[Resolvido] Identificar usuário já cadastrado para alternar saudação

Olá pessoal, preciso de uma dica.

Quando um usuário chamar o bot, gostaríamos que ele identificasse se o usuário já possui cadastro nos contatos, caso verdadeiro, o bot faria uma saudação indicando que já conhece o usuário. Caso falso, o bot faria uma breve apresentação de primeira conversa.

O que acham?

1 Curtida

Eu resolvi isso da seguinte forma:

  1. Criei um bloco espera entrada;
  2. Quando o usuário digita, o bloco compara o parâmetro nome, por exemplo;
  3. Caso o nome esteja preenchido, direciona para um bloco, caso não exista, direciona para outro.

Não é a melhor forma, mas funciona kkkk

1 Curtida

É isso mesmo que o @Eduardo_Vasconcelos falou! Você pode usar algum atributo do contato para confirmar se ele já foi ou não cadastrado. Você pode, inclusive, criar um atributo só pra isso, para garantir que o usuário não venha com alguns atributos por padrão.

1 Curtida

E como isso fica na prática?
Qual o passo a passo para fazer dessa forma?

@Vanessa_Campos

Suponha, por exemplo, que eu criei um atributo extra chamado cadastrado em algum ponto do meu fluxo, quando eu de fato cadastro o meu usuário.
No início do fluxo do meu bot, vou checar se a variável {{contact.extras.cadastrado}} existe

Caso exista, eu mando o usuário para um fluxo, partindo da ideia de que ele já está cadastrado. Caso contrário, para um fluxo onde irei cadastrá-lo.