Identificar de qual camapanha do instagram o usuário veio


Pessoal, tenho uma dúvida e queria saber se alguém pode me ajudar.

Tenho um chatbot publicado no whatsapp e vou usar esse número para realizar campanhas no instagram e direcionar o contato dos clientes para ele.

Gostaria de saber se é possível eu identificar no builder que aquele usuário que está entrando em contato com o chatbot veio de uma campanha do instagram.

Sei que com as campanhas do facebook é possível fazer isso, mas com as do instagram também é possivel?


4 comentários

Reputação 7

Ei @Lucas_Mota_Rego_Mont, tudo bem?


Olha, eu não tenho certeza, mas acredito que como o Gerenciador de Anúncios do Instagram é junto ao do Facebook, você também conseguiria trackear da mesma forma. Se ainda não conhece, recomendo que dê uma olhadinha neste artigo aqui:


https://help.blip.ai/hc/pt-br/articles/360058711194-Como-identificar-usuários-vindos-de-uma-campanha-anúncio-


Vai que te dá uma luz, né? Espero que dê certo ou que algum outro membro da Comunidade possa te ajudar.

Reputação 6

Olá @Lucas_Mota_Rego_Mont


As campanhas que é feita pelo Instagram permite, por exemplo, personalizar as URLs delas para as quais o(s) usuário(s) será(ão) redirecionado(s) quando clicar?!



  • E, no caso desse redirecionamento, ele ocorrerá para o chatbot que está ativo no WhatsApp?

@Romulo_Rafael , tudo bem?

Sobre a:


As campanhas que é feita pelo Instagram permite, por exemplo, personalizar as URLs delas para as quais o(s) usuário(s) será(ão) redirecionado(s) quando clicar?!


Não sei bem ainda como funcionam as campanhas no instagram, mas pelo que andei vendo eu posso personalizar sim a URL de cada campanha, a fim de direcionar o possível cliente para aquele site.

Sendo assim eu poderia colocar uma mensagem padrão para cada campanha e identificar no bloco de inicio por essas mensagens, correto?


Já sobre:


E, no caso desse redirecionamento, ele ocorrerá para o chatbot que está ativo no WhatsApp ?


Sim, os clientes serão direcionados para o Chatbot que está ativo no WhatsApp.

Reputação 6

Bom dia @Lucas_Mota_Rego_Mont !


Obrigado pelas respostas. Seguindo então numa sugestão de solução:


👉 Uma vez que as campanhas no Instagram vão direcionar o cliente para o canal de WhatsApp e, sendo possível personalizar o site para o qual cliente será redirecionado, poderia ser feita a personalização da URL do WA de forma que o primeiro input do usuário seja, por exemplo, o nome da campanha ou outra frase que seja personalizada por vocês. Segue um exemplo:




  • URL personalizada configurando o número de telefone (onde está ativo o chatbot) e uma entrada de usuário (ela já virá preenchida)




  • o input então virá preenchido, bastando o usuários apenas “enviar” e, na sequência, será iniciada a interação com o chatbot, passando pelo fluxo conversacional desenhado no Builder




  • sendo este input uma entrada de usuário ali no bloco (estado) denominado “Início”, pode ser criada uma ação Registro de eventos na parte de Ação de Saída no bloco Início, permitindo medir as origens das campanhas e até, dependendo da estratégia, utilizar esses inputs para configurar as Condições de Saída para partes específicas do fluxo.




🚩 A solução não impede do usuário alterar a entrada. No exemplo compartilhado, o usuário poderia mudar a entrada “Nome da Campanha” para um “oi” (por exemplo) e, assim, se perderia a referência de qual campanha que ele veio. Desta forma, podem ser utilizadas algumas ferramentas adicionais:



  • Utilizar um serviço de encurtador para a URL que você personalizado e que tenha o recurso de medir a quantidade de cliques;

  • Usar outras ferramentas que permita algo similar como, por exemplo, Google Analytics (deixei este como exemplo, mas por não conhecer a ferramenta a fundo, não sei se ela permitiria medir acesso a URL)

Comente