Internet Explorer não abre WebChat BLIP

Boa tarde! Blz?
Identificamos que nenhum assistente está abrindo no IE (Internet Explorer). Nos demais navegadores tudo ok. Segue imagem para analisarem. Peço que retornem com algum solução assim que possível.

1 Curtida

Fala @Ricardo_Kerr , não sei dizer se o IE é compatível. Nos testes que acabei de realizar no Chrome, Firefox, Edge e IE, o único que não funcionou foi o IE mesmo.

O IE inclusive nem carregou a página do Portal para que eu fizesse o Check Health: https://portal.blip.ai/check

Enfim, recomendo que utilize outro navegador.

O @Bruno pode nos ajudar com mais detalhes com a equipe interna da Take.

2 Curtidas

Gabriel, não tenho a opção de não usar, pois é o browser default da empresa (15k equipamentos). Inclusive foi “homologado” o chatBOT com ele em 2019. Recentemente, não sei exatamente quando, mas começaram a reclamar. Começamos a analisar olhando o front-end, mas realmente não era. É apenas no IE.

1 Curtida

E não compreendi, o problema é pra abrir o chat? Pra acessar o portal? Pra tudo isso?

De qualquer maneira, vamos ver o que o pessoal da Take pode nos dizer a respeito. Aguardar o Bruno dar um apoio.

É mano, o chat não abre. Igual vc testou. Nenhum link de chat blip abre no IE.
exemplo: https://chat.blip.ai/?appKey=bXVzaWNhczpiMjQ0MDgzNC03MzUwLTQ3MWQtYTQ3MS0zZGM4NjdlNjQ3YmE=
Id do Builder: musicas
No caso identificamos que os usuários estão “se virando” com outros navegadores. Mas isso precisa ser analisado e corrigido com urgência, pois os usuários menos experientes, dizem que o chat está com defeito.

Poutz, veja , me lembro que recentemente teve um update no protocolo SSL 1.0 e 1.2 e/ou 2.0. Ainda não tive como escafunchar pra achar onde vi (acho q foi no changelog), mas pode ser isso também. Será que o IE tem suporte?

As vezes é só alterar as configurações avançadas do navegador também.

1 Curtida

@GabrielPetrone e @Ricardo_Kerr vou precisar chamar a @Rafaela pra ver sobre isso.

1 Curtida

Oi @Ricardo_Kerr! Como vai?

Estamos investigando se o mesmo tem acontecido com mais blippers, mas depois de analisar algumas documentações e realizar alguns testes, entendemos que o problema pode estar relacionado à compatibilidade com o navegador mesmo, já que a Microsoft encerou o suporte ao Internet Explorer (IE) 10 e versões anteriores desde 12/01/2016 e nós atualizamos a plataforma Take Blip frequentemente, seguindo os requisitos do mercado digital (como as citadas pelo @GabrielPetrone).

Você pode me dizer qual é a versão do IE que a sua empresa usa?

1 Curtida

Vou ajudá-lo @GabrielPetrone :slight_smile:

A atualização do Protocolo de Segurança TLS 1.2 e do Protocolo de Rede HTTP 2.0 foi comunicada

• no Changelog, nos dias 04 e 11/01/2021;
  • no Fórum, em Blip Updates, nos dias 03/12/2020 e 11/01/2021; e
  • por email, no dia 11/01/2021 (assunto: Atualização: Protocolo de Segurança TLS 1.2 e Protocolo de Rede HTTP 2.0.).
1 Curtida

Aí ó, eu não tava louco! HAHAHA Muito obrigado Rafa! Vc é 10!

Fiz um teste desativando e ativando os protocolos nas Opções Avançadas do IE, mas sem sucesso, infelizmente.

1 Curtida

Pessoal, tenho uma nova atualização sobre isso:

A Microsoft já anunciou que também tem caminhado para o encerramento total do suporte ao Internet Explorer 11. Vocês podem conferir o anúncio oficial em “Microsoft 365 apps say farewell to Internet Explorer 11 and Windows 10 sunsets Microsoft Edge Legacy”, disponível apenas em inglês.

2 Curtidas

@Rafaela, boa tarde!
Estamos usando IE 11. Sabemos que será descontinuado e estamos nos preparando, mas a questão é a Take/BLIP, não se manifestar sobre esse tema. Abrimos um chamado pelo nossa conta business e não tivemos resposta. E, novamente, se identificaram a falha no browser por questões de segurança deveriam avisar aos seus clientes (Eu) que fornecem chat aos usuários (diversos canais homologados na época no IE 11). Estamos com impactos significativos e precisamos de uma solução.
Na verdade, todos que estão com problemas, aguardam retorno.
@GabrielPetrone
@Bruno
@Pedro_Lucas_SAMCRO
Obrigado pela atenção!

3 Curtidas

Bom dia! blz?
Algum retorno da investigação? O BLIP realmente não é mais suportado pelo IE 11 ?

1 Curtida

Oi @Ricardo_Kerr! Tudo bem e por aí?

Fui atrás do ticket também e o único que encontrei, foi respondido ontem. Me diz se tem algo que eu posso fazer em relação a esse chamado, por favor.

No mais, eu entendo suas considerações e reconheço que tivemos um ruído na nossa comunicação.

O que está acontecendo não tem relação com a identificação de falhas ou a interrupção de suporte por parte da plataforma Take Blip ao Internet Explorer. Se dá pela decisão da Microsoft em descontinuar o produto e parar de seguir requisitos gerais do meio - os quais nós continuamos e continuaremos a atender. Infelizmente, isso nos deixa de mãos atadas e podemos somente sugerir a substituição do seu navegador padrão.

Qualquer dúvida, estou à disposição!

3 Curtidas

@Rafaela, obrigado pelo retorno!
Bom, …algo para fazer? Se for reestabelecer o ambiente até a ultima data da Microsoft, 17/ago/2021, agradeço! Se não, peço que adicionem a informação em algum lugar da Take/Blip, que não estão funcionando o portal “http://portal.blip.ai/” e os chatBOTs, “exemplo: https://chat.blip.ai/?appKey=bXVzaWNhczpiMjQ0MDgzNC03MzUwLTQ3MWQtYTQ3MS0zZGM4NjdlNjQ3YmE=”, no IE 11.
Após isso, fica como uma crítica construtiva, monitorem os browsers, pois este parou e pelo jeito, só olharam quando eu questionei.
Por fim, pode encerrar esse fórum.
Obrigado!

1 Curtida