🤔 IA que programa "sozinha"?

Fala pessoal, tudo bem com vocês?

Vocês viram que o Github acabou de liberar de um novo serviço, o Github Copilot, que promete ser um programador assistente, replicando aí o conceito de programação em pares?

Ele é construído usando uma Inteligência Artificial que se baseou em anos de códigos públicos na Plataforma do Github para aprender a programar e a entender o contexto dos programadores e conseguir ajudar no processo de desenvolvimento, até em casos “mais complexos”.

copilot

Atualmente está em fase de preview técnica e já está disponivel como extensão do Visual Code e eu já vi algumas dicussões do tipo:

E se colocarmos uma IA dessa para ser par de outra?

Precisaremos de programadores no futuro?

O serviço permite que você faça comentários no seu código informando a lógica que você deseja aplicar, e ele, analisando seu código, irá te sugerir a lógica inteira. E eles prometem que funciona para a grande maioria das linguagens disponíveis hoje.

Qual a opinião de vocês sobre isso?

9 curtidas

Eu tô passada!

E como eu não programo, fico pensando se essa solução me aproxima ou me afasta de usar esse tipo de tecnologia.

1 curtida

Fiquei com medo, confesso.

1 curtida

@Bia se você tem medo, olha isso:

3 curtidas

3 curtidas

E agora, José?

GitHub Copilot regurgita código e recebe diversas críticas de desenvolvedores : o novo recurso é acusado de “roubar” códigos com direitos autorais ou que demandam citação, sem citá-los. Um caso foi a função “Fast Inverse Square Root” implementada originalmente no código fonte do jogo “Quake 1” e que foi transcrita por completo pelo Copilot, incluindo um palavrão nos comentários, criando um risco para desenvolvedores, pois o código original possui uma licença GPL que pode conflitar com a licença do software que está sendo projetado. Neste final de semana, um engenheiro da SendGrid reportou que o Copilot também está “gerando” chaves API do serviço válidas e funcionais. No entanto, a culpa não seria do recurso, mas sim dos repositórios que mantém essas chaves disponíveis publicamente. A comunidade ainda está avaliando o Copilot, mas alguns desenvolvedores estão com receio de utilizar a ferramenta e serem processados por utilizar códigos roubados ou estão movendo seus repositório e abandonando o GitHub em forma de protesto. As informações são do site HackerNews.

1 curtida