Como enviar o histórico de atendimento do Blip Desk para e-mail do agente


Reputação 7

Se você quer que cada atendente receba o Histórico do seu atendimento, acesse:

Envio de histórico Desk para e-mail do Agente


API de envio de e-mail para o Agente_Desk:


1º Selecione em seu Bot de atendimento o Bloco posterior ao de “Atendimento Humano”


Nele serão criados: 1 “Definir variável”, 2 “Executar script”, 3 “Requisição HTTP” e 4 “Requisição HTTP”. Exatamente nesta ordem.


2º Escolha um nome para sua variável, ex: agentIdentity e insira no valor a variável: {{input.content@agentIdentity}}



3º No 2 “Executar script”, insira o nome da variável que você definiu anteriormente:



E dentro de “SALVAR RETORNO” > Variável para o valor de retorno escolha um nome para salvar o retorno, ex: agent



Clique em Script e insira no corpo a função:


function run(email) {


return email.replace(“@blip.ai,"@mailgun.gw.msging.net");


}


Na imagem abaixo é possível visualizar onde você deverá colar a função disponibilizada acima (Não se esqueça de copiar as chaves {})



4º No 3 “Requisição HTTP” Configure o Método, URL, Key, Value e Key conforme a imagem abaixo, apenas o Value marcado com o cículo vermelho deve possuir a Key do seu bot de atendimento. (Como encontrar a Key!? https://help.blip.ai/hc/pt-br/articles/360058712774-Como-encontrar-a-API-KEY-do-meu-bot-)



Salve a resposta, da mesma forma, definindo as variáveis (eu defini status e historyTicket):



Utilize a estrutura abaixo no corpo:


{


“id”: “{{random.guid}}”,


“to”: “[email protected]”,


“method”: “GET”,


“uri”: “/ticket/{{input.content@id}}/history-file”


}



5º No 4 realize as mesmas configurações modificando apenas a URL:



Este deverá ser o corpo:


{


“id”: “{{random.guid}}”,


“to”: “{{agent}}”,


“type”: “text/plain”,


“content”:“{{historyTicket@resource}}”


}


Se você utilizou os mesmos nomes de variáveis que eu basta copiar e colar, se não você deverá alterar os campos de acordo com o que você criou. Isto para “to”: “{{agent}}”, e “content”:“{{historyTicket@resource}}”. Onde historyTicket é a variável criada anteriormente.


Salve as variáveis:



Com isso o agente receberá o e-mail de acordo com os atendimentos que realizar:



Copie todos os caracteres, não só o que encontra-se marcado em azul: https://blipmediastore.blob.core.windows.net/secure-medias/TicketConversationExport/ConversationHistory_testeatendimento71_3_25-01-2021%2017-36-20.pdf?sv=2019-07-07&st=2021-01-25T20%3A21%3A20Z&se=2021-01-26T20%3A36%3A20Z&sr=b&sp=r&sig=b6%2FMyWBjf2DW7RWTDwJQNRyZ40M6FgMlvLNii6mL5VQ%3D&secure=true


Cole na URL, Barra de endereço do navegador:



Em anexo o fluxo (apiagent.JSON) do Bot.



Importando o fluxo



  1. Crie um bot e acesse o módulo Builder.

  2. Clique no botão Configurações no menu lateral esquerdo e depois escolha a aba Versões no menu contextual a direita.

  3. Clique no botão Importar fluxo e envie o arquivo JSON exportado no passo anterior.

  4. Após finalizar o processo de importação clique em Publicar fluxo para testar seu novo bot.apiagent.json (23,1,KB)


o envio de e-mail automático para os agentes é contabilizado como mensagem ativa no monitoramento, mas estas não são cobradas (não é necessário possuir saldo).


Ou seja, é esperado a contabilização pois todo e qualquer tipo de mensagem trocada sem ter havido uma troca anterior, ou fora das 24 hrs é considerada mensagem ativa. Mas a cobrança, ou a necessidade de saldo por parte do cliente só deve existir nos casos que já conhecemos: Clique aqui para saber mais


🎯


28 comentários

Reputação 2

Olá @CommunityTeam, muito bom o seu tutorial!


No entanto, sabemos que esse link do blip expira após algumas horas… e se o agente for consultar o e-mail só no outro dia, não vai conseguir ver o arquivo.


Tem alguma forma de resolver isso?


Obrigado!

Reputação 7

Muito bem pensado! Talvez seja o caso de dar uma sugestão de fazer isso automático lá no Blip Ideas, que tal?


Até o momento, o úncio jeito é fazer de forma manual através da API (Blip Docs | API Reference)

Reputação 7
Crachá +1

Muito bom isso!

Melhor ainda se ao invés de em formato de PDF o histórico fosse adicionado em TXT/HTML no corpo do Email.


Não é possível fazer dessa forma?

Parabéns pelo tutorial.


Mas tenho uma dúvida, esta implementação funciona se o e-mail em questão for o do usuário que solicitou a abertura do chat? No caso eu tenho o e-mail do mesmo na váriavel global de contatos, basta substituir a variável na qual você armazenou o e-mail do agente por esta do meu contato?


Valeu e espero pela ajuda.

Funciona sim galera, acabei de testar e já coloquei em produção.

Tem que fazer algumas modificações.


No passo 2) “Executar script”, insira o nome da variável que você definiu anteriormente:

Basta passar a variável na qual você armazena o email do contato. No meu cenário peço esta informação no momento em que meu chat é iniciado mas em outros casos você pode recolher o {{contact.email}} caso já tenha o contato pré estabelecido.



Repare que dentro de SALVAR RETORNO eu alterei o nome da variável para contactEmail.


O SCRIPT também deve ser alterado para:



function run(email) {
return email.replace("@", "%40");
}


No passo 4) O corpo da requisição deve ser o seguinte:

{



 "id": "{{random.guid}}",
"to": "{{contactEmail}}@mailgun.gw.msging.net",
"type": "text/plain",
"content": "{{historyTicket@resource}}"


}


Atentar-se pois o valor do atributo to foi alterado.

Esta alteração serve para enviar o histórico para o contato que solicitou o chat.


A blip podia melhorar essa questão do arquivo pois é muito estranho receber um e-mail com esse link estranho e gigantesco mas por enquanto é melhor do que nada.

Reputação 7

Obrigado! 😃

Sim Erik é possível utilizar qualquer outro e-mail que você tenha armazenado durante o seu fluxo.

Reputação 5
Crachá +1

Hey Bruno, salvei essa sua resposta a um tempo pois imaginei que um dia iria precisar, o dia chegou 😂, esse refresh de links expirados funciona para links que tenham ultrapassado os 90 dias que os registros são mantidos ou ele só vale para links com até 90 dias?

Reputação 7

Corre aqui, @BrunoC!

Reputação 7
Crachá +2

sei que não deve precisar mais, mas dá pra enviar o pdf no corpo do email em anexo

Reputação 5
Crachá +1

Então, não lembro mais porque eu precisava 😂, masss fiquei curioso, o PDF do transcript do ticket mesmo? ME ENSINE MESTRE :partyparrot:

Reputação 7
Crachá +2

sim man ahahahaah ensino padwan

Olá!


É como é feito o processo para envio do PDF no e-mail?

Reputação 7
Crachá +2

Eu juro que vou documentar, mas na base é trocar o type e anexar o link, se puder abre um ticket que dou um jeito de ajudar 🙂


@Pedro_Lucas preciso do tutorial!

Querem cortar meu pescoço aqui por que dizem que não adianta nada enviar com expiração.


Consegue fazer?


Só me dá o básico que acho que consigo fazer.

Reputação 7
Crachá +2

senhor amado kkkk

@Pedro_Lucas, O desesperoooooooooooo é enorme

Qual requisição tenho que fazer para conseguir o PDF em arquivo?

Que daí vou enviar pelo Sendgrid

Reputação 7
Crachá +2

eu ia falar só se a bia respondesse (ela ta de férias) mas achei maldade

kkkkkkk desculpa Pedro, vou excluir meu comentário


Resultado do envio do histórico @Pedro_Lucas

Reputação 7
Crachá +2

meu coração ficou até quentinho

Bruno, qual request você fez para retornar o pdf em arquivo? você lembra? to precisando disso para fazer uma integração

Reputação 3

@Pedro_Lucas  já tem mais de um ano e até hoje não explicou como colocar o pdf do historico anexado no e-mail, pode ajudar a gente nessa? 

Reputação 3

@Bruno_Gabriel pode me ajudar, qual o corpo da requisição para enviar o pdf em anexo, pode me ajudar? =)

@Bruno_Gabriel pode me ajudar, qual o corpo da requisição para enviar o pdf em anexo, pode me ajudar? =)

Boa tarde Gabriel, eu te ajudo.

Você vai precisar fazer o Seguinte.

Para conseguir o Link do PDF.

Você vai fazer a seguinte requisição: (Utilize a Key do Bot de Transbordo)
 

Requisição para extrair um PDF de historico

Com o LINK do PDF, você pode envia-lo em formato de anexo via e-mail da seguinte maneira:
 

Enviar um PDF através do e-mail do chatbot
​​​​

 

Comente