💡 Ferramentas e coisas que todo construtor de Chatbot precisa usar

Ei pessoal, ceis tão joia?

Passando pra indicar algumas ferramentas que eu considero legais pra usar enquanto estiver construindo ou pensando em construir Chatbots.

1. Postman → O Postman é uma ferramenta que permite, acima de tudo, testar API e Requisições HTTP. É muito útil para verificar se sua API está retornando o que deveria, ou mesmo para saber o que é retornado pelo Blip em seus métodos de API pública. Temos até um pacote com as principais requisições da API do Blip disponíveis para o Postman, dá uma olhadinha clicando aqui.

2. Figma → O Figma é um ótimo editor de design/interfaces gráficas. Para o caso de Chatbots, é particularmente legal de usar para criar fluxos conversacionais de forma colaborativa, antes de passar para o Blip. Dá pra desenhar toda a conversa e todos os passos e organizar tudo direitinho. Vamos falar disso no nosso próximo AMA, então dá uma passadinha aqui pra saber mais.

3. Ngrok → É uma ferramenta que permite publicar ambientes de desenvolvimento locais na internet, de forma descomplicada. Com ele você vai poder subir suas aplicações WEB e testar no Blip fora do famoso localhost. É muito legal se você estiver criando algum webservice ou alguma rotina para integrar ao seu bot.

4. Emojipedia → Esse é um repositório de Emojis :sweat_smile: :star_struck: :stuck_out_tongue_closed_eyes: :see_no_evil:. Você pode pesquisar por um Emoji, ver como ele parece em cada um dos canais e ainda consegue copiar ele pra colocar no Blip, durante suas conversas.

5. Trello → Essa é uma boa ferramenta para controle das suas tarefas através de boards. É muito útil se você precisa de uma forcinha pra se organizar ou se quiser dividir tarefas em equipes. Aqui também cabe o Asana.

6. Marketplace de Plugins do Blip → Um módulo do Blip que te permite extender várias de suas funcionalidades e melhor ainda mais a sua experiência. É bem útil para quem precisa fazer alguma coisa que o Blip não faça nativamente ou que você tenha dificuldades em implementar.

Me contem: Que outras ferramentas vocês usam? Indica pra gente aí.

5 Curtidas

Fala @Bruno, ao invés de Postman, eu uso Insomnia… e gosto de testar minhas funções usando o vscode. Ngrok salva a vida hein! kkk

3 Curtidas