[Resolvido] Coleta de entidades dinamicas

Olá pessoal, tudo bom? Estou utilizando o BLiP para um protótipo que será apresentado como TCC da minha Pós Graduação na Unicamp e surgiu uma dúvida em relação a coleta de alguns dados.

Acredito que a dúvida se divida em duas partes que podem ter uma resolução similar

1. Gostaria de pedir pro usuário informar ao bot algumas datas e horários. Sei que no Watson Assistant existem as entidades de sistema que fazem esse papel, mas vi que essas entidades não são implementadas no BLiP correto? Em uma pergunta direta, eu poderia esperar a resposta, validar o formato via regex e salvar em uma variável, mas como faço isso contextualizado dentro de uma fala inicial (como se fosse uma entidade mesmo). Ex.: “Gostaria de criar um evento na segunda de manhã”(Intenção: “criarEvento”, Entidade data: “Segunda-feira”, Entidade hora: “Manhã”)

2. Ao mesmo tempo que gostaria de coletar alguns dados de data e hora, também gostaria de poder coletar algumas entidades dinâmicas, como o nome do evento. É possível fazer isso sem cair numa pergunta direta também para poder salvar na entidade? Ex.: “Criar Churrasco da Turma no sábado ao meio dia” (Intenção: “criarEvento”, Entidade data: “Sábado”, Entidade hora: “12:00”, Entidade nome: “Churrasco da Turma”).

Me desculpem se essas perguntas forem respondidas por conhecimentos básicos da ferramenta mas acabei tendo que pular algumas etapas devido ao tempo restrito para esse trabalho academico.

Obrigado :wink:

@Kaue_Lima, Se eu entendi bem, você quer que o usuário informe o horário e a data para dai você criar um relatório personalizado com base nos dados fornecidos pelo usuário?
Se realmente for isso o que eu entendi, você vai precisar montar uma estrutura lógica para que seu bot solicite ao usuário informar a data (lembrando que cada bloco só permite 1 entrada do usuário), salvar em uma variável {{data}}, para validar se de fato o usuário escreveu a data você pode criar uma ação de saída e selecionar por tipo existe um link que descreve todos os tipos de validação de entrada do usuário, depois no outro bloco você pode fazer o mesmo com a hora que o usuário digitar.
Depois disto você vai criar uma ação de entrada, na opção registro de eventos, você vai armazenar os dados que você coletou nas suas variáveis.
Sugiro você antes de por a mão na massa da uma olhada neste curso, http://learn.take.net/

Olá Igor! Tudo bom? Acredito que realmente seja uma possibilidade fazer essa validação por algum script próprio no meu backend, a dúvida surgiu exatamente porque vi as entidades de sistema da plataforma direta do Watson Assistant e lá é possível coletar a data diretamente sem nenhum tipo de script adicional ou validação no backend.

No meu caso específico isso seria muito legal pois como falei, estou usando a plataforma para um protótipo academico e não tenho nada de backend e nem mesmo um banco de dados estruturado para me dar suporte no momento (o que obviamente, caso isso venha a virar um produto, será uma necessidade primária). Por isso se houvesse alguma maneira de fazer essa identificação através de entidades como no watson seria muito legal!

Olá @Kaue_Lima,

Conseguiu realizar esta atividade?

Olá Caio, entreguei o projeto no inivio de fevereiro agora e a “solução” que acabei tendo foi registrar direto pelo Watson (já que o blip remove capitalização e caracteres especiais) algumas datas de exemplo.

O watson assistant tem uma entidade dinâmica de data e hora que permite reconhecer no meio de uma frase e não isoladamente salvando em uma variável como foi sugerido que acredito ser o ideal para o que eu estava procurando.

http://vamosmarcar.design/ < o projeto está aqui se quiser entender um pouco melhor qual era a ideia inicial.

1 Curtida