Eu acho que a forma que você levantou seu processo, já foi tudo muito bom @CommunityTeam. Apesar de não utilizar API e Scripts como você disse, é isso mesmo… as API e Scripts eu faria depois de ter o fluxo pronto no Builder, pra ir por etapas… como você fala no tópico “Como eu vou conseguir o que eu preciso?”.
Mas nem tudo são flores e o BLiP não tem um ambiente de testes… e nossos chatbots devem estar em constante desenvolvimento/atualização.
Nos bots que eu construí, alguns em equipe e outros individualmente; fizemos bots onde desenhamos todo o fluxo em um soft. de diagrama, teve outro que estava na minha cabeça e fui fazendo e testando com meu time que ia sugerindo as alterações necessárias… Mas como eu disse ali em cima, o chatbot deveria estar em constante evolução, por isso o desenvolvimento sozinho não dá muito suporte pra fazer esses controles.
Não confundam, é de extrema importância traçar o objetivo do seu chatbot, apenas desenhar o fluxo em outro software que eu acho não ter necessidade, uma vez que o Builder é belissímo e permite entender perfeitamente o seu fluxo. Ah, um detalhe importante: USE AS ETIQUETAS NOS BLOCOS!!
Eu coloco etiqueta conforme o tipo de ação que o bloco faz, então se ele faz conexão com API, coloco a etiqueta “ReqHTTP”; se é só script, coloco “Script”; se coleta dados do usuário, coloco “ColetaDados”; etc… Parece bobo mas me ajuda muito a entender o fluxo.
Sinceramente, não acho que exista uma resposta certa para essa pergunta. Todas são válidas e vai de acordo com a familiaridade, especialidade, enfim, conhecimento de cada um. Só pdemos passar ótimas dicas e cada um testar e entender o que melhor se encaixa em seu cenário.
#VQV - quero ver mais gente comentando aqui, tem uma turma fera que não contribuí na comunidade e deve ter encontrado uma forma muito top de desenvolver o chatbot, por exemplo exportando um código pro Builder (já tentei atualizar meus subbots assim, não é tão simples mas gostaria de saber se tem algum truque, com ctza)