[Resolvido] Importação de Intentions falhou - sem apresentar erro

Subi um arquivo .csv com novas intentions e o Blip não processou - e não apresentou mensagem de erro.

Testei vários formatos de CSV : Windows normal, Unix DOS, TXT … mas todos parecem ser corrompidos de tal forma que o Blip não consiga ler.

Fiz o seguinte para testar:

1 - Criei Intentions na mão, na plataforma
2 - Exportei arquivo de intentions
3 - Criei novo Bot
4 - Adicionei uma linha (nova intention e uma mensagem ao lado)
5 - Salvei
5 - Importei arquivo de intentions

Não funcionou.

Tentei também criar um novo arquivo, adicionei itens na mão (usando excel), salvei como .CSV, tentei importar no Blip - não funcionou.

Qual formato / app funciona criar um CSV que Blip realmente leia?

Olá @vpego,

acabei de fazer o passo a passo descrito por você e tudo funcionou perfeitamente.

Você manteve o mesmo separador utilizado pelo BLiP? Quando utilizamos o excel, em alguns casos ele altera o separador padrão do arquivo.

Poderia me enviar um fragmento do seu arquivo? (Não precisa conter todas as intenções/frases, apenas 2 exemplos é o suficiente).

Vou investigar se pode estar havendo algum problema do nosso lado.

Olá Rafa,

estou compartilhando 2 arquivos na nuvem (o fórum não deixa anexar xls):

Desta vez apareceu mensagem de erro: ver print:

Obrigado!

Ainda pesquisando alternativas de criar um arquivo válido na mão. Na última tentativa:

• abri um arquivo de intentions exportado do Blip válido
  • abri com notepad
  • criei novo arquivo no notepad
  • colei conteúdo copiado dentro
  • salvei como .csv

Eis o erro apresentado

Repeti o processo acima.

Na hora de salvar como, no notepad, novamente alterei a extensão para .csv e desta vez alterei a opção de codificação para UTF-8

A plataforma conseguiu ler este .csv criado a partir de um notepad.

Ainda enfrentando problema com excel.

Continuar pesquisando… posto aqui se conseguir resolver

Problema identificado:

Ao tentar exportar / salvar como arquivo .csv ocorrem 2 problemas:

1 - Excel insiste em salvar com separador “;”

Já pesquisei alternativas para alterar isso, na configuração avançada de linguagem e regiao do Windows, mas mesmo assim o Excel gera o arquivo com “;” - aparentemente um problema antigo do Excel que só pode ser resolvido com Macro…

Minha alternativa: Abro usando o notepad, e substituo todos “;” por “,” e adiciono --> sep=, na primeira linha do arquivo.

2 - Um ponto para se prestar atenção também é que o arquivo notepad, ao salvar, a extensão tem que ser .csv (em minúsculo) e não .CSV (em maiúsculo) -> acredite, isso afeta!

E por último, na hora de salvar o arquivo - pelo notepad - com extensão .csv correta, não esqueça de alterar a opção para UTF-8

Esta não é a solução ideal uma vez que, se você tiver “;” no seu arquivo original, vai acabar afetando a importação das intentions.

Aparentemente uma alternativa seria usar o Office do Google Planilhas pois ele exporta direitinho com “,” no lugar de “;” - mas eu ainda não testei esta opção

Ou seja, meu workaround está sendo:

1. Criar as intentions em um arquivo .xls (respeitando o modelo que prevê duas colunas apenas)
  2. Exportar / Salvar como CSV
  3. Abrir o novo arquivo utilizando Notepad
  4. Substituir todos “;” por “,”
  5. Adicionar sep=, na primeira linha do arquivo
  6. Salvar como .csv e UTF-8
  7. Subir no Blip

Abs.,

@vpego,

muito bacana ver que já está conseguindo utilizar.
Já estamos trabalhando para aceitar o formato padrão do excel também.
Quando isto estiver disponível, vc não precisará mais desse workaround. :wink:

PS.: Obrigado por reportar todo o seu processo de análise do problema!!!

1 Curtida