É possível referenciar diretamente entidades ao criar intenções?

É possível referenciar diretamente entidades ao criar intenções?
Reputação 3

É possível referenciar diretamente entidades ao criar intenções?



6 comentários

Olá @gwChatbot,


essa inferência é feita automaticamente. Você não precisa se preocupar em marcar pedaços dos textos de uma intenção com alguma referência à uma entidade. A identificação de entidades em uma intenção é feita globalmente e automaticamente. 😉

Mas de que forma isso é identificado? Supondo que eu tenha uma intenção do tipo Aluguel e que tenha como exemplos de frase “quero alugar um apartamento”, “quero alugar uma casa” e “quero alugar um imóvel”. Para que a inferência seja feita de forma automática, como eu devo criar as entidades? Se eu criar uma entidade de nome “Tipo de imóvel” e nele eu tivesse um valor “apartamento”, um valor “imóvel” e um valor “casa”, eu poderia então deixar só uma das 3 frases acima citadas na intenção Aluguel que a intenção (e a entidade) seriam identificadas?

OIá @Ricardo_Ventura,


isso mesmo, o BLiP identifica automaticamente a intenção e as entidades existentes em uma frase.

Para que isso se reflita no Builder basta utilizar condições de saída que levem em consideração:


intenção identificada e entidade identificada


Na unidade 5 do curso do BLiP, explico como utilizar esse recurso.


https://learn.take.net/courses/criando-chatbots-com-a-plataforma-blip

Seguindo a ideia do @Ricardo_Ventura, como seria possível salvar em uma variável o “Tipo de imóvel” que foi identificado? Minha ideia inicial era criar um bloco para cada valor da entidade, com uma saída para cada e nesses novos blocos definir o valor para minha variável. Mas para uma entidade com mais valores possíveis isso ficaria muito complicado. É possível simplificar isso de alguma maneira? Obrigado.

Olá @rafaelpa!


Fiquei com uma dúvida hoje em relação às entidades, segue o caso:


Tenho uma intenção chamada “Alugar imóvel” e uma das frases de exemplo é "quero alugar um imóvel. Tenho também uma entidade chamada “Tipo de Imóvel” e nessa entidade eu tenho valores como “casa, apartamento e imóvel”.


Pelo que eu entendi da sua afirmação referente a minha mensagem, apenas a frase “quero alugar um imóvel” seria suficiente para entender, igualmente, as frases “quero alugar um imóvel”, “quero alugar um apartamento” e “quero alugar uma casa”.


O que acontece é o seguinte:



A % de confiabilidade é bem diferente em cada caso. Deveria ser assim? Hoje se, por opção, a confiabilidade do meu bot estiver setada em 65%, ele não daria a melhor continuidade para a frase “quero alugar um apartamento”. Qual é a melhor maneira de resolver esse problema? Seria necessário então ter mais frases como “quero alugar uma casa” e “quero alugar um apartamento” como exemplos da intenção?

Olá @Ricardo_Ventura,


O comportamento está correto.

Veja que a análise de intenções independe das entidades. Não existe uma relação direta entre elas.


A forma de melhorar cada vez mais o seu modelo é adicionar frases distintas entre si que representem a mesma intenção.

A medida que você realizar o aprimoramento do seu modelo o nível de assertividade também vai aumentar.

Comente