Opt-int obrigatório ou não para envio de notificações, eis a questão

Bom dia

Recentemente mantive contato com o comercial da Blip para adquirir a plataforma.
O pessoal jurou que ter o optin do usuário/cliente é uma boa pratica, mas não uma obrigação. Fizeram um teste comigo enviando uma notificação para um numero desconhecido que lhes passei e então não tinha optin ativo. Eu recebi a notificação.

No Facebook Developers, tenho a seguinte situação:

" Businesses are required to obtain opt-in before sending proactive notifications to customers. Businesses can obtain opt-in in a multitude of ways, both on and off WhatsApp. Ultimately, we want to help people receive useful information from businesses they want to hear from.

Opt-in methods such as via your website, interactive voice response (IVR) flows or in a WhatsApp thread are acceptable." (Fonte:https://developers.facebook.com/docs/whatsapp/guides/opt-in/)

Se me basear no Facebook, o teste que o comercial da Blip fez comigo estaria invalido, afinal pelo numero que dei nunca ocorreu o optin.

Alguém para ajudar a esclarecer como o Blip envia notificações sem o consentimento do usuário?

Olá @Augusto_Willrich tudo bem com você?

Então, o processo de Opt-in é uma boa prática e ao mesmo tempo, uma “obrigação”. Ele não é um bloqueio para enviar notificações, mas sim uma garantia de que você está seguindo as recomendações.

O WhatsApp (e nem o BLiP) mantém o controle dos usuários que você fez o Opt-in. No entanto, é indicado que você o faça e mantenha o controle disso sob sua responsabilidade, para evitar problemas futuros casos seus clientes reclamem de spam e afins (pode bloquear sua conta no WhatsApp).

Se você mantiver esse controle, conseguirá provar que seus clientes estavam cientes e dispostos a receber as notificações.

Se quiser mais informações:

Certo.

O Blip gerencia isso pra mim ou devo manter um controle externo e paralelo?

Por exemplo, ele retém a informação de OPT-IN e OPT-OUT dentro dos contatos que tiveram interação com o canal seja ativamente quanto receptivamente?

Você deve manter do seu lado. Você pode até armazenar a informação no Contato no BLiP, mas ainda é importante que você armazene isso com mais detalhes em outro lugar.

Este tópico foi fechado automaticamente 7 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.