Envio de notificação whatsapp

Bom dia, estou com uma duvida e um problema ao enviar notificações whatsapp.

#DUVIDA
Eu consigo visualizar a mensagem do template no SDK JAVASCRIPT (NODE), se sim, qual o comando?

#PROBLEMA
Através de testes realizados pelo POSTMAN, constatamos que só estamos conseguindo enviar notificações para os clientes que já entraram em contato através da plataforma, o que não é muito interessante, tem algo que possamos fazer?

Olá @Robson_dos_Santos_He como vai?

Envie um comando .sendCommand() para o seguinte endpoint para visualizar todos os seus Message Templates:

{  
  "id": someGuidString,
  "to": "postmaster@wa.gw.msging.net",
  "method": "get",
  "uri": "/message-templates"
}

Você está enviando as notificações para usuários após passar pela etapa de verificação do número e utilizando a alternative account? (Etapa 2)

eu faço a verificação do número e pego o alternativeaccount e coloco no to conforme abaixo

{
    "id": "{{$guid}}",
    "to": "5551xxxxxxxx@wa.gw.msging.net",
    "type": "application/json",
    "content": {
        "type": "hsm",
        "hsm": {
            "namespace": "",
            "element_name": "",
            "language": {
                "policy": "deterministic",
                "code": "pt_BR"
            },
            "localizable_params": [
                {
                    "default": "Robson Heinke"
                }
            ]
        }
    }
}
1 Curtida

Tente trackear as mensagens e suas notificações e veja se encontra alguma mensagem de erro:

https://docs.blip.ai/#get-logged-messages

https://docs.blip.ai/#get-logged-notifications

como relatei ainda estou realizando testes via postman, não cheguei a implementar a funcionalidade, no caso terei que implementar e ver através do log o erro que está dando?

As requisições que você está fazendo já são feitas em nome da aplicação BLiP, então elas geram essas mensagens (e notificações) de log.

Date: 2020-05-08 10:39:18

Id: f58bff28-7a7a-4cd8-bf44-3b65c32411f8

From: testeinb@msging.net/!az-iris3-dorb3pc3

To: 5551xxxxxxxxx@wa.gw.msging.net

Type: application/json

Content:

{
  "type": "hsm",
  "hsm": {
    "namespace": "48c9f8a6_79ce_4e65_b730_xxxxxxxxxxxx",
    "element_name": "precisamos_conversar",
    "language": {
      "policy": "deterministic",
      "code": "pt_BR"
    },
    "localizable_params": [
      {
        "default": "Robson Heinke"
      }
    ]
  }
}

Metadata:

{
  "#messageKind": "Active",
  "uber-trace-id": "5082a93b6aa074ec%3A5082a93b6aa074ec%3A0%3A1"
}

me retornou esse log, mas não recebi a mensagem.Texto pré-formatado

Utilize este endpoint:

https://docs.blip.ai/#get-notifications-of-a-message

E passe o ID dessa mensagem que você acabou de mandar aqui e veja o que te retorna.

não sei se entendi certo, usei esse comando

{
    "id": "{{$guid}}",
    "method": "get",
    "uri": "/threads/f58bff28-7a7a-4cd8-bf44-3b65c32411f8"
}

e obtive o seguinte resultado

{
    "type": "application/vnd.lime.collection+json",
    "resource": {
        "itemType": "application/vnd.iris.thread-message+json",
        "items": []
    },
    "method": "get",
    "status": "success",
    "id": "877d9cc8-ee71-46d6-beda-a596e653c148",
    "from": "postmaster@msging.net/#az-iris1",
    "to": "testeinb@msging.net/!az-iris1-dorb3pc3",
    "metadata": {
        "#command.uri": "lime://testeinb@msging.net/threads/f58bff28-7a7a-4cd8-bf44-3b65c32411f8",
        "uber-trace-id": "a50611ff8bf8959e%3A3f5995eaa351eaa9%3Aa50611ff8bf8959e%3A1"
    }
}

Você usou a uri de Threads. Use a de notifications, conforme no link que te mandei:

{
  "id": "{guid}",
  "to": "postmaster@msging.net",
  "method": "get",
  "uri": "/notifications?id={messageId}"
}

desculpa, mas acho q abriu na parte errada do manual, com esse comando retornou isso,

{
    "type": "application/vnd.lime.collection+json",
    "resource": {
        "total": 2,
        "itemType": "application/vnd.lime.notification+json",
        "items": [
            {
                "event": "failed",
                "reason": {
                    "code": 110,
                    "description": "Insufficient balance to perform the transaction"
                },
                "id": "f58bff28-7a7a-4cd8-bf44-3b65c32411f8",
                "from": "postmaster@msging.net/#az-iris3",
                "to": "testeinb@msging.net/!az-iris3-dorb3pc3",
                "metadata": {
                    "#envelope.timestamp": "1588945158991",
                    "#message.to": "5551xxxxxxxx@wa.gw.msging.net",
                    "#envelope.storageDate": "2020-05-08T13:39:18Z"
                }
            },
            {
                "event": "accepted",
                "id": "f58bff28-7a7a-4cd8-bf44-3b65c32411f8",
                "from": "postmaster@msging.net/#az-iris3",
                "to": "testeinb@msging.net/!az-iris3-dorb3pc3",
                "metadata": {
                    "#envelope.timestamp": "1588945158898",
                    "#message.to": "5551xxxxxxxx@wa.gw.msging.net",
                    "#envelope.storageDate": "2020-05-08T13:39:18Z"
                }
            }
        ]
    },
    "method": "get",
    "status": "success",
    "id": "{guid}",
    "from": "postmaster@msging.net/#az-iris1",
    "to": "testeinb@msging.net/!az-iris1-dorb3pc3",
    "metadata": {
        "#command.uri": "lime://testeinb@msging.net/notifications?id=f58bff28-7a7a-4cd8-bf44-3b65c32411f8",
        "uber-trace-id": "710ce7f1e2d5cf72%3Aeff26cc5e8c3ec48%3A710ce7f1e2d5cf72%3A1"
    }
}

Pelo erro, vocês não tem saldo de notificação.

tem diferença de tipo entre as notificações enviadas a clientes que nunca contataram pelo Blip e os que já contataram?

boa tarde @Bruno, utilizando esse codigo

{  
  "id": someGuidString,
  "to": "postmaster@wa.gw.msging.net",
  "method": "get",
  "uri": "/message-templates"
}

ele não me retorna o namespace, como eu posso buscar essa informação?

Essa informação é única para sua conta do WhatsApp (todos os Message Template usarão o mesmo). Você pode consultar ela no portal, na área de criação de Message Templates ou solicitar ao seu suporte.

Entendo, estamos desenvolvendo uma plataforma para que o atendente envie uma notificação ao cliente, por isso dentro dessa aplicação gostaria de puxar os dados necessários para o envio da mesma, dessa forma quando for atribuir uma nova notificação teremos que cadastrar em dois lugares, não tem como automatizar o processo salvando apenas onde realmente é necessário, que é no portal?

Desculpe, Robson, não consegui entender muito bem o seu problema.

Os dados necessários para o envio de uma notificação você consegue receber via o endpoint que te passei. A única informação extra que você irá precisar é um valor que não muda e é único para todas as mensagens, que é o Namespace. Você já pode deixar ele salvo em sua própria plataforma, que forma que os usuários nem irão precisar informá-lo.

Essa parte que não entendi muito bem.

para enviar a notificação par ao cliente eu preciso:
-numero do cliente como esta cadastrado na plataforma do whatsapp;
-namespace;
-element_name;
-params
destes eu ainda não consegui recuperar o valor do namespace, teria alguma url que retorne esse valor?

Então, não temos uma URL que retorne isso, até por questão de segurança. Mas como eu disse, ele é um valor constante e que nunca irá mudar e talvez faça sentido você já o deixar definido em sua aplicação.

entendi, e referente ao saldo para envio de notificação, temos que ver com qual setor?