Instâncias de bot para escala

Num cenário de escala de um bot onde eu queira comercializá-lo para outras pessoas:

Disponível nos canais Messenger, Telegram e Web.
Eu vou copiar o fluxo, conectar nas contas dos canais do meu cliente e pronto.

Porém, eu vou evoluir este bot. Vou desenvolver novas funcionalidades.
Se eu tiver 100 clientes, terei que desenvolver 100 implementações, uma a uma.

Também ainda não temos cópia parcial do fluxo, pra facilitar a implementação.

Como seria possível compartilhar o “core” de um bot entre todos os demais?
Obviamente cada bot terá suas particularidades, porém sempre construídas sob o “core” principal.

Cada bot terá seu universo, com sua base de dados, porém, assim como uma versão de software, eles compartilhariam da mesma versão principal. Hoje, código e base de dados estão num mesmo bot no Blip.

Cheguei a pensar num desacoplamento entre Fluxo e Canais: Usar um mesmo fluxo “core” para todos os bot, porém, cada um terá um fluxo personalizado a partir disso e terá configurações de conexão com canais particulares.

Cada cliente meu, tem uma realidade, mas meu bot, tem um core único. Tipo um Bot as a service!

Como fazer isso?

Obrigado

1 Curtida

Olá @ShotDesign muito bacana a sua solução. Porém, teríamos que pensar em algo juntos, pois não é algo simples (ou até possível) de ser feito hoje.

A única maneira que eu penso é realmente importando e exportando fluxos, mas isso fica muito manual, de fato.

O que você pode fazer é pensar em estruturas de roteador, onde o bot principal será o core e as demais skills específicas de cada bot, seus subbots. Assim, por mais que você precise importar o fluxo do bot core manualmente várias vezes, toda manutenção nas skills dos bots específicos não irá realizar mudanças no core, e consequentemente nos outros bots.

1 Curtida

@Bruno, certo.
Realmente para quem pretende criar um Bot para comercializar, isso faz muito sentido.
Para uma marca, que gerencia seus próprios bots, fica mais fácil da forma que é hoje a estrutura da Blip.

Sobre roteador, vou ter que explorar esta possibilidade, mas já penso em algumas limitações, como por exemplo, terei que abdicar de relatórios, pois todo o fluxo que passa pelo core vai acabar trabalhando com dados de todos os clientes dos meus clientes, então serão dados “perdidos” para meu cliente digamos assim. Estes dados, teriam utilidade somente para mim, pois é uma massa só.

Embora não utilize muitos os relatórios, terei que pensar em métricas fora da Blip neste caso.

1 Curtida

Faz todo sentido!

Realmente é uma via de dois sentidos.

1 Curtida

Ei @ShotDesign

Já conhece essa extensão pro Chrome? Ela foi criada por um Blipper também, e serve pra clonar bots de forma mais facilitada.

Talvez te ajude de alguma maneira!!

1 Curtida

Pois é, vi hoje na comunidade.
Eu estou enganado, ou havia uma opção de copiar o Bot no BliP no passado?

Sobre a extensão, equivale a baixar o fluxo e importar num novo bot?
Qual a diferença?

Obrigado!

1 Curtida

Já conversei com o desenvolvedor…

1 Curtida