Requisição HTTP GET com falha no retorno no Whatsapp

Requisição HTTP GET com falha no retorno no Whatsapp

Boa noite prezados. Solicito apoio de vocês nesta questão:


Utilizamos uma API, para validar o CPF do cliente, então ele informa o CPF, é realizado a requisição HTTP, conforme o retorno do status, é feito uma validação por um “script”, caso o status retornado for valido, ele traz o nome do CPF, caso for inválido, ele informa que o CPF é inválido ou não existe na base de dados.


O Whatsapp não consegue validar esse script talvez? Pois nas configurações, eu defino uma variável e uso essa variável, dentro do “Executar script” que possuo no fluxo. (Utilizei este método, pois possuímos uma API em outro Fluxo, que foi feita desta maneira, por um antigo colaborador).


Minha dúvida é na seguinte questão, onde posso verificar o erro no Fluxo? Pois realizando teste pelo “debug” direto pelo meu builder “fluxo principal” ele funciona corretamente. Até testando só pelo chat direto pelo Roteador, ele também funciona.


Mas pelo whatsapp, ele informa que o CPF é inválido, porém eu faço o teste pelo canal do blip e ele funciona perfeitamente.


Encaminhei os log’s abaixo, das duas solicitações, uma via blip, outra via whatsapp.



5 comentários

Reputação 7

Olá @Allan_Vieira tudo bem?


Acredito que não exista nenhuma limitação técnica em relação a isso. A validação e execução dos scripts é feito pelo Blip e não pelos canais. Talvez a mensagem enviada no WhatsApp carregue consigo alguma outra informação que esteja quebrando o seu script de alguma forma, como um metadado, por exemplo.



A única ferramenta de verificação é essa mesmo. A ferramenta de debug ou essa de log que você apontou aí.


Vamos fazer o seguinte? Como é um bug, vou te pedir pra abrir um chamado junto ao time de suporte (https://support.blip.ai/), pois eles vão conseguir ter acesso a esses logs e identificar melhor o problema. Pode ser?

Boa tarde Bruno, tudo bem e vc?


Muito obrigado pelo retorno, abri um chamado ontem também no suporte, mas questionei aqui, vai que talvez alguém tivesse uma situação parecida (procurei também algum tópico mas não encontrei com a mesma questão).


Hoje até retornei no suporte novamente, tem mensagem que eu envio pelo canal do Whatsapp ela diz que enviou no whats, porém ela se perde no meio do caminho e não chega no Roteador (tanto que no log não aparece ela).


Mas já permiti o acesso ao suporte da Blip nos bot’s, vou aguardar um retorno deles.


Obrigado pelo apoio aqui Bruno. Ótimo fim de semana para você!

Reputação 7

Tudo bem também, obrigado por perguntar Allan! 😀



Claro! Tá certíssimo, é muito importante fazer isso mesmo. Inclusive, vou te pedir para que quando tiver o retorno do suporte, trazer aqui pra gente. Vai que aparece alguém na mesma situação e aí ele já vai conseguir resolver sem precisar do suporte.


Ótimo final de semana pra você também!

Boa noite Bruno!


Nossa API estava com algumas falhas, por isso ocorreu este problema acima, consegui validar bem certo com o suporte de vocês.


Gostaria de aproveitar e te questionar uma seguinte situação, a comunicação dos canais (canal blip e canal whatsapp), apresentam muita diferença em questão de velocidade?


Pois verifiquei que os testes que faço pelo Debug, ou pelo canal blip com o roteador, demonstra um retorno bem rápido (quase equivalente ao teste no Postman e direto com o Swagger da API), porém eu percebo que boa parte das vezes que fazemos testes no Canal do Whatsapp, o retorno é bem mais lento, em comparado com o canal do blip.


Vocês tem alguma recomendação para melhorar isso? Que seja alterando meu fluxo visando uma comunicação mais rápida no whatsapp, ou nas configurações da API durante o fluxo, pela questão da validação que é efetuada com o retorno da mesma, etc.


Aguardo um retorno, desde já muito obrigado pela atenção.

Reputação 7

Acredito que seja normal esse delay, pois o Blip Chat já é algo nativo e não necessita de intermediários. No caso do WhatsApp, você passa pelo Blip, que envia para o WhatsApp, que processa e te retorna algo, então pode haver algum delayzinho mesmo. É algo muito gritante e que atrapalhe a sua navegação?

Comente