Extensão Agendador em Roteador

Olá!
Estamos iniciando uma implementação para utilizar a extensão Agendador (Scheduler) em nossos fluxos. Porém nossos bots estão interligados por um Roteador (Router). Ao fazer a solicitação de uso, me deparei com a frase:

Se o usuário estiver acessando o chatbot pelo roteador, o agendador não funcionará caso esteja configurado em um sub-bot.

Em nosso modelo, a mensagem agendada via schedule poderá ser disparada através do subbot - quando já estiver com o atendimento humano. Mas a frase acima me deixou confuso: preciso solicitar o scheduler para o Router, ou para os subbots, ou para ambos?

O que eu entendi dessa frase: Se meu usuário estiver no fluxo do subbot e o Scheduler estiver ativado no Router, a extensão não vai funcionar. Mas o que eu não entendo é que, se eu usei o agendador no meu bot principal, então mesmo que o cliente esteja no subbot a extensão foi chamada dentro do principal… e deveria funcionar (?!) :thinking:

Outras dúvidas que eu já tive e foram sanadas com apoio de @Caiof da Take foram:

• Para usar o Scheduler via API é obrigatório solicitar o acesso ao Agendador?
    R.: Sim.
  • O Scheduler gera algum custo?
    R.:
    Então a questão de custo pode variar do canal de uso, mas vamos separar os componentes para fácil entendimento, temos:

• Mensagens comuns: aquelas mensagens comuns que o bot envia durante conversa com seu cliente.
    • Mensagens ativas: famosas notificações que para cada canal há uma política e custos ( no caso do Whatsapp após as janelas de 24 horas é possível enviar mensagens comuns, apenas mensagens ativas.
    • Scheduler: este componente que nada mais é do que um agendador que encapsula uma mensagem. Essa mensagem pode ser ativa ou comum, no caso do Whatsapp, gerar custos ou não depende da famosa janela de 24 horas.

Então, pontuando, solicitar não gera custos. E utilizar pode gerar custos dependendo do canal de utilização.

Links úteis:

1 Curtida

Olá @GabrielPetrone

De fato a frase gera confusão!

O que acontece é o seguinte: no agendador do Roteador só existe a lista “Todos os usuários”, então você só poderá usar o roteador se quiser enviar mensagens para todos os contatos de todos os subbots com contexto ativo.

Dentro de cada subbot você pode sim enviar mensagens para usuários específicos, sem problemas.

Então para isso eu preciso solicitar o Scheduler para cada subbot né?

@GabrielPetrone vou corrigir uma informação aqui: Acabei de fazer um teste e consegui criar uma lista (via API) no roteador com alguns contatos e enviei para eles e funcionou. Então, se for o caso, acho que você também pode usar no roteador.

Isso mesmo, cara.

1 Curtida

Obrigado pelo apoio!
Abraços

1 Curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 7 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.