Follow-up WhatsApp


Pessoal,


Você já criaram algum fluxo de follow-up? para tentar previnir a conversa de fechar no WhatsApp, já que passado 24 horas s/ interação por parte do cliente, isso acontece


9 comentários

Não pensei nisso, mas achei muito massa 🚀… mas com a nova atualização do Facebook de cobrar por envio de mensagem, irá interferir em algo nesse fluxo ?

@Tayane_Portugal tudo bem?


Pensei em fazer isso para tentar resgatar, de maneira automática antes do fechamento do Chat, porque nesses casos fica mais produtivo para o time de atendimento, pois eles não precisariam esperar o disparo pelo Growth e talvez isso melhore até a % de respostas. E ficaria a cargo do Blip esse resgate.

Tudo bem e com você?


Perfeito… vamos ver se alguém manifesta nessa fluxo. Me interessei e vou acompanhar por aqui 😉


@Rafael_dos_Anjos @Bia @BrunoC o que a take tem pra nos ajudar com esse fluxo ?

Reputação 7

Ei @Pedro_Benevides


E qual é a sua ideia, inicialmente? Criar uma rotina para enviar, automaticamente, uma mensagem pro cliente após X horas?


Se for isso, entendo que a ideia é boa, mas precisamos ter cuidado com a saúde do número. A pessoa pode se irritar por estar recebendo mensagens periódicas e denunciar/reportar como SPAM.

Fala Bruno,


No cenário que imaginei seria somente uma única mensagem, para tentar automatizar esse resgate, antes do fechamento do Chat pelo WhatsApp.


Ex:


Cliente inicia a conversa as 09:00

Ele para de responder as 14:00, horário esse da sua última mensagem enviada.


A automação enviaria uma mensagem, Por exemplo, as 13:30, como algo como:


“Olá, imagino que você esteja bastante ocupado, tô passando só para dizer que se você precisar, é só chamar…”


Seria mais ou menos assim.

Estava pensando aqui, essa mensagem tem que ser aplicável a qualquer tipo de conversa né?


As vezes o cliente está aguardando a confirmação de terceiros, ou o mesmo iria entrar em contato novamente … isso não pode se tornar um “gargalo” na comunicação.

Reputação 7

Pedro, neste caso é possível sim. Você pode fazer um agendamento via API, por exemplo.


@GabrielPetrone o que você acha desses casos aqui?

Reputação 7

Tayane, o ideal é sempre deixar claro pro cliente que o retorno pode demorar. Assim você evita insatisfação com o seu serviço e também evita que ele reclame de você entrar em contato com ele algum tempo depois.

Reputação 7
Crachá +1

Fala pessoal!

Eu gosto da ideia inclusive já implementei algo parecido, mas começo dando atenção pra estes pontos:





Temos algumas formas de fazer isso (já fiz das duas formas inclusive):



Usando o tempo de inatividade


image

Você pode usar o tempo de inatividade pra construir essas regras de recuperação onde, por exemplo:



Se o cliente ficou 300 minutos sem responder, manda pra um bloco com uma mensagem perguntando se ele precisa de ajuda.

Se após a mensagem anterior, ele continuar sem responder por + 120 minutos, finaliza a conversa com o contato inteligente.



Esse foi um modelo que eu apliquei, os minutos de inatividade, quantidade de blocos para validação, etc… vai depender de cada negócio/situação…


💡 Dica: Você pode centralizar a inatividade em exceções caso seja algo genérico 😉



Usando uma mensagem agendada


Com a API de Create a Scheduling você pode programar uma mensagem de acordo com várias regras.


Eu usei numa situação onde o cliente seria transbordado pro atendimento humano em um final de semana, como não teria atendentes disponíveis e a janela se fecharia em 24h, eu agendei uma mensagem dentro dessa janela para tentar reengajar o cliente.


⚠️ O problema desse modelo é que ele entra no meio da conversa, sem a possibilidade de validar qualquer mensagem do cliente e pode acabar deixando sem sentido a conversa. Entende?


No meu caso não funcionou conforme esperado, não teve muito engajamento.




O que achou? Bora discutir mais sobre.

Comente