Reaproveitando Scripts / Biblioteca de funções globais

Olá pessoal,

Eu estava sofrendo com a impossibilidade de colocar funções scripts genéricas em um único lugar para dar manutenção em um único lugar e ainda poder usar os mesmos scripts em blocos diferentes. Vi no forum que muita gente também passa por esse problema.

Depois de “bater a cabela” por algumas hora, contornei o problema da seguinte forma:

• criando um resource do tipo texto, colocando os scripts no seu conteúdo
  • nos blocos onde desejo utilizar os scripts, passo por parâmetro o respectivo resource e executo ele com o comando eval.

Alguém tem alguma crítica a esse método?
Alguém conseguiu contornar de outra forma?

Na imagem anexa tem um passo-a-passo de como eu fiz.

Reaproveitamento de Scripts no BLIP|353x500

1 Curtida

@Giovanni_Comunello_J muito boa a sua solução!

Só uma dúvida pessoal mesmo: como você chegou nela? hehe

1 Curtida

Olá @Bruno, essa solução é uma das características principais de linguagens interpretadas, como o javascript: poder criar e rodar código em “runtime”.
Só aproveitei essa feature do javascript.

Só não tenho a informação quanto aos limites de quantas linhas de código poderia conter essa biblioteca em resource e executada por eval no javascript.

O ideal ainda seria o próprio BLIP ter um local único para armazenarmos as funções globais. Com interface para edição de código e tudo mais.

1 Curtida

Muito boa a sua abordagem. Estava procurando algo nesse estilo pra adotar no meu projeto já que não existe no Blip oficialmente.

Obrigado pelo relato/dica.