[Resolvido] Como fazer o bot buscar informações em uma planilha

@Vinicius_Rodrigues você deve estar desesperado, entendo, mas tenha paciência e procure os tutoriais no Fórum do Blip sobre integrações do Zapier ou Integromat, que podem fazer a integração que precisa (e grátis).

Uso bastante o Integromat e isso é simples. Todos os serviços acompanham exemplos, fica fácil moderar o serviço que precisa.

No Blip, use a requisição HTTP e as APIs que você vai receber do Integromat (ou Zapier).

1 Curtida

Estou engrossando a lista! rs! Também preciso de algo dessa natureza, onde o cliente digita um valor e o bot faz uma pesquisa na planilha do google sheet e retornar com as informações que cruzam com o dado pesquisado.

Estou estudando a documentação do Google Sheet e acredito que a solução esteja no batchGetByDataFilter. Estou na busca e caso eu tenha sucesso passo aqui para todos. Porém, quem já dominar tal procedimento, peço que compartilhe, fico agradecido.

1 Curtida

Olá @Danilo_Alves você pode realizar um PUT enviando dados para realizar um ‘PROCV’.

Você vai fazer da seguinte forma!!!

Cria uma Planilha(aba) e coloca um nome por exemplo ‘PROCURAR’ depois você vai mandar uma requisição com method PUT da seguinte forma:

https://sheets.googleapis.com/v4/spreadsheets/{ID_da_sua_Sheet}/values/PROCURAR!A1?includeValuesInResponse=true&responseValueRenderOption=UNFORMATTED_VALUE&valueInputOption=USER_ENTERED&fields=updatedData

No Header enviar a autenticação

Lembre de realizar o refresh token, caso você não sabe fazer acesso o link a abaixo

https://www.youtube.com/watch?v=ENgFRD48dQ8

Key: Authorization
Value: Bearer {{oauth@access_token}}

No Body enviar os dados

{
“range”: “PROCURAR!A1”,
“values”: [
[
{{cpfUsuario}}”,
“=SEERRO(PROCV(A1; Banco de CPF!A:A; 1; 0);0)”
] ]
}

Grava a reposta em uma variável

Ao realizar esse PUT você irá receber a resposta já com o valor calculado, assim se o CPF informado conter em Banco de CPF!A:A irá retornar o número do cpf ou se não contém retornará 0.

Tenta realizar este procedimento, qualquer dúvida entra em contato comigo.

2 Curtidas

Boa tarde!!!
Pelo que você me enviou temos {{cpfUsuario}} . Este valor será informado pelo cliente e vamos gravar como variável para poder fazer a solicitação. Daí será feita a busca na coluna indicada que retornará com o número do CPF, certo?

1 Curtida

Isso mesmo, eu utilizei no exemplo a planilha Banco de CPF ! na coluna A:A.

2 Curtidas

Entendido. Porém, o que se busca não é exatamente isso. Vou colocar um exemplo abaixo:

Em uma planilha com os seguintes itens

CPF - NOME - DÍVIDA
XXX.XXX.XXX-YY - José Beltrano - R$ 670,00
YYY.YYY.YYY-XX - Maria Deltrano - R$ 800,00

Considerando este exemplo do CPF, o que buscamos aqui seria o seguinte:

José está utilizando o chatbot para negociação de sua dívida, porém, não sabe o valor atualizado. O chat solicita ao José o número do CPF e com este valor busca na planilha o valor devido. Ou seja, encontrando o CPF o chat não trará essa informação, mas sim, o dado que corresponde ao CPF.

Configurando o seu exemplo é possível chegarmos nesta operação?

Desde já agradeço imensamente pela atenção!!!

1 Curtida

Para ficar melhor, use uma planilha no Excel

Vai fazendo o teste até adequar. Aqui coloquei o PROCV que adequaria melhor, agora trazendo o 3 valor.

image

2 Curtidas

Show de bola. Vou seguir o agora mesmo e em seguida darei o retorno aqui…

Muito obrigado meu amigo!!!

1 Curtida

Infelizmente comigo não deu certo. Está retornando erro 400:

{
“error”: {
“code”: 400,
“message”: “Invalid JSON payload received. Expected an object key or }.\n“range”: “plan\n^”,
“status”: “INVALID_ARGUMENT”
}
}

1 Curtida

Está faltando você realizar fechamento com }, a estrutura do JSON espera sempre que você feche com }.
Me mande seu Script.

Da uma ligada de como tem que ficar seu script

• Dentro dos values pode ver que eu colocar 2 parâmetros
  1. Primeiro valor é inserido no A1
  2. Segundo valor é inserido no B1

Indico você assistir a esse vídeo

https://youtu.be/u1Gw3qpmFkM?t=1191

Eu já coloquei no time onde eu mostro como realizar está integração com o método PUT.

2 Curtidas

Boa tarde
Não consegui fazer igual como estava no vídeo, estava dando o mesmo erro. No entanto eu entendi a lógica e apliquei algo semelhante e deu certo. Criei uma nova folha de planilha e configurei o PROCV. No bot eu fiz uma requisição POST em uma ação de saída para alterar a célula A1 da planilha que contém o PROCV e; no bloco de resposta eu criei uma requisição de entrada com o método GET buscando a informação da célula B2.

Muitíssimo obrigado pela sua atenção, sem essas explicações eu não teria chegado ao resultado positivo.

Agora eu tenho a resposta em [] como fazer para a resposta ser apenas os valores?

Estou recebendo assim:
{
“range”: “buscadado!B1”,
“majorDimension”: “ROWS”,
“values”: [
[
“RESPOSTA”
]
]
}

Configurei a resposta assim: {{retorno@values}} e passei a receber assim:
[[“RESPOSTA”]]

Como fazer para aparecer apenas RESPOSTA?

Grato

1 Curtida

Estava usando este comando:

{
“Ranger”: “buscadado!A1”
“Values”: [
[
“{{nomeusuario}}”,
“=SEERRO(ÍNDICE(planilhaestudo!B:B;CORRESP(A1;planilhaestudo!A:A;0));0)”
]

]
}