Envio de mensagens WhatsApp via API NÃO FUNCIONA!


Boa tarde pessoal.


Estou tentando enviar mensagens WhatsApp via a API e a mesma me retorna status 202. Alguém sabe me dizer como solucionar isto ou se minha configuração está errônea?


Estou enviando um POST para o seguinte endpoint: https://http.msging.net/messages

No cabeçalho da requisão envio Content-Type application/json e minha chave de Authorization para acessar a API da Blip. Esta mesma recolhi nas informações de conexão do meu Router já que toda a regra do WhatsApp esta configurada no roteador dos meus chats.


A questão de verificar o número funciona perfeitamente. O problema acontece apenas no ato de enviar a mensagem. A princípio estou fazendo teste com um template simples.


Segue abaixo o corpo de minha requisição;

{

“id”: “a456-42665544000-0123e4567-e89b-b2b2”,

“to”: “nú[email protected]”,

“type”: “application/json”,

“content”: {

“type”: “template”,

“template”: {

“namespace”: “”,

“name”: “”,

“language”: {

“code”: “pt_BR”,

“policy”: “deterministic”

},

“components”: [

{

“type”: “body”,

“parameters”: [


            ]
}
]
}
}

}


Alguém poderia me ajudar por gentileza.

Desde já agradecido.


19 comentários

Boa tarde Erik, estava com o mesmo problema. Você tem saldo para realizar essa operação?

para verificar, você pode enviar a seguinte requisição:


POST: https://http.msging.net/commands

{

“id”: “nú[email protected]”,

“to”: “[email protected]”,

“method”: “get”,

“uri”: “/notifications”

}


No retorno, você poderá identificar a falta do saldo pela mensagem: “Insufficient balance to perform the transaction”.


Espero ter ajudado.

Reputação 7
Crachá +1

Dicas para este caso (testei recentemente):

1- Se o contato falar com seu BOT e estiver dentro da janela de 24h, não precisa de saldo para fazer esse disparo de mensagem. (Então se é só um teste, é só você abrir uma janela mandando uma msg qualquer pro seu BOT)

2- O meu número de telefone tem o nono dígito, eu estava passando meu telefone completo pela API (com o nono dígito) e me retornava sem Saldo (igual o Luis citou acima). Resolvi isso após tirar o nono dígito, hehe…


Agora, se você está tentando o template, não esquece de que o template tem que estar aprovado!!


A minha requisição que testei com sucesso foi assim o corpo:

Obrigado pelas dicas, vou verificar pois dei um tempo nas implemetanções para esfriar um pouco a cabeça! hehehehe…


Muito obrigado pelas dicas!

Obrigado pela dica! Vou verificar esta questão para saber se de fato o problema é a falta de saldo!


Muito obrigado pela dica! =D

Reputação 7

Oi @Erik_Urbanski! Que ótimo que o @GabrielPetrone e o @Luis_Henrique_Jurass conseguiram te ajudar! 🎉


A gente aqui na Take Blip quer fazer desse Fórum um lugarzinho de muita troca de conhecimento entre nossos Blippers! 😍

Fiz esta chamada e os valores foram retornados normalmente. Então a questão não é de saldo.

Vou continuar verificando para tentar saber qual o motivo do problema.


Desde já agradecido pela ajuda e tempo prestados!

Não deu certo, fiz o que me disseram e nada.


Como disse no começo utilizo um router. Para o envio destas mensagens, eu devo utilizar o a chave de API do router ou do chatbot em questão?


Pois eu tenho o router configurado com o canal do WhatsApp e adicionei o chatbot (NotificaSessões) como um serviço do mesmo, sendo que este não é o chatbot principal. Vide imagem:


image


Alguém me ajude, já estou na peleja a mais de uma semana e nada.

Pois é, tenho que contar com os Blipers mesmo.

Ainda bem que existe eles pois o suporte de vocês é muito fraco para não dizer lastimável.

Nem e-mail vocês respondem.

Enfim, já vi que não posso contar com ajuda técnica da Take e Blip.

A cobrança no inicio do mês sempre chega em dia, legal demais.

Erik, no meu caso:

O template está no router, ele possui o canal de whatsapp.

Então eu uso a key dele e o namespace do template.

O seu router está publicado?

Reputação 7
Crachá +1

Chave API do seu Router, pois é ele que está ativado o seu canal do WhatsApp… igual o @Luis_Henrique_Jurass disse aí em cima.


Mas você poderia explicar melhor o seu fluxo e funcionamento? Pois o envio de notificação pode ser feito pelo módulo Scheduler ao invés de usar através de um subbot. Fiquei um pouco confuso sobre seu modelo.


Entendo pouco sobre o Scheduler e Notificação (não é algo que uso, mas já mexi um pouco), quem sabe podemos te ajudar por aqui.


Sobre o suporte da Take, já tive algumas dificuldades também, mas já me ajudaram demais também! Não tenho o que reclamar, sempre sou bem atendido mas as vezes temos que buscar alternativas em outros locais mesmo… para expandir a busca por uma solução e por conhecimentos… Eu sempre abro um ticket e abro um post aqui no fórum, haha… é padrão.


Abraços, vamos nos falando!

Bom dia Luis Henrique.

Primeiramente obrigado em disponibilizar um pouco do seu tempo para me ajudar.


Sim, o template esta configurado no router e já foi aprovado.

Sim, meu router esta publicado pois já tenho outro chatbot utilizando ele como serviço principal.

Recolho o name e o namespace do mesmo para enviar junto a requisição.



"template" : {
"name" : "nps_alessandro",
"namespace" : "20146c57......",
"language" : {
"code" : "pt_BR",
"policy" : "deterministic"
}

}



Estou investigando aqui e o Gabriel Petrone disse algo a respeito a janela de 24h.

Talvez pode ser isso.

Reputação 7
Crachá +1

Faça igual te falei lá em cima, chama teu bot pelo seu número, pra abrir um janela de conversa. Daí você não precisa se preocupar com o seu saldo. E outra, comece testando através do Postman, por exemplo.

Bom dia @GabrielPetrone.


Meu fluxo é bastante simples, trabalho numa startup na área da saúde e existe um cenário no qual notificamos os pacientes de nossos clientes. Esta notificação simplesmente avisa ao paciente que ele tem uma consulta com um determinado profisisonal, ou seja, verificamos em nossa base várias informações (horário, dia, profissional, paciente, etc.) para disparar estas notificações. Basicamente este disparo é feito de hora em hora por um serviço chamado CRON JOB (agendador de tarefas) que acessa o endpoint de nossa API que contém toda a regra de negócio para efetuar esse disparo em massa.


Este endpoint da nossa API conterá a requisição HTTP para a Blip. Por isso não podemos utilizar o Scheduler pois o nosso cenário nos leva apenas a solução do router com subbot. Pelo menos eu acho isso… hehehehehehe…


Espero que tenha esclarecido, qualquer dúvida basta perguntar.

E com relação ao suporte da Blip a minha experiência não vem sendo muito satisfatória.

Senão fosse a galera do fórum eu estava perdido até hoje.


Obrigado desde já!

Reputação 7
Crachá +1

Hmmm, ué, então se você faz toda a chamada pelo seu server, através do cronjob, nem do fluxo no router e subbot você precisa 🤔 … bom, não pra enviar a notificação no WhatsApp do seu cliente. Você precisaria só da KEY do seu Router mesmo…


Você fez o teste como te disse, via Postman ?

Sim sim, eu testo aqui pelo Insomnia. Ele é parecido com o Postman.


Eu fiz isso aqui e funcionou, mas toda vez que eu mandar a mensagem o destinatário terá que responder para não cair nesta tal janela de 24 horas?


A mensagem chegou. Utilizei a key de autorização do router para acessar a API e consequentemnete enviar a mensagem.


Também tive que adicionar o nono digito no número de telefone.

Muito obrigado a todos que me ajudaram.

@GabrielPetrone toda vez que eu mandar a mensagem o destinatário terá que responder para não cair nesta tal janela de 24 horas?

Então, acho que é isso mesmo.

Nem preciso de outro chatbot então.


Muito obrigado @GabrielPetrone. =D

Você é fera nessa parada.

Reputação 7
Crachá +1

A janela de 24h é uma regra da WhatsApp que, se o cliente não te responder em um prazo de até 24h, você precisa enviar uma mensagem ativa (pré-paga e aprovada) para conseguir acioná-lo.

Caso ele esteja dentro da janela, você pode mandar qualquer coisa via API… nem precisaria de um template aprovado.


Mas agora estou em dúvidas de qual é o seu problema, se deu certo notificar pelo Insomnia.

Reputação 7
Crachá +1

Top! Você precisaria do fluxo apenas se o seu cliente responder a sua notificação, hehe… o que inclusive, eu recomendo que faça, por que não, né? Sabemos como são os usuários! hahaha



Vixe! Obrigado… espero estar ajudando e aprendendo junto contigo! #tmj 🚀

Comente