Respondido

Envio de notificação whatsapp


Bom dia, estou com uma duvida e um problema ao enviar notificações whatsapp.


#DUVIDA

Eu consigo visualizar a mensagem do template no SDK JAVASCRIPT (NODE), se sim, qual o comando?


#PROBLEMA

Através de testes realizados pelo POSTMAN, constatamos que só estamos conseguindo enviar notificações para os clientes que já entraram em contato através da plataforma, o que não é muito interessante, tem algo que possamos fazer?

icon

Melhor resposta por Bruno 8 May 2020, 17:10

Veja o original

21 comentários

Reputação 7

Olá @Robson_dos_Santos_He como vai?



Envie um comando .sendCommand() para o seguinte endpoint para visualizar todos os seus Message Templates:


{  
"id": someGuidString,
"to": "[email protected]",
"method": "get",
"uri": "/message-templates"
}


Você está enviando as notificações para usuários após passar pela etapa de verificação do número e utilizando a alternative account? (Etapa 2)

eu faço a verificação do número e pego o alternativeaccount e coloco no to conforme abaixo


{
"id": "{{$guid}}",
"to": "[email protected]",
"type": "application/json",
"content": {
"type": "hsm",
"hsm": {
"namespace": "",
"element_name": "",
"language": {
"policy": "deterministic",
"code": "pt_BR"
},
"localizable_params": [
{
"default": "Robson Heinke"
}
]
}
}
}
Reputação 7

Tente trackear as mensagens e suas notificações e veja se encontra alguma mensagem de erro:


https://docs.blip.ai/#get-logged-messages


https://docs.blip.ai/#get-logged-notifications

como relatei ainda estou realizando testes via postman, não cheguei a implementar a funcionalidade, no caso terei que implementar e ver através do log o erro que está dando?

Reputação 7

As requisições que você está fazendo já são feitas em nome da aplicação BLiP, então elas geram essas mensagens (e notificações) de log.

Date: 2020-05-08 10:39:18

Id: f58bff28-7a7a-4cd8-bf44-3b65c32411f8

From: [email protected]/!az-iris3-dorb3pc3

To: [email protected]

Type: application/json

Content:

{
"type": "hsm",
"hsm": {
"namespace": "48c9f8a6_79ce_4e65_b730_xxxxxxxxxxxx",
"element_name": "precisamos_conversar",
"language": {
"policy": "deterministic",
"code": "pt_BR"
},
"localizable_params": [
{
"default": "Robson Heinke"
}
]
}
}

Metadata:

{
"#messageKind": "Active",
"uber-trace-id": "5082a93b6aa074ec%3A5082a93b6aa074ec%3A0%3A1"
}

me retornou esse log, mas não recebi a mensagem.Texto pré-formatado

Reputação 7

Utilize este endpoint:


https://docs.blip.ai/#get-notifications-of-a-message


E passe o ID dessa mensagem que você acabou de mandar aqui e veja o que te retorna.

não sei se entendi certo, usei esse comando


{
"id": "{{$guid}}",
"method": "get",
"uri": "/threads/f58bff28-7a7a-4cd8-bf44-3b65c32411f8"
}

e obtive o seguinte resultado


{
"type": "application/vnd.lime.collection+json",
"resource": {
"itemType": "application/vnd.iris.thread-message+json",
"items": []
},
"method": "get",
"status": "success",
"id": "877d9cc8-ee71-46d6-beda-a596e653c148",
"from": "[email protected]/#az-iris1",
"to": "[email protected]/!az-iris1-dorb3pc3",
"metadata": {
"#command.uri": "lime://[email protected]/threads/f58bff28-7a7a-4cd8-bf44-3b65c32411f8",
"uber-trace-id": "a50611ff8bf8959e%3A3f5995eaa351eaa9%3Aa50611ff8bf8959e%3A1"
}
}
Reputação 7

Você usou a uri de Threads. Use a de notifications, conforme no link que te mandei:


{
"id": "{guid}",
"to": "[email protected]",
"method": "get",
"uri": "/notifications?id={messageId}"
}

desculpa, mas acho q abriu na parte errada do manual, com esse comando retornou isso,


{
"type": "application/vnd.lime.collection+json",
"resource": {
"total": 2,
"itemType": "application/vnd.lime.notification+json",
"items": [
{
"event": "failed",
"reason": {
"code": 110,
"description": "Insufficient balance to perform the transaction"
},
"id": "f58bff28-7a7a-4cd8-bf44-3b65c32411f8",
"from": "[email protected]/#az-iris3",
"to": "[email protected]/!az-iris3-dorb3pc3",
"metadata": {
"#envelope.timestamp": "1588945158991",
"#message.to": "[email protected]",
"#envelope.storageDate": "2020-05-08T13:39:18Z"
}
},
{
"event": "accepted",
"id": "f58bff28-7a7a-4cd8-bf44-3b65c32411f8",
"from": "[email protected]/#az-iris3",
"to": "[email protected]/!az-iris3-dorb3pc3",
"metadata": {
"#envelope.timestamp": "1588945158898",
"#message.to": "[email protected]",
"#envelope.storageDate": "2020-05-08T13:39:18Z"
}
}
]
},
"method": "get",
"status": "success",
"id": "{guid}",
"from": "[email protected]/#az-iris1",
"to": "[email protected]/!az-iris1-dorb3pc3",
"metadata": {
"#command.uri": "lime://[email protected]/notifications?id=f58bff28-7a7a-4cd8-bf44-3b65c32411f8",
"uber-trace-id": "710ce7f1e2d5cf72%3Aeff26cc5e8c3ec48%3A710ce7f1e2d5cf72%3A1"
}
}
Reputação 7

Pelo erro, vocês não tem saldo de notificação.

tem diferença de tipo entre as notificações enviadas a clientes que nunca contataram pelo Blip e os que já contataram?

boa tarde @BrunoC, utilizando esse codigo


{  
"id": someGuidString,
"to": "[email protected]",
"method": "get",
"uri": "/message-templates"
}

ele não me retorna o namespace, como eu posso buscar essa informação?
Reputação 7

Essa informação é única para sua conta do WhatsApp (todos os Message Template usarão o mesmo). Você pode consultar ela no portal, na área de criação de Message Templates ou solicitar ao seu suporte.

Entendo, estamos desenvolvendo uma plataforma para que o atendente envie uma notificação ao cliente, por isso dentro dessa aplicação gostaria de puxar os dados necessários para o envio da mesma, dessa forma quando for atribuir uma nova notificação teremos que cadastrar em dois lugares, não tem como automatizar o processo salvando apenas onde realmente é necessário, que é no portal?

Reputação 7

Desculpe, Robson, não consegui entender muito bem o seu problema.


Os dados necessários para o envio de uma notificação você consegue receber via o endpoint que te passei. A única informação extra que você irá precisar é um valor que não muda e é único para todas as mensagens, que é o Namespace. Você já pode deixar ele salvo em sua própria plataforma, que forma que os usuários nem irão precisar informá-lo.



Essa parte que não entendi muito bem.

para enviar a notificação par ao cliente eu preciso:

-numero do cliente como esta cadastrado na plataforma do whatsapp;

-namespace;

-element_name;

-params

destes eu ainda não consegui recuperar o valor do namespace, teria alguma url que retorne esse valor?

Reputação 7

Então, não temos uma URL que retorne isso, até por questão de segurança. Mas como eu disse, ele é um valor constante e que nunca irá mudar e talvez faça sentido você já o deixar definido em sua aplicação.

entendi, e referente ao saldo para envio de notificação, temos que ver com qual setor?

Reputação 7

Solicite informações com o suporte de vocês


http://support.blip.ai/

Obrigado, irei realizar o procedimento!

Comente