Requisição tipo POST HTTP

Uma dúvida pessoal!
Estando dentro de uma conversa, preciso submeter algumas informações coletadas do cliente em uma requisição tipo POST HTTP para uma FINANCEIRA avaliar o crédito. Segue o JSON da requisição.

{
  "amountRequested": 80000,
  "loanUse": "INVENTORY",
  "detailedLoanUse": "Para a reforma da infra-estrutura da loja",
  "borrower": {
    "applicantName": "João Silva",
    "applicantCpf": "17197249031",
    "cnpj": "74134912000192",
    "monthlyRevenue": 40000,
    "phone": "32999999999",
    "affiliation": "ADMINISTRATOR",
    "email": "joao@gmail.com.br"
  },
  "tracking": {
    "optInIp": "187.847.23.65",
    "trackers": "string",
    "sessionId": "string"
  },
  "optInDate": "2019-10-16T10:00:00.0000000+00:00",
  "utmCampaign": "nome-da-campanha",
  "utmMedium": "email",
  "utmTerm": "palavra-chave"
}

Após consultar seus sistemas internos, a FINANCEIRA retorna o JSON abaixo em uma URL de retorno que eu devo disponibilizar.

Payload
{
  id [String]: identificador do empréstimo
  cnpj [String]: CNPJ da empresa que solicitou o empréstimo
  status [Enum]: Refere-se ao estado do empréstimo, podendo ser:
      REJECTED: Rejeitado
      DENIED: Negado
      WAITING_LIST: Fila de Espera - Recebemos grande número de pedidos, assim que
                    possível retornaremos de acordo com a ordem da fila de espera
      RECEIVED: Recebido (Pedido em análise)
      AWAITING: Aprovado e aguardando aceite da oferta
      IN_ANALYSIS: Em análise (Oferta já enviada e aceita)
      DOCUMENTS_PENDING: Aguardando o envio da documentação
      SIGNATURE_PENDING: Aguardando a assinatura do contrato
      APPROVED: Empréstimo aprovado
  proposal [Object]: Dados da proposta (se houver):
  {
    amount [Decimal]: Valor da proposta de empréstimo
    interestRate [Decimal]: Taxa de juros
    term [Integer]: Quantidade de parcelas
    url [string]: Endereço para configuração da proposta
  {
}

Pergunto:

  1. É possível receber o retorno utilizando algum endpoint do próprio bot ou preciso usar uma URL externa?
  2. Como associar o retorno recebido a uma conversa especifica para dar continuidade ao atendimento ao cliente?

Adianto agradecimentos!

O BLiP não disponibiliza nenhum mecanismo para você fazer isso, teria que ser uma URL externa.

Você pode usar o CNPJ - que pelo que eu vi no retorno, é o único campo em comum com os dados enviados na requisição.
Fazer uma API que busque o contato com aquele CNPJ e enviar a mensagem já tratada para ele.