3: Se não for um problema pra você, sugiro puxar o número de telefone do próprio WhatsApp do usuário para colocar nos dados do contato, economizando na navegação.

Para isso, é necessário colocar um script para puxar o número de telefone do usuário quando ele entra em contato com o bot.

Me informa qual é o melhor cenário para você que aí te ajudo!

Comente