Obtenção do opt-in

Alguém poderia me explicar como faço para criar o template para
pegar o opt-in do cliente. Se devo colocar um botão, um link,
para onde devo direcionar, como enviar mensagens para o mesmo.

O que é opt-in e opt-out eu já sei, o que eu não sei é como obter os mesmos,
como construir no bot…

2 Curtidas

Excelente assunto e que ainda não foi explorado.

Cada canal tem uma particularidade que eu acho que deveria ser levado em consideração, mas no final, o importante é que o usuário te de consentimento para você fazer o que quer fazer nesse canal. Por isso, a finalidade também é específica de cada negócio.

Em desenvolvimento de sites, eu aplico alguns conceitos como o abaixo:

• Se você vai contatar o cliente, você precisa deixar perguntar pra ele se:
    • “Você autoriza que eu entre em contato com você diretamente pelos canais x, y e z ?”.
  • Se você não vai contatar o cliente, você precisa apenas esclarecer sobre a navegação do cliente com o bot.
  • Se você vai coletar os dados do cliente, você precisa ter uma política de privacidade e termos de uso acerca de como serão utilizados estes dados.

Já em desenvolvimento de bot, não sei como seria a melhor forma pois o opt-out pode ser um problema.

Eu acredito que o ideal é uma mesclagem, ou seja, você deve usar uma página na web para coletar o opt-in e explicar sobre o uso dos dados do seu site e seu bot.

Um bom começo é você fazer sua política (gerador de política para apoiar na construção: https://politicaprivacidade.com/) e adicionar um aviso de cookies no seu site (https://goadopt.io/). Já o consentimento para contatar o cliente, você precisará de um sistema tipo o Newsletter Plugin para WordPress, RD Station (acho que ele tem suporte a isso), etc…

Mas eu só estou esquentando a conversa :fire: precisamos ver o que nossos blippers tem à dizer sobre o assunto.

1 Curtida

Muito bem colocado, @GabrielPetrone! Obrigado por isso :heart:

@Five_Senses_Administ é bem isso que o Gabriel falou mesmo. Cada canal tem suas respectivas políticas e o ideal é sempre garantir que o usuário esteja ciente do objetivo do contato e sobre o que será tratado com ele, antes do contato acontecer de fato.

É interessante que no formulário de Opt-in essas informações estejam claras, assim como em qual canal e sob qual nome (ou número, caso seja WhatsApp) será feito, para que não haja dúvidas depois. Ele pode estar disponível via e-mail, via site e até mesmo via Chatbot (desde que não sejam enviadas mensagens ativas antes do aceite).

O processo de Opt-in é só a coleta da permissão do usuário de receber contatos ativos da sua parte e não um necessariamente convite para já iniciar uma conversa.

Você pode criar mensagens do tipo:

Você gostaria de receber notificações sobre o assunto X Y Z, através deste número? - Opt-in

Você gostaria de parar de receber notificações sobre o assunto X Y Z? - Opt-out

E aí é só você adicionar quem aceitou a uma lista de distribuição e quem pediu pra sair, será removido da lista.

2 Curtidas