Recuperar anexos recebidos

Bom dia!

Tenho um chatbot que faz diversas perguntas para o usuário e salvo todas as respostas em variáveis, como se fosse um preenchimento de formulário.

Envio as respostas (variáveis) para o Google Sheets via API.

Até aí ok! Funciona 100%.

Minha questão é quando recebo uma foto.
É retornado um link que expira depois de algum tempo.

Qual a sugestão para eu recuperar essa imagem e inserir no Google Sheets?

Pensei em alguma possível integração com o Dropbox. Alguma outra ideia pessoal?

2 Curtidas

Fala @Leo tudo bem?
Eu já passei por isso também mas não construi a solução. Na época eu estava mais voltado a integrar com o Google Drive, uma vez que já é uma planilha do Google.

Você chegou a procurar algo sobre o Drive?

O que acha dessa ideia? Qualquer dúvida me retorna!

Abraços.

nossa, verdade :rofl:
não tinha pensado na opção do google drive

vou ver a documentação da API deles e na próxima semana ja dou um feedback

valeu @GabrielPetrone

2 Curtidas

Fala @Leo beleza?

Olha, passei por algo semelhante, no meu caso eu precisava armazenar as imagens em um banco de dados, então eu construí uma API bem simples para converter a imagem em BASE64, com isso eu conseguia salvar e recuperar a imagem a qualquer momento. Não sei se é de seu conhecimento criar API’s mas pra mim funcionou muito bem.

Outra dica, quando você se deparar com algum link de algum arquivo que expirou, você pode recuperar dando um refresh no link, é bem simples, basta executar este comando:

Aqui vai o link da documentação: Blip Docs | API Reference

Espero que isso tenha te ajudado.

Abraço!!!

3 Curtidas

Não sabia desse esquema do refresh na Media… muito bom para utilizar em último caso. Testei e funcionou!

Não achei procedimentos de como enviar arquivos para o Google Drive via Requisição HTTP, e como preciso disso com um pouco de urgência, achei uma outra solução:

Utilizei essa API para realizar o upload da foto:
Image API - Upload, resize, and convert images | M3O

No request, ele pede para criar um nome para a imagem para inserir na URL, ou seja, não pode ser sempre igual.
Para resolver esse problema, setei um nome aleatório (protocolo) conforme esse procedimento:

[Resolvido] Criação de número de protocolo para atendimento - Blip Forum

Resumindo:

1 - Capturo a URL no JSON da imagem enviada;
2 - Utilizo essa URL no Request da API e gero um nome aleatório;
3 - Pego a nova URL gerada no Response e mando pra minha planilha.

RESOLVIDO!

3 Curtidas

Esses meninos são meus orgulhinhos :nerd_face: :blipinlove:

3 Curtidas

Sei que já está resolvido e só pra constar, esses caras @Leo e @Luiz_Topam são ferozes!!

Eu dei uma pesquisada rápida aqui e achei a documentação que aparenta ser sobre o Upload de files pro Google Drive, caso alguém visite o tópico e se interesse, segue o link → Upload file data  |  Google Drive API  |  Google Developers

Valeu demais galera!

Qualquer coisa estamos por aqui!

2 Curtidas

seria meu sonho um procedimento desde a autenticação até o upload do arquivo?! :star_struck:

acho que merece um passo a passo a exemplo do Google Sheets que ficou sensacional (alô @Pedro_Lucas @fadoaglauss)

4 Curtidas

isso foi uma indireta?

3 Curtidas

Foi uma DIRETA mesmo.

2 Curtidas

sem tempo irmão to com uma porrada de coisa parada aqui KKKK mais é um trem que me intriga também, então ovo faze

1 Curtida