Formulário de contato ou email no site

Olá, gostaríamos de criar um formulário de contato no nosso site e ao enviar esse formulário de contato (que teria o e-mail do usuário que entrou no site) criar uma conversa para um atendente responder via blip-desk. A resposta do atendimento precisa ir para o e-mail que o usuário digitou no site (cliente@gmail.com por exemplo).

Estamos um pouco perdidos sobre como fazer isso, qual seria a melhor maneira? Utilizando a API, enviando um e-mail para o e-mail do bot (nesse caso como eu poderia passar o e-mail do cliente, já que no formulário do site o e-mail é enviado pelo nosso e-mail e não pelo do cliente)?

Tentei o comando de criar um novo ticket mas a conversa não aparece no blip.desk e nem cria o ticket no chatbot:

Obrigado!

1 Curtida

Fala Renato, eu novamente.
Bom, você entendeu lá como funciona o sistema de email?

Acho que você pode fazer algo assim (caso eu entendi corretamente seu cenário):
O seu formulário de contato precisa disparar um email pro endereço do seu bot <id_do_bot>@blip.bot

• O problema dessa prática é que você vai estar “se passando pelo cliente” e pode causar problemas

No Builder, você colocaria um direcionamento especial no bloco “Inicio” onde, se o contact.source for mail, envia pra um bloco de atendimento humano.

Bom, com isso vai funcionar a abertura do ticket com os dados no email.

Importante, o Blip Mail só aceita 1 linha na mensagem, então você teria que colocar todas respostas do formulário em uma única linha.

1 Curtida

Obrigado pela resposta @GabrielPetrone

Consegui fazer algo similar com o bot redirecionando pro atendente na primeira etapa.

O problema é que o formulário de contato do nosso site é enviado pelo nosso e-mail (desenvolvimento@senarpr.org.br) e não pelo e-mail que o usuário preencheu no formulário do nosso site (gabriel@bots2u.com.br por exemplo), então o ticket do blip é criado com o nosso e-mail e não com o e-mail do usuário que acessou o nosso site. Quando o atendente responde pelo desk, quem recebe o e-mail de resposta é o desenvolvimento@senarpr.org.br e não o e-mail gabriel@bots2u.com.br (nós gostaríamos que o gabriel@bots2u.com.br recebesse, mas não sabemos como mandar essa informação pro blip).

Consegui resolver via API com ajuda do @ErickRos , acredito que via e-mail não seja possível né?

Estamos com um outro problema relacionado a limitação do e-mail de 1 linha . Por acaso você saberia alguma maneira de contornar esse problema (a plataforma poderia concatenar o texto todo em uma linha só ou via script, o problema é que nós não ficamos nem sabendo que o usuário respondeu um e-mail do jeito que está)? Obrigado.

Pois é, esse é o problema que citei onde você se passaria pelo seu usuário. Bom, usando PHP_Mail você conseguiria fazer o que eu disse, mas a chance de você tomar um ban na sua hospedagem é alta, enfim, melhor descartar ahaha…

Eu fico tentando pensar em uma forma, mas o canal de email não é tão flexível assim… Tanto que tem também o problema de puxar apenas a primeira linha. Uma coisa é simples, como o formulário é seu, você pode edita-lo para enviar toda a resposta em uma unica linha e usar um separador (pipeline por exmpl) em cada campo. Pegar a resposta e trata-la com um script, pra ter cada variável, enfim… Esse problema de uma linha se resolve. Fiz isso pra um case e funcionou perfeitamente.

Obrigado pela resposta @GabrielPetrone.

Poisé, o problema é que queremos que nosso usuarios entrem em contato diretamente via e-mail também (e não apenas pelo formulário do site). A ideia da empresa é contratar um sistema omnichannel que receba conversas de todos os canais (e-mail, WhatsApp, Facebook Messenger) e permita nossos atendentes responderem em um sistema só (c chatbot pra automatizar).

O Blip tem um sistema sensacional de chatbot, porém essa limitação do e-mail ter que ser em uma linha só é absurda e tira toda a proposta do omnichannel (pois teriamos que contratar outro sistema pra receber e-mails), pois não temos como forçar nossos clientes a enviarem e-mail em uma linha só. Nesse caso a própria plataforma deveria concatenar tudo em uma linha (ou pelo menos esse texto cair em algum lugar onde pudessemos pré processa-lo possibilitando exibir pro atendente, pq atualmente o texto vai pro limbo se a conversa já está em andamento com o atendente).

Por acaso vc já teve algum case ou saberia uma maneira de rodar um script pra processar esse texto de multiplas linhas quando ele é recebido direito no email @blip em uma conversa já em andamento com o atendente?

@ErickRos @Bruno

Obrigado.

Hoje em dia ser omnichannel é primordial, né?
Essa questão do canal de e-mail ler apenas uma linha foi um assunto que eu levantei com a @GuiValadares e quem sabe ela já tem alguma atualização pra nos passar.

Em minha opinião, a questão do e-mail ser apenas uma linha faz sentido por ser uma conceito conversacional, construído pra respostas rápidas, em outras palavras, instant messaging. Daí não faz sentido que envie um textão por e-mail e muito menos meu atendente devolver outro textão. Para tratar um canal de e-mail nesse sentido, eu procuraria um sistema de gerenciamento de serviços.
Pensa, a cada mensagem que meu atendente enviar no Desk, vai chegar um e-mail pro cliente, e vice-versa. Eu particurlamente acho que pro e-mail não faz muito sentido mesmo o fluxo conversacional no estilo de IM.

Eu não consegui entender isso, nos testes que eu executei aconteceu conforme citei acima, eu enviava a mensagem e ela chegava no meu email após alguns minutos… eu respondia o email, a mensagem caía no desk… mas havia um delay que era consequência do canal ser email.

O que eu percebi durante os meus testes é que antes mesmo de eu conseguir rodar qualquer script, o próprio blip elimina qualquer texto após um salto de linha. Então o texto completo do e-mail nem ao menos chega na entrada do usuário para poder tratá-lo com script.

Acredito que tem muito a ser explorado/estudado em relação ao canal de e-mail, e deveria começar por aí: por que não passar o corpo do e-mail completo?
Vamos acompanhar pra ver se o time da Take tem algo à nos posicionar. Entenda que aqui é apenas minha opinião sobre o que faz sentido pra mim, hein?

E sobre o disparo do email usando o endereço do seu cliente, fiquei pensando ontem a noite em possibilidades e veio o seguinte:
1 - Simplesmente divulgue o endereço iddoseubot@blip.bot ao invés de um formulário. (e claro, explique que é preciso digitar tudo em uma única linha ahaha).
2 - Utilize algum sistema como o Zapier para tratar o corpo do seu e-mail e concatená-lo tudo em uma linha que, em seguida, será enviado pro endereço do blip. (Eu não sei até onde ou como isso funcionaria, mas pensei que talvez possa contornar esse problema atual).

#VQV

haha

@Renato_senarPR eu não sei o que está acontecendo.

Primeiro, me desculpe se passei alguma informação errada mas, fui fazer novos testes e agora está rodando bonitinho. Enviei um e-mail e veio completasso pro Desk:

O problema pode ter sido resolvido e não recebemos um retorno. Mas que bom que você criou este tópico e me instigou a fazer novos testes. :smiley:

Bom, já é meio caminho andado né?
Você chegou a fazer algum teste? Eu troquei mensagem comigo mesmo via desk e email, e rodou belezinha. Observei que existe algumas falhas no canal, mas que é facilmente contornada. São elas:
1- No fluxo do e-mail, eu passei um bloco com uma mensagem dizendo “você que será transferido”.
2- Eu recebia essa mensagem toda vez que respondia via email, a mensagem do atendimento.
Então eu tive que remover o bloco com a mensagem automática e o fluxo ficou simples e funcional: Bloco de Início > Bloco de Atendimento Humano > Bloco Fim