Envio de mensagens ativas no canal do WhatsApp


Reputação 7
Crachá +2

Bom dia, boa tarde, boa noite! Sejam todos bem-vindos ao post sobre o Broadcast, o plugin de mensagens ativas do Blip. Aqui vou explicar como funciona e como você pode usar essa belezura!


Então pega uma pipoca, uma bebidinha gelada e se prepara, porque esse post vai ser longo.


1- Como ativar e como funciona?


Aqui eu explico com funciona e como ativar as mensagens ativas na plataforma do Blip,


Antes de sair usando, você tem que entender que para o Facebook (dono do Whatsapp), é muito importante que o canal não vire uma ferramenta de Spam, então limitaram algumas questões no uso de ativos na plataforma, como o uso de mensagens pré-aprovadas, que chamamos de Message Templates. Mas calma… e antes de desistir, lê tudo que não é o fim do mundo e dá para fazer as coisas acontecerem, ok? É só seguir essas dicas que valem mais que ouro.


Para poder usar o WhatsApp Business, você precisa seguir alguns passos antes. Nessa primeira parte vou te ajudar a deixar tudo pronto para começar a usar o WhatsApp e as notificações ativas.


Para começar, você deve contratar um plano do Blip junto à Take Blip, provedora oficial do WAB (WhatsApp Business). Depois, é necessário contratar um pacote de mensagens ativas, instalar o plugin do Broadcast, e então aprovar os seus Templates.


Mas PEDRO como eu faço isso tudo??? VAMOS LÁ que eu ajudo:


1.1 Contratação Plano


Se você não tem um plano, é bem simples! Caso não esteja em contato com nenhum vendedor é só acessar https://www.take.net/contato. Lá vão te explicar todas as vantagens dos planos Blip, que não fica só no WhatsApp. Maaas, nesse momento, a gente quer e deve ter um número na ferramenta mais usada no Brasil hoje.


1.2 Contratação de Mensagens Ativas


É necessário comprar uma quantidade de mensagens (sim são cobradas a parte pelo WAB). para isso é só entrar em contato com o seu responsável comercial na Take, que é o seu gerente de conta. Se não souber quem é, e só falar com o vendedor que te vendeu o plano que ele te informa qual é. ocê também pode abrir um ticket com o comercial no http://support.blip.ai/ (se seu gerente for o Guilherme manda um abraço pra ele).


1.3 Instalação Do Plugin


FINALMENTE PARAMOS DE GASTAR, agora está mais fácil. Só ir no seu painel de suporte e abrir um ticket falando que quer ativar o plugin no seu bot ou router, lembrando que o ideal é instalar o WhatsApp em um router que facilitara sua vida, mas isso o pessoal do Onboarding te auxilia, então já ira aparecer o painel para você. Link do Suporte: https://support.blip.ai/hc/pt-br/requests


1.4 Criação de Templates


Agora antes de colocarmos a mão na massa, vamos ir lá em conteúdo no bot ou router em que o WhatsApp foi ativado, e aprovar o template que deseja lembrando que o WhatsApp é bem exigente com o conteúdo das mensagens, mas assim que tiver aprovado podemos começar a colocar a mão na massa. Lembrando que existem algumas regras que nos ajudam a aprovar esses templates, olha algumas aqui:

https://help.blip.ai/hc/pt-br/articles/1500000238841-Política-de-violação-de-mensagens-ativas-do-Blip


Gostaria de deixar aqui publicado essa doc, e saber quais são as dúvidas de você sobre Broadcast e mensagem ativa. Estou montando a sequência dessa doc, então espero que interajam, se não eu apago e finjo que nunca existiu hahaha.


51 comentários

Reputação 7
Crachá +1

#DocFeitaÉMelhorQueDocPerfeita


Parabéns, um dia eu leio. :brunocamarda:

@Pedro_Lucas como faço para abrir um ticket no painel do suporte rs? Não encontrei a opção lá.

Reputação 7
Crachá +2


da uma olhada aqui

Reputação 7

@Reginaldo espero que te ajude! :winkblip:


Como a @CommunityTeam falou, vamos pensar em um AMA focado em mensagens ativas 🧐

O broadcast só é ativado depois da compra do pacote de mensagens?

Reputação 7
Crachá +2

não, tanto, que se você quiser, você mesmo pode ativar, mas recomendo que peça para o suporte, mas ele só vai funcionar se você tiver saldo

@Pedro_Lucas ao ativar a Onboarding o envio de mensagens estará disponível para todos os bot´s ou devo especificar um bot específico? Minha outra pergunta é ao ativar a onboarding e contratar o pacote de mensagens eu poderei enviar mensagens para meus clientes mesmo que estes não tenham entrado em contato.

Reputação 7
Crachá +2

O Broadcast tem que ser ativado no seu Router onde esteja vinculado seu número de whtsapp, e sim consegue, as notificações podem ser enviado para qualquer usuário que tenha whatsapp

@Pedro_Lucas foi ativado o meu Broadcast no Roteador, só que, não pretendo deixar o bot Roteador disponível para o usuário, por medida de segurança. Seria possível ativar o Broadcast em outro bot, assim como ativar o Whatsapp.

Reputação 7
Crachá +2

na realidade não sei como funciona isso, agora tu me pegou, vou marcar a @Bia e @BrunoC pra me ajudar a ir atras pra você jaja volto coma resposta

Farei a ativação do meu bot no whats na segunda e ainda estou bom muitas dúvidas quanto ao funcionamento das mensagens ativas, Realmente merecemos um AMA na quinta para falar dele.


Pelo que entendi, não posso enviar uma mensagem aprovada para meu cliente e sair conversando com ele, tenho que aguardar uma resposta seria isso?


Nosso televendas envia os boletos para os clientes via whatsapp, nesse caso teria que enviar a mensagem aprovada, aguardar a resposta do cliente para então poder enviar o boleto?

Reputação 7
Crachá +2

@Pedro_Loterio na verdade não, dá pra enviar o pdf se ele tiver em um link direto, mas cobra a @Bia de um AMA sobre ativos, e fala pra ela me chamar, por que se uma coisa que eu domino e os ativos (por mais que eu não seja um take.ser) se eles pedirem com jeitinho a gente responde todas as dúvidas de vocês.


Isso que você quer tem um jeito bem especifico de fazer, tem que enviar por planilha, e o arquivo tem que estar em um servidor que você consiga gerar o link direto dele, assim você vincula esse pdf na planilha e envia

Ja me deu uma luz! Vou quebrar a cabeça aqui e qualquer coisa eu volto.


Obrigado pela atenção e vou cobrar esse AMA com certeza! 👊

Reputação 7
Crachá +2

Se tu quiser eu faço um tutorial de como fazer hahaha

Opa, se tiver essa possibilidade seria top! Acho que ia ajudar mta gente (eu principalmente)!

Reputação 7

@Pedro_Loterio @Pedro_Lucas mês que vem nosso AMA será sobre Mensagens Ativas. Estejam avisados desse SPOILER 👀


Em breve trago mais infos!

Reputação 7
Crachá +2

Já posso me preparar pra mandar várias perguntas?

Boaaa!!! Aguardo ansioso!!!

Ja tenho um bloco de notas cheio delas!

Reputação 7
Crachá +2

eae se viu o post sobre o AMA sobre? Toda quinta tem AMA! 😍 acebei de lembrar que aqui tem algumas respostas vou te marcar no post do AMA DE ATIVOS

Estou enviando as mensagens ativas mas mesmo direcionando a resposta do cliente para o status ID de um atendente especifico, a resposta foi direcionada para outro atendente. Também aconteceu da resposta não ser encaminhada para nenhum atendente, ficando “solta” no router.

Sabem o que pode ter acontecido?

Reputação 7
Crachá +2

Oi Jair, tudo bem? configurou as regras de atendimento? na verdade eu sempre salvo o nome do atendente no extra contato e leio nas regras de atendimento para encaminhar

Reputação 7
Crachá +2

e desculpa a demora, tava meio longe esses dias

Sim, configurei. Mesmo copiando para o State ID a ID do bloco que tem como regra de entrada o salvamento do nome do atendente nos extras de contato, o bot está encaminhando para outro atendente … acredito que esse outro atendente tenha relação/atendimento relacionado ao primeiro contato com o bot. Tem como essa nova equipe do State ID sobrepor a equipe anterior?

Reputação 7
Crachá +2

tem sim, deixa eu ver se adivinho, você usa o router né?

Comente