Fluxo na ordem errada


Criei um bloco de boas vindas com algumas mensagens e uma imagem antes de receber a entrada do usuário, porém ao entrar nesse bloco, o usuário recebe as mensagens de forma aleatória e em algumas vezes de forma correta. Isso acontece tanto no chat do blip quando no Messenger.


Exemplo:



  1. “Bom dia, Matheus”

  2. “Bem vindo ao Bot”

  3. Carrega uma imagem

  4. “Como posso ajudar?”

  5. Espera a entrada do usuário através de um quick reply


Ao entrar nesse bloco do fluxo em alguns casos o “Bem vindo ao Bot” aparece em primeiro, carrega a imagem e em seguida envia “Bom dia, Matheus”, isso no chat do Blip, já no Messenger é um pouco pior, as mensagens são enviadas na ordem certa, porém a imagem sempre é a ultima a ser enviada e com isso os botões do quick reply somem. Percebi que isso tem relação com o tempo de carregamento da imagem, porém não consegui achar uma solução para o problema.


10 comentários

Olá, Matheus!


Sugiro colocar um balão de reticências “…”, chamado “Digitando” ou “Typing”, entre essas mensagens. Esse balão respeita o tempo de envio de cada mensagem. Só não precisa colocar esse balão no final do bloco. Se isso não funcionar, por favor nos avise.

No caso do chat do Blip o problema é resolvido, porem no Messenger a imagem continua sendo a última coisa a aparecer a não ser que eu coloque uns 5 segundos de espera do “Typing” para dar tempo de carregar ela.

Você poderia me falar qual o tamanho da imagem que está passando e o formato? Talvez se ela tivesse um tamanho menor, demorasse menos para carregar.

A imagem possui 1024x683 e 138,3kB

Sugiro você fazer testes com tamanhos menores da imagem. Normalmente, não é necessário colocar tamanhos muito grandes no Messenger. Esse post aqui trata de imagens em galeria no Messenger, mas pode ser útil para seu caso também: Facebook Messenger Gallery: Elements and Image Dimensions


Não posso dizer qual é o tamanho ideal, mas seria bom testar com um tamanho bem menor para ver se faz alguma diferença, como 512x360 (se aproximar o seu tamanho para 1024x720 e dividir pela metade). O importante é ter em mente que o Messenger provavelmente joga sua imagem para o fim pelo fato dele demorar a carregá-la, então quanto menor a imagem, melhor. Claro, manter a qualidade e a ratio da imagem é sempre bom também!

Muito obrigado! Tentarei diminuir a imagem para melhorar a velocidade de carregamento

Olá Brenner,

Trabalho junto com Matheus estou vendo que a ordem das mensagens estão se embaralhando mesmo usando as imagens padrões de cada elemento, nosso teste foi usando canal Messenger, isso não acontece no BLIP Chat.


Seria possível uma inspeção direta no nosso builder? Como devemos comparilhar as credenciais?


Fico no aguardo.

Obrigado!


Olá @FREDERICO_RENNO_FROT,


O BLiP não garante ordem de entrega das mensagens.

Para garantir a ordem é preciso utilizar o tipo de conteúdo Digitando entre as mensagens.

É possível configurar o tempo de exibição de qualquer card “Digitando”. Esse valor é medido em milisegundos.




Dependendo do tipo de conteúdo (por exemplo uma imagem muito grande) enviado é necessário adicionar um tempo maior nos cards digitando.

No facebook não está respeitando este tempo do card digitando, ele está soltando as mensagem uma depois da outra seguidamente mesmo tendo configurado todos os cards

Olá @Bruno_sousa,


tem certeza que o seu bloco possui o tipo de conteúdo digitando entre os conteúdos?

Experimente aumentar o tempo dos conteúdos “digitando”!

Comente