Ferramentas Digitais para Conversational Commerce

São inúmeras as ferramentas digitais que auxiliam na construção de um chatbot com foco na sua estratégia em Conversational Commerce e vamos juntos conhecer algumas das principais.

Os recursos tecnológicos são fundamentais no desenvolvimento de um fluxo conversacional que seja eficiente e atinja, de fato, os objetivos propostos, como, por exemplo, vender pelo Instagram, potencializar o relacionamento com o seu cliente por meio do WhatsApp ou criar um bot de atendimento no site oficial da sua empresa.

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O mais importante é identificar qual o principal objetivo a ser atingido, ou seja, qual dor o chatbot soluciona não só para você, mas para o negócio em si. E, a partir daí, pensar no como, ou seja, como fazê-lo!

Ferramentas digitais para planejar o chatbot

Antes de iniciar a criação do seu bot, o indicado é que você planeje como será o seu projeto, o desenho do fluxo e documente as etapas essenciais.

Para isso é muito importante se basear na persona do seu negócio. Apesar de não ser uma etapa obrigatória, esta é uma boa prática para “humanizar” o seu chatbot e planejar as etapas a seguir.

É importante que seu bot transmita o mesmo tom de voz da sua marca, avalie o uso de emojis e gírias na sua comunicação, se o bot irá adotar um tom mais sério de comunicação, entre outros aspectos.

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Ferramentas digitais para desenhar o fluxo conversacional

Agora, vamos começar nossa lista com sugestões de ferramentas digitais que vão auxiliar você a desenhar seu fluxo conversacional.

A primeira sugestão é bastante simples e objetiva: sabe o Word, Google Docs ou até mesmo o bloco de notas? Pois é, eles são muito úteis no ato da escrita do seu fluxo conversacional.

Estruturar a sua conversa por meio de texto, com inclusão de imagens, por exemplo, auxiliam a atingir os objetivos que você deseja com o bot. Por meio de um raciocínio estrutural, com início, meio e fim de conversa.

Outra ferramenta digital é o Google Tradutor. Pois é, ouvir o texto produzido auxilia a entender o tom de voz da mensagem. É ótimo como guia sobre o que você deseja focar: numa conversa mais fluida e informal, ou algo mais formal e complexo, por exemplo.

E, se você é íntimo de protótipos ou ferramentas de edição de imagens, o Figma é uma excelente ferramenta digital na construção de protótipos, ou seja, o desenho das telas do seu fluxo conversacional. É ideal para quem tem familiaridade com edição e design, tá?

Além do Figma, você pode utilizar o Draw.io ou Miro.

#Dica: Take Blip disponibiliza uma biblioteca de componentes para facilitar o desenho no Figma.

Ferramentas digitais para criar o fluxo conversacional

Por último, para construção do seu fluxo conversacional, a ferramenta digital ideal é a plataforma Blip. Potencializa o atendimento, afinal, boas conversas nunca foram tão necessárias!

Aliás, você pode criar uma conta grátis no Blip, tá? Todos os detalhes aqui.

O que achou das sugestões de ferramentas, tem alguma que não está na lista e gostaria de indicar?

Deixe nos comentários e vamos juntos aumentar essa lista.

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