Como enviar figurinhas/Stickers do seu bot para o WhatsApp

  • 18 November 2021
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Fala meu povo, tudo bem?


Hoje eu tô passando aqui pra dar uma dica pra vocês: vocês sabiam que dá pra enviar figurinhas direto do seu bot para o seu cliente no WhatsApp?


Pois é! Esse tipo de conteúdo pode trazer um pouco mais de descontração e proximidade com o cliente, dependendo do seu negócio e pode ser uma boa sacada na hora de fidelizar.


Mas bora lá!



O que você precisa para enviar figurinhas direto do seu bot no WhatsApp?


1️⃣ Saber o que é e como usar um conteúdo dinâmico


2️⃣ Ter o link da imagem em WEBP (é importante) - se você usa Android, pode seguir essa dica de ouro aqui ó pra copiar as suas figurinhas pessoais em Webp: android - How to save / export Whatsapp stickers as webp images? - Stack Overflow


(se você quiser usar uma imagem sua, também é possível convertê-la pro formato correto usando os serviços corretos - lembrando que a imagem precisa estar em um link direto!)


3️⃣ Ter em mãos esse JSON abaixo:



{
"recipient_type": "individual",
"type": "sticker",
"sticker": {
"link": "{{link_aqui}}"
}
}


Agora, basta criar um conteúdo do tipo dinâmico no seu builder e no MIME TYPE, colocar application/json, adicionar o link da sua imagem ao JSON acima (substituindo o {{link_aqui}} e enviar!




:police: Lembrando que esse conteúdo só é suportado pelo WhatsApp (como mostra a nossa tabela de conteúdos por canal) e em outros canais não será possível enviar.


Créditos: @GabrielPetrone com o post Figurinhas WhatsApp - #2 por GabrielPetrone


1 comentário

Reputação 6
Crachá

Ótimo Texto Bruno, parabéns.


Gostaria de complementar o assunto deste post com uma informação bastante importante sobre o uso de mídias no Whatsapp. Para aqueles que já fuçaram o app do whatsapp no celular, vocês devem ter reparado que todas as mídias enviadas são armazenadas no dispositivo de cada usuário. Ao acessar os arquivos do Whatsapp no armazenamento do celular, vemos que está tudo salvo localmente. Então por mais que o app seja pequeno (~100Mb), o espaço ocupado pode passar facilmente das dezenas de Gb.


O mesmo acontece com os chatbots. Quando configuramos o Canal Whatsapp em nossos bots, a Take sustenta internamente uma instância da API do Whatsapp Business que também possui um armazenamento local. Por conta disso, para bots que enviam e/ou recebem muitos arquivos de mídia, o armazenamento dessa API precisa ser limpo com certa frequência (Varia de bot para bot).


Então em resumo, lembrem-se de verificar o armazenamento disponível na API do Whatsapp de tempos em tempo (sugiro um período de no máximo 6 meses). O time de suporte da Take auxilia nesta tarefa. Caso o armazenamento dessa API fique cheio, o bot simplesmente para de enviar as mídias para os usuários.


Imagino que o time de suporte da Take já acompanhe este cenário automaticamente, mas como aqui no fórum possuem pessoas que utilizam o Whatsapp através de outros fornecedores, acho que essa informação será bastante útil.

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